Infertilidade - Terapias alternativas Cuiabá, Mato Grosso

No Brasil, dois em cada dez casais têm dificuldades para engravidar. O lado emocional interfere muito, ainda mais quando a vontade de ter filhos se torna uma obsessão. Saiba mais no artigo abaixo.

Carlos Alberto A Maranhao
Av 31 - de Marco 889
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Jubert Sanches Cibantos Filho
(65) 3623-4023
Rua General Neves 111
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Dra Maria do Socorro Cirurgiã Plástico
(65) 3623-8521
r Cmte Costa, 1496 Revivere Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
AR Distribuidora de Medicamentos e Produtos Hospitalares Ltda
(65) 3634-3637
av Pedro Pedrossiam,Gov, 388, Campo Velho
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Magno Cézar
(65) 3623-5122
av Pres Marques, 441 Santa Helena-Quilombo
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Magno Stefani Cezar
Av. Presidente Marques 437
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Med K Prod e Serv Médico Hospital e Laboratorial
(65) 3626-3997
av José Rodrigues do Prado, 252 Santa Rosa
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Tiago, José S
(65) 3623-5986
r Cândido Mariano, 990 Quilombo
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Draúzio Antônio Medeiros
(65) 3624-3713
av Isaac Póvoas, 1124
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dulciyara Lopes, Drª
(65) 3023-9001
Tv Léo Edilberto Griggi, 75 Goiabeiras
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Infertilidade - Terapias alternativas

No Brasil, dois em cada dez casais têm dificuldades para engravidar, ou seja, são mais de 15 milhões de casais inférteis no país sofrendo com preocupações e ansiedade a cada tentativa sem sucesso. O lado emocional interfere muito, ainda mais quando a vontade de ter filhos se torna uma obsessão. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que uma das características das mulheres inférteis é o alto nível de estresse. Os fatores destrutivos se acumulam e criam impedimentos físicos e emocionais.

A boa notícia é que tratamentos naturais, como massagens e yoga são comprovadamente eficazes para aliviar a pressão e complementar os recursos convencionais, que vão desde cirurgias até a inseminação artificial.

Segundo a ginecologista obstetra especialista em fertilização, Paulina Santander, os métodos naturais devem ser complementares e não substitutos, já que as disfunções de ovulação, contagem de espermatozóides e causas uterinas só podem ser resolvidas diretamente com os procedimentos tradicionais. “Os casais que passam pelos tratamentos de fertilização sabem como é difícil encarar os controles de ovulação, utilizar as medicações injetáveis e esperar alguns dias para fazer o teste de gravidez. Terapias alternativas são ótimas nos tratamentos por auxiliar no controle da ansiedade”, explica a médica, lembrando que as massagens e o yoga também são excelentes para as mulheres que sofrem com endometriose. “Nessa doença, o endométrio, tecido da parte interna do útero, aloja-se na superfície do ovário, causando dor e dificuldade para engravidar”, explica Paulina.

As mulheres que passam por tratamento para ter filhos precisam de paciência e tranqüilidade para obter bons resultados, só que na maioria das vezes elas sofrem por antecipação. Massagens e yoga ajudam a estabelecer as funções vitais e a acabar com dores. Por isso, auxiliam no tratamento de problemas emocionais relacionados à infertilidade, como a ansiedade, o estresse e o medo. Com esses sintomas controlados, o organismo funciona corretamente, possibilitando melhor tratamento.

Massagens Relaxantes

A bióloga e professora de yoga, Daniela Reis, proprietária do Gaya Yoga Spa, diz que a massagem ayurvédica é uma boa opção para o ajuste da energia corporal e liberação de toxinas impregnadas no organismo. “É uma técnica milenar indiana que auxilia no tratamento físico e emocional por meio de óleos nutrientes. Ela também é indicada para fortalecer o sistema imunológico”, diz Daniela. Além da ayurvédica, o Gaya Yoga Spa oferece outros diversos tipos de massagens que proporcionam tranqüilidade e aliviam dores e tensões, como, por