Exame Oftalmológico Cariacica, Espírito Santo

Se você já sentiu problemas mesmo que leves de visão, provavelmente é uma boa idéia fazer um exame oftalmológico. Você pode não apenas descobrir que tem um problema de visão perfeitamente curável, como também um exame oftalmológico pode salvar sua vida. Há alguns problemas de saúde muito sérios que começam com visão embaçada ou comprometida que podem ser tratados – mas só se você descobrir o problema e diagnosticá-lo cedo. Eis o que você precisa saber sobre exames oftalmológicos tradicionais e o que pode descobrir assim que se submeter a eles.

M. S. S. Comercio e Produtos Oticos Ltda Me
(27) 3216-8775
av Expedito Garcia, 26, Lj A, Campo Grande
Cariacica, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Otica Pupilotica Ltda Me
(27) 3386-3313
r Eurico Salles,Min, 42, C, Campo Grande
Cariacica, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Otica Los Angeles Ltda
(27) 3343-6833
av Expedito Garcia, 104, Lj C, Campo Grande
Cariacica, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Mgp Comercio de Otica Ltda
(27) 3343-0695
av Expedito Garcia, 171, Lj A, Campo Grande
Cariacica, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Centro Oftalmológico de Vitória
(27) 3227-7211
r Eugênio Neto, 488, Sl 803, Pr do Canto
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Molbil Otica Ltda-me
(27) 3343-3332
r Pedro II,Dom, 1719, Ed Gueller Lj 2, Cruzeiro do Sul
Cariacica, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Ótica Mw Ltda
(27) 3042-9186
r Manoel Joaquim Santos, s/n lj A, Itaciba
Cariacica, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Óticas Olho Vivo
(27) 3286-1255
r Hermes Santório, 13, Sotema
Cariacica, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Instituto de Olhos
(27) 3225-8825
tv Aloísio Simões, 134, Bento Ferreira
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo
(27) 3227-7648
r Ferreira Coelho, 304, Praia do Suá
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Exame Oftalmológico

Quem Deveria Fazer Um Exame Oftalmológico?

Como mencionado rapidamente no primeiro parágrafo, há alguns problemas de saúde cujos sintomas são visão embaçada ou distorcida. Se você tem um desses sintomas mesmo que por um breve período, deveria fazer um exame o mais rápido possível. Pode não ser nada, mas não vale a pena o risco à sua saúde atrasar a descoberta.

Qualquer um que precise piscar forte com freqüência para ver claramente deveria fazer um exame. Isto é particularmente verdadeiro para crianças, que podem precisar de um exame oftalmológico cedo para ajudá-los na escola. Há muitos casos documentados de crianças com mal desempenho escolar. Assim que fizeram um exame oftalmológico e corrigiram a visão, começaram a brilhar na escola. O problema deles é que literalmente não podiam enxergar o quadro e sentiam-se constrangidos em dizer, ou não percebiam que tinham problemas de visão.

Se a sua atual prescrição (para lentes de contato ou óculos) não o está ajudando o bastante, e você ainda está piscando forte ou tendo visão embaçada, também deve fazer outro exame para ver se precisa apenas de um ajuste na prescrição ou se pode ser algo mais sério.

Problemas de Visão Infantis Mais Comuns

Muitas crianças que necessitam usar óculos os necessitarão bem cedo, geralmente no ensino fundamental. O problema é que, como são muito novos, podem não perceber que precisam de óculos. Se a visão deles sempre foi comprometida, não têm parâmetros para comparação. Esta é a razão por que as escolas têm exames oftalmológicos obrigatórios durante o período de aula. Se isso não fosse feito, estima-se que mais da metade de todos os problemas de visão em crianças em idade escolar passariam desapercebidos por muitos anos. Isto poderia afetar seriamente a educação e a qualidade de vida dessas crianças.

A miopia é um problema de visão comum na infância. A criança tem dificuldade em enxergar coisas que estão a mais do que alguns centímetros à frente deles. Isto torna difícil o aprendizado na escola, entre outras coisas. O problema de visão oposto é a hipermetropia, onde você não consegue enxergar de perto, ou a qualquer distância.

