Estude sobre a população de pandas Fortaleza, Ceará

Número de pandas é maior que o estimado, diz estudo. Compreenda porque algumas pesquisas sugerem que os pandas não estão ameaçados de extinção. " O número de pandas soltos foi colocado em cerca de mil, mas o comportamento tímido e cauteloso dificultava a realização de um censo mais acurado", destaca o autor.

C. B. Consultoria Empresarial LTDA
(88) 3512-1521
Rua Delmiro Gouveia n° 36/B
Juazeiro do Norte, Ceará
 

Estude sobre a população de pandas

Editoria: Vininha F. Carvalho20/6/2006

Número de pandas é maior que o estimado, diz estudo

Uma pesquisa publicada na mais recente edição da revista científica Current Biology sugere que os temores de que o panda gigante estaria próximo da extinção podem ser infundados.

Cientistas acreditam que populações do animal foram subestimadas em análises passadas, e podem existir cerca de 3 mil pandas vivendo livres.

Os números de animais em reservas poderão ser restaurados se os esforços de conservação continuarem, segundo o artigo. Os pandas viviam em grande parte da China, mas atualmente apenas as áreas de montanha cobertas de florestas são habitadas pelos animais.

A sobrevivência dos pandas se transformou em uma famosa causa entre membros dos movimentos conservacionistas, atraindo atenção do mundo inteiro.

O panda gigante há tempos é alvo dos caçadores e madeireiras, e foi atingido pela falta de bambus, seu alimento, nos anos 80.

Censo - O número de pandas soltos foi colocado em cerca de mil, mas o comportamento tímido e cauteloso dificultava a realização de um censo mais acurado.

Pesquisas anteriores usaram técnicas convencionais, mas pesquisadores na China e na Grã-Bretanha tentaram um novo método, baseado em análises de DNA recuperado das fezes de pandas.

Os resultados sugerem que cerca de 66 pandas vivem na Reserva Natural de Wanglang, na província de Sichuan, mais de duas vezes a mais do que era estimado em uma pesquisa realizada em 1998.

O estudo também fornece provas de que os pandas, em seu mais importante hábitat, não sofreram danos genéticos neste período: não há prova de que a procriação ou baixa diversidade genética possam ameaçar a sobrevivência, a longo prazo, da espécie.

"Parece, então, que a população do panda gigante em Wanglang tem o potencial para ser restaurada se questões como a proteção do hábitat, medidas socioeconômicas e monitoramento da população forem resolvidas", afirmaram os pesquisadores no artigo da revista Current Biology.

Com base nas descobertas de Wanglang, os cientistas afirmam que podem existir entre 2,5 mil e 3 mil pandas gigantes soltos em toda a China.

A nova estimativa significa boas notícias para o futuro, segundo os cientistas, desde que o governo chinês mantenha a proibição da caça e da devastação das florestas em áreas onde vivem os pandas gigantes.

Fonte: BBC Brasil

Clique aqui para ler este artigo na Animalivre