Geradores de Energia Brasília, DF

Quando a eletricidade na sua casa falha (devido a um raio, queda de energia ou qualquer outra razão), é quando você percebe o quanto da nossa rotina é dependente dela. Uma falha na energia pode prejudicar praticamente a todos e é difícil de prever: na melhor das hipóteses poderá ser apenas um inconveniente, mas, na pior, pode ser perigosa e cara. No entanto, felizmente, não é difícil estar preparado para um evento desses. Geradores de energia foram projetados para prevenir os problemas associados às falhas de energia.

Colortel S/A Sistemas Eletrônicos
(61) 3447-1156
SHCGN-706, 10, Bl C Lj 4b, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Tevebras Comercio
(61) 3223-5618
crs 502 Bl B, s/n lj 29 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Eletronica Junior
(61) 3963-2602
Cln 307 Bl A, s/n Lj 25/35 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Prodigital Componentes Eletrônicos Ltda
(61) 3224-8008
CLS-104 Bloco A, s/n, Bl B Lj 29, Asa Sul
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Eletronica Asa Norte
(61) 3032-8940
cln 211 Bloco A, s/n lj 70 A Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Mitra Comercio
(61) 3202-4792
Acamp Rabelo Lt 01, s/n lj 7 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
WA Comercio
(61) 3347-8213
scl 711 Bl F, s/n lj 51 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Multicoisas
(61) 3445-2351
cls 312 Bl A, s/n lj Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Consertex Eletrônica Ltda
(61) 3349-6344
CLN-113, s/n, Bl C Lj 45, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Lugga Comercio
(61) 3366-1415
Srtvs Q 701, bl B s 634 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Geradores de Energia

Por que ter um Gerador de Energia?

Muito de nossa rotina depende da energia elétrica. Luzes, aquecimento, eletrodomésticos e outras coisas que valorizamos podem desaparecer numa queda de energia. Se a queda de energia é breve, a perda de eletricidade pode significar um pouco mais que uma perturbação. No entanto, uma queda pode durar por dias e, ao menos que você seja capaz de tomar as precauções necessárias, a falta de eletricidade poderá gerar danos custosos tais quais: comida estragada, canos de água congelados, alagamentos em porões e subterrâneos (devido à ausência de bombas de sucção) e um desconforto gerado pela indisponibilidade de água corrente e aquecimento.

Em certas áreas, faltas de energia podem ser sazonais, ao acompanhar tempestades de raios, enchentes ou pesada neve. Pessoas que vivem em áreas sujeitas a estes perigos devem considerar a compra de um gerador de energia reserva permanente. Por outro lado, se tais riscos são menos comuns, um gerador menor e portátil poderá ser a opção com melhor relação custo-benefício. A responsabilidade do dono da casa é determinar se o dano econômico e físico resultante de uma falta de energia é algo que ele pode assumir. Um potente gerador de energia pode ser a melhor opção se as perdas tendem a ser muito altas. Um gerador portátil pode ser suficiente se a perdas são insignificantes.

Quanto os Geradores Custam?

Dependendo do tipo e do modelo adquirido, geradores de energia podem custar em torno de U$600 a até U$20.000. A larga faixa de preços indica a variedade de geradores existente. O menor e mais barato gerador portátil possui força suficiente para ligar alguns eletrodomésticos de sua casa por curtos períodos de tempo. Estes modelos normalmente são bastante leves e pequenos, tornando sua armazenagem fácil quando não estão em uso. A faixa de preços dos modelos portáteis encontra-se normalmente na ponta menos cara da lista de todos os geradores. Modelos portáteis maiores e modelos permanentes são normalmente mais caros e geralmente fornecem energia por períodos mais longos de tempo.

Em geral a maioria dos geradores portáteis é vendida por menos de U$3.000 e os geradores permanentes por mais de U$4.000, chegando os modelos top de linha a custar mais de $20.000. Uma boa regra prática é seu preço ser de $300 a U$500 por kW. Uma opção disponível aos proprietários é alugar um gerador. Este pode ser um meio econômico de proteger-se contra quedas de energia, especialmente se tais quedas forem previsíveis (como aquelas que podem ocorrer durante tempestades sazonais). Alguns geradores são alugados por tão pouco quanto U$75 por dia. Estes geradores portáteis podem fornecer eletricidade suficiente para o funcionamento dos aparelhos domésticos mais essenciais até que a energia retorne.