A conjuntivite também é um problema de visão comum. A criança terá que faltar às aulas até que o problema seja curado, pois a conjuntivite é muita contagiosa. Pode ser tratada com uma série de antibióticos.

Problemas de Visão Comuns Em Adultos

À medida que o corpo humano envelhece, muitas vezes a visão também começa a envelhecer e a capacidade de enxergar declina. A presbiopia é considerada o mais comum dos problemas. A partir dos 40 anos, a presbiopia dificulta tarefas que costumavam ser simples, como ler. Um exame oftalmológico pode corrigir este problema de visão com óculos. Ou você pode simplesmente comprar um par de óculos de leitura sem prescrição, à venda em drogarias.

Infelizmente, nem todos os problemas de visão são assim fáceis de curar. Doenças como glaucoma, catarata e degeneração macular podem comprometer severamente sua visão e até levá-lo à cegueira parcial ou total. Essas doenças podem ser diagnosticadas facilmente através de um exame que permitirá ao seu oculista prescrever as opções de tratamento e prepará-lo para o que vem a seguir.

Custo de Um Exame Oftalmológico

O custo de um exame oftalmológico varia dependendo do que exatamente você quer que o exame cubra. Por exemplo, se você quer uma prescrição apenas para comprar óculos, o exame custará um determinado um preço. No entanto, se você quiser que o exame cubra uma prescrição para usar lentes de contato, assim como óculos (a prescrição para cada um é escrita em separado), o custo será mais alto.

O custo de exames oftalmológicos deve ser considerado uma despesa annual recorrente. Isto porque você deve visitar o seu oftalmologista pelo menos uma vez por ano, mesmo que sinta que sua visão permanece inalterada. Mesmo que seus óculos e lentes de contato ainda pareçam os mesmos e você não ache que precise de uma prescrição mais forte ou mais fraca, ainda deve fazer o exame anual para ter certeza de que nenhum outro problema de visão surgiu.

Seu plano de saúde deve cobrir a maioria ou a totalidade dos custos do seu exame oftalmológico. Claro, se o exame oftalmológico estiver coberto pelo seu plano. Ou você pode pagar um plano separado especificamente para esses exames.

Testes Especiais Que Seu Optometrista Pode Aplicar

Muitas pessoas que nunca fizeram um exame oftalmológico na idade adulta não apenas desconhecem o custo médio do exame como podem não saber do que se trata. É muito mais do que apenas identificar letras, números e formatos em um painel. Por alguns anos este teste básico é suficiente, mas pelo menos uma vez a cada dois anos seu médico o fará fazer testes breves e opcionais (sem custo adicional). Esses testes podem ajudar o seu médico a determinar se você terá outros problemas de visão mais tarde ou se precisará de testes adicionais no futuro.

O optometrista pode pedir para dilatar suas pupilas. Isto significa que sua pupila será alargada para que o médico possa examinar mais de perto possíveis problemas de visão. Algumas gotas são pingadas dentro dos olhos para paralisar temporariamente um dos músculos e permitir que as pupilas se alarguem e possam ser visualizadas mais claramente, incluindo o fluxo de sangue.

Seu médico pode também pedir um teste de glaucoma. Inicialmente, é apenas um rápido jato de ar em cada olho para ver como eles reagem. Baseado nos resultados do teste inicial, testes adicionais podem ser necessários. É aconselhável fazer um ou ambos os testes pelo menos uma vez por ano. Estes dois testes adicionam muito pouco ou nenhum custo ao exame.

Se você se recusar a fazer os testes, a maioria dos optometristas pedirá que você assine ou viste um campo do seu exame dizendo que você se recusou a fazer esses testes.

Óculos vs. Lentes de Contato

Pessoas que sofrem de problemas de visão normalmente estão firmemente decididos em uma das seguintes opções – óculos ou lentes de contato. Algumas pessoas usam ambos, mas muitas pessoas optam por um.

Pessoas que usam lentes de contato alegam que eles são convenientes (você não precisa tirá-las para limpar). Eles se sentem confortáveis porque esquecem que as lentes estão lá. Portanto, esquecem até que têm um problema de visão. Se você não gosta de usar óculos por uma ou outra razão, pode considerar usar lentes de contato.

Infelizmente, há um número significativo de pessoas que precisam de um instrumento de correção da visão mas não podem usar lentes de contato. Algumas pessoas têm vista sensível demais ou precisam de mais circulação de ar do que uma lente de contato pode oferecer. Essas pessoas (por boas razões) estão firmemente decididas por óculos, apesar de existirem outras opções para corrigir a visão, como cirurgia a laser, que discutiremos a seguir.

Laser Para Corrigir a Visão

Algumas pessoas com determinados problemas de visão podem optar por parar de usar óculos ou lentes de contato e buscar uma correção permanente da visão. Isto significa usar lasers muito precisos para fazer incisões nos olhos que permitem melhora significante na sua visão.

O custo do exame para este procedimento é normalmente zero, mesmo sem plano de saúde. Isto porque a maioria dos médicos que faz cirurgia a laser oferece consulta e exame de graça para ver se você é um paciente indicado para este tipo de cirurgia. Se o seu caso é indicado para a cirurgia, eles podem marcar uma hora com você. Isto inclui a cirurgia, que é feita sem internação. Mas você ainda precisará de pelo menos dois dias para se recuperar. Você deve ter alguém em casa para ajudá-lo enquanto seus olhos se recuperam da cirurgia. A maioria das pessoas pode se submeter a essa cirurgia numa segunda e retornar ao trabalho na quarta sem problemas e com a visão perfeita.

Nem todo mundo pode se submeter a cirurgia a laser. Aqueles com problemas de visão severos ou infecções podem não ser indicados para a cirurgia. E algumas pessoas simplesmente têm medo, mesmo que milhões de procedimentos tenham sido feitos sem incidentes.

Exame Oftalmológico de Retorno

Não importa a que tipo de exame você se submeteu, seu médico deve marcar um retorno. O custo do retorno deve estar incluído no preço original. Normalmente é marcado para uma semana depois que você recebe seus óculos ou lentes de contato. Ou mesmo depois da cirurgia a laser (neste caso, como trata-se de uma cirurgia, o tempo para retorno pode variar).

Durante a consulta de retorno, seu médico perguntará como seus olhos se sentem e se eles ainda apresentam problemas. Eles normalmente refazerão o teste para ter certeza que não há problemas.

Se você optou por lentes de contato, deve comunicar sintomas como olhos lacrimejantes, coceira ou vermelhidão, se forem o caso. Se você está tendo qualquer problema com limpeza, remoção ou colocação das lentes, esta é também a hora de lhes comunicar.

Se seus olhos doem ou se você sente qualquer problema de visão depois da cirurgia a laser, você deve ligar imediatamente para o seu médico e avisá-lo. Você não precisa esperar pela consulta de retorno para fazer isso, nem seu médico espera que você aja assim.

Para aqueles que optaram por óculos, eles devem ser ajustados para se encaixar de forma apropriada e confortável. Alguns ajustes simples bastam, e você pode se surpreender com a diferença que eles proporcionam à sua visão.

Sumário

Um exame oftalmológico não precisa ser uma experiência assustadora. Você simplesmente procura por um profissional em quem confia ou um que seja recomendado ou aprovado pelo seu plano de saúde. Se você tem plano de saúde, ligue com antecedência, se necessário, para obter aprovação. Depois, marque uma hora para o seu exame.

Você pode fazer um exame para óculos, lentes de contato ou ambos, ao mesmo tempo. Seu médico pode pedir para você fazer alguns testes especiais, como glaucoma, que é um rápido jato de ar em cada um dos seus olhos. Ou você pode ter suas pupilas dilatadas, o que significa que precisará de alguém para levá-lo para casa, caso a dilatação dure mais de uma hora.

Há também exames separados para cirurgia a laser, que é um breve procedimento sem internação que corrige sua visão permanentemente. Você nunca mais terá que usar óculos ou lentes de contato.

O custo para cada tipo de exame varia de acordo com o médico e a área em que você vive. Se você tem plano de saúde, o exame oftalmológico pode ter um dedutível que você paga à vista, com o seu plano cobrindo o restante.

Você deve se submeter a exames oftalmológicos anualmente para ter certeza que seus problemas de visão não sofreram alterações, e para se assegurar que você não tem outros problemas que surgem com a idade, como glaucoma, cataratas e degeneração macular.