Garanta seu futuro vivendo o presente! Brasília, DF

Na maioria das vezes as pessoas representam maior valor ao passado ou ao futuro. Poucos valorizam mais o presente. O fato é que aqueles que ficam presos ao passado, recordando as alegrias ou amarguras da vida, não vivem o presente em sua plenitude.

Apoio Telecom
(61) 3223-2331
SDS BL Q s 307
Brasília, DF
 
Elétrica Hidrowat
(61) 3340-1841
SCLRN 716 BL A lj 21
Brasília, DF
 
Altaide Eletricista
(61) 3274-1603
SCLRN 708 BL C ap 101 en 16
Brasília, DF
 
Francisco Bombeiro Hidráulico Eletricista
(61) 3233-3684
SHCES Q 303 BL C Comércio lj 47
Brasília, DF
 
Elétrica e Hidráulica Sadan
(61) 3399-5976
QS 14 c 3 cj 10B
Brasília, DF
 
Alencar Instalações
(61) 3245-2104
CRS 513 BL B s 203 en 9
Brasília, DF
 
Circuitu´s Instalações e Reformas
(61) 9333-2430
CLN 406 BL A lj 8
Brasília, DF
 
S.o.s Pague Menos Elétricos e Hidráulicos
(61) 3347-2002
SCLRN 704 BL C lj 20
Brasília, DF
 
Divino Instalações Elétricas
(61) 9998-1466
QI 8 cj D
Brasília, DF
 
Marcelo Eletricista
(61) 3355-6395
QN 3 CJ 5 c 22
Brasília, DF
 

Garanta seu futuro vivendo o presente!

Hoje lembrei daquela música em que dizia: estamos a dois passos do paraíso. Isso me fez pensar que o paraíso é aqui. O paraíso é agora. E mais, o paraíso é diferente para cada um.

No livro "O Poder do Agora", Eckart Tolle traz uma luz (nada simples) sobre a necessidade de darmos atenção ao agora. Ao momento presente. Diz ele que ficarmos presos ao passado nada nos acrescenta.

Nos programas de administração do tempo e eficácia pessoal que apresento em diversas empresas, proponho um exercício onde os participantes devem distribuir um valor de 0 a 100 entre passado, presente e futuro. A somatória dos valores dos três tempos deverá ser 100. Cada um indica quanto cada período tem importância em suas vidas. Exemplo: passado - 50; presente - 20; futuro - 30. Este exemplo não é por acaso, mas uma reprodução da maioria dos casos que já tivemos.

Na maioria das vezes as pessoas representam maior valor ao passado ou ao futuro. Poucos valorizam mais o presente. O fato é que aqueles que ficam presos ao passado, recordando as alegrias ou amarguras da vida, não vivem o presente em sua plenitude. Escondem-se sob a sombra do que já passou e não abrem espaço para o novo. São como as pessoas que sofreram uma desilusão amorosa e não querem mais sofrer. Por isso, juram que nunca mais irão se envolver com ninguém. Vivem tristes, solitárias e depressivas.

Aqueles que carregam maior valor ao futuro criam expectativas muito amplas sobre algo que nem sempre estará sobre seu controle. Afinal, o futuro é apenas um plano, um sonho. Alguns elaboram tanto seus futuros que deixam de vivenciar o presente, pois somente serão felizes quando tiverem seus filhos, ou eles crescerem, ou eles se formarem na faculdade, ou quando eles se casaram, ou quando vierem os netos... e assim por diante.

Não estou pregando que devemos esquecer o passado ou não planejar o futuro, mas viver o presente. Simplesmente viver o presente. Contar com a experiência do passado é importante e ajuda a evitar certos erros. Planejar o futuro é motivador e estimulante. Agora, viver o presente é nosso maior trunfo, pois é nele que estamos. Pense nisso.

Sobre o Autor

Rogerio Martins é graduado em Psicologia (UNISANTOS) e possui Pós-Graduação em Recursos Humanos (Universidade Metodista de SP) e Psicodrama (ABPS).

Professor Universitário, Consultor de Empresas e Palestrante sobre os seguintes temas: comportamento profissional, liderança e gestão de pessoas, motivação e atitudes, marketing pessoal, administração do tempo, qualidade de vida, mundo corporativo, mudanças e recursos humanos.

Mais de vinte anos de atuação como profissional de consultoria e de recursos humanos nas seguintes empresas: Danone, Petybon, Tec Toy Brinquedos, SEBRAE, Tyco Electronics e Eletropaulo.

Presidente da Persona Consultoria & Eventos, empresa que atua desde 1996 no segmento de educação corporativa (palestras, cursos e treinamentos) e consultoria organizacional.

Escreve artigos para revistas, jornais e sites do Brasil e Portugal. Autor do livro "Reflexões do Mundo Corporativo" - Editora Scortecci.

Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).

Site: http://www.rogeriomartins.com.br

(visite o site, deixe seu comentário (crítica, sugestão, opinião, pergunta etc) no formulário CONTATO, cite o código "ARTIGOS.COM" e receba gratuitamente o e-book "O Poder da Motivação - 30 dicas para o sucesso")


Artigos.com