Por fim, como a maioria dos geradores opera a diesel ou a gasolina, você deverá estimar o custo do combustível. Numa queda de energia maior, a disponibilidade de combustível pode repentinamente diminuir. Deste modo pode ser interessante, dependendo de suas circunstâncias pessoais, possuir combustível estocado para uso posterior. Mas lembre-se que se você armazena combustível por um longo período de tempo ele pode perder sua eficiência, então pode ser benéfico substituir suas provisões periodicamente (incluindo qualquer combustível dentro do tanque do gerador). Estes custos devem ser considerados nos custos finais de se possuir e manter um gerador. Geradores a diesel, gás natural e propano são mais eficientes e duram mais do que geradores de gasolina, mas normalmente são mais caros. Como sempre o dono da casa é que deverá determinar o tipo de gerador que melhor se adapta às suas necessidades.

Geradores Portáteis ou Permanentes

Geradores portáteis são projetados para ser transportados e assim você pode escolher o melhor lugar para colocá-lo em funcionamento. Isto também significa que você pode levá-lo a um canteiro de obras ou fornecer energia a diferentes lugares dependendo de suas necessidades momentâneas. Geradores portáteis oferecem flexibilidade e custo baixo, embora normalmente não forneçam a mesma quantidade de energia que geradores maiores e permanentes. Para casas menores, normalmente são a melhor opção, especialmente se você possui poucos eletrodomésticos que necessitam funcionar sem interrupções (como geladeiras contendo comida perecível ou bombas de sucção). Porém sempre tenha o cuidado de que você não irá sobrecarregar o gerador: geradores portáteis geralmente produzem menos energia do que geradores permanentes, o que é particularmente relevante caso você tenha vários eletrodomésticos que deseja manter em funcionamento.

Geradores de energia permanentes são normalmente instalados em algum lugar dentro ou no entorno da casa, e são ligados no sistema elétrico da construção. Geradores permanentes necessitam de boa ventilação devido às fumaças geradas e devem ser verificados para ter a certeza de que estão corretamente ligados à casa. A vantagem dos geradores permanentes em relação aos portáteis é de que eles normalmente geram mais energia e tem melhor durabilidade. Além disso, geralmente funcionam por mais tempo com um tanque cheio do que os geradores portáteis, uma vez que possuem na maior parte das vezes um tanque de combustível maior.

Escolhendo a Potência Correta do Gerador

Antes que você compre um gerador, será necessário fazer uma estimativa da quantidade de energia que você irá precisar durante uma falta de energia. Esta é provavelmente a etapa mais importante em sua decisão de comprar um gerador, e pode ser tão simples como adicionar a voltagem dos eletrodomésticos que você planeja usar. É inteligente comprar um gerador que gere mais energia do que a quantidade que você planeja utilizar, caso você tenha problemas inesperados. Uma boa regra é utilizar apenas até 80% da capacidade do gerador, pois isto preserva sua longevidade e previne seu superaquecimento. Além disto, o proprietário da casa poderá ligar novos eletrodomésticos caso ele determine que eles sejam necessários. Se você está incerto sobre as necessidades de voltagem de sua casa, um eletricista profissional pode ajudá-lo a fazer uma boa estimativa.

Se você possui uma casa grande com muitos eletrodomésticos que você deseja manter funcionando durante uma queda de energia, você deve talvez comprar um gerador de energia com grande potência, na faixa de 60 a 70 kW, ou até de várias centenas de kW, caso você tenha a necessidade e os fundos para tal. Obviamente os modelos melhores podem ser muito caros e são apropriados para casas muito grandes e com muitos eletrodomésticos ou prédios comerciais. Como sempre sua necessidade é que determinará o tipo de gerador que você deve comprar.

Outra importante consideração é que alguns eletrodomésticos usam mais energia ao serem ligados. Eletrodomésticos como geladeiras e freezers irão criar um pico de energia ao serem ligados, então tenha certeza que o seu gerador confortavelmente excede a necessidade total de watts para ligar todos os eletrodomésticos. Você poderá encontrar informações sobre a voltagem de inicialização do aparelho no manual do proprietário dos eletrodomésticos. De qualquer modo evite sobrecarregar seu gerador para que ele possa lhe oferecer muitos anos de serviço.

Instalação dos Geradores

Seja seu gerador de energia portátil ou um permanente, você deverá instalá-lo apropriadamente. Se você utiliza seu gerador para fornecer energia a sua casa, você deve garantir que ele está apropriadamente conectado à sua construção. Conexões incorretas poderão causar danos ou panes, e até mesmo gerar um incêndio elétrico. Se você está inseguro sobre como instalar um gerador, você deve conseguir a ajuda de um eletricista profissional para instalá-lo para você. Se o seu gerador não está apropriadamente instalado, ele pode simplesmente não funcionar, anulando o motivo primeiro que o levou a comprar um gerador. O tempo gasto fazendo a instalação do aparelho corretamente é um tempo bem gasto.

Devido ao processo de instalar um gerador ser complicado e dependente do procedimento correto de instalação, a maioria dos fornecedores recomenda que os proprietários de casas não tentem realizá-lo sem assistência profissional. A maioria dos fornecedores vende geradores (particularmente os modelos permanentes) como um pacote, que inclui o gerador assim como uma taxa de instalação e as licenças de funcionamento necessárias. Dependendo do lugar que você vive, você necessitará obter licenças para o gerador devido ao barulho, fumaças e potenciais perigos (como o do combustível estocado) antes de poder instalá-lo. Um gerador permanente irá normalmente ser montado em um bloco de concreto, e pode sem conectado diretamente ao abastecimento de propano ou gás natural de sua casa, se você os possui. Um eletricista autorizado irá garantir que o gerador está apropriadamente conectado ao disjuntor, que por sua vez está conectado ao painel de distribuição do sistema elétrico de sua casa.

Manutenção dos Geradores

Como mencionado anteriormente, é aconselhável drenar o combustível do gerador caso você não o esteja utilizando. Combustível dentro do tanque do gerador por longos períodos pode causar problemas para o motor quando você tentar ligá-lo. Você deve programar-se periodicamente para trocar também o combustível estocado, já que este pode deteriorar-se com o tempo. Estas considerações geralmente aplicam-se apenas para geradores movidos a diesel e a gasolina.

Certifique-se também que o seu gerador está protegido corretamente das intempéries. A longevidade do seu gerador pode ser reduzida se você deixá-lo a céu aberto e sem proteção. Geradores permanentes são instalados com uma capa protetora por tal motivo, mas você também deve considerar proteger um gerador portátil também, já que provavelmente alguns dias você o usará fora de casa.

Caso suspeite de qualquer problema com a fiação do seu gerador conectada a sua casa, é melhor chamar um eletricista profissional para inspecionar e corrigir qualquer problema. Dependendo de onde você mora, poderá haver leis em relação ao tipo adequado de rede elétrica em sua propriedade. Um eletricista profissional saberá de qualquer legislação pertinente e garantirá o cumprimento dela.

Geradores: Considerações de Segurança

Quando em funcionamento, geradores de segurança geram fumaças e por tal motivo, ventilação apropriada é necessária para qualquer gerador. Sem ela as fumaças podem acumular-se em áreas fechadas e representar um perigo à saúde para todos na área. A concentração de monóxido de carbono poderá gerar asfixia. Vapores de gasolina também poderão representar risco de explosão. Se o gerador é deixado exposto às intempéries, o gerador poderá deteriorar ao ponto de tornar-se um risco, então tenha certeza de guardar apropriadamente qualquer gerador portátil que não está sendo utilizado.

Se o sistema elétrico não está apropriadamente conectado, há o risco de incêndio em sua casa, para não mencionar o perigo de uma eletrocução. Se o sistema elétrico não está corretamente conectado através de um disjuntor para o painel de distribuição, qualquer tentativa de servir o gerador ou qualquer outro sistema elétrico comporta o risco de machucado grave ou morte. Se a energia elétrica fluir em direção oposta à normal, seus eletrodomésticos podem queimar, causando um prejuízo considerável. Todos esses motivos são o que tornam sábia a decisão de contratar um eletricista profissional para instalar seu gerador. Geradores portáteis precisam estar conectados através de um fio extensor de alto desempenho, disponível em lojas de hardware.

Por fim, durante faltas de energia algumas cidades reportaram um crescimento no roubo de geradores. Como precaução você deve colocar um grande cadeado em qualquer gerador (particularmente nos portáteis), para prevenir seu roubo. Com o aumento no preço dos combustíveis, você também deverá assegurar que o seu combustível armazenado também está devidamente protegido contra possíveis roubos.

Leis Relativas aos Geradores

Geradores permanentes são mais populares que geradores portáteis em subúrbios por que fazem menos barulho e geralmente possuem coberturas à prova de som. Leis que restringem o barulho em certas áreas podem rejeitar geradores portáteis como uma opção viável. Leis de segurança contra incêndios podem proibir ou restringir o estoque de grandes quantidades de combustível. Desta forma, o proprietário deverá checar todos os regulamentos de segurança e de zoneamento, que serão diferentes em cada cidade. Deste modo, valerá a pena requisitar e obter cópias das leis e tornar-se familiar a elas antes que você compre um gerador.

Geradores: Conforto e Segurança

Um gerador de energia pode economizar ao proprietário de uma residência milhares de dólares de danos na ocorrência de uma falta de energia. Tais falhas de energia podem ocorrer a qualquer momento e devido a uma larga variedade de razões que vão de uma simples queda numa linha de energia a um blecaute em toda a cidade. Qualquer que seja a razão, um gerador pode prevenir danos desnecessários, reduzindo a inconveniência de qualquer queda na energia. Melhor que sofrer para viver sem calor, água corrente e comida quente, o proprietário de uma casa pode gastar seu tempo em relativo conforto durante as poucas horas ou dias até a volta da energia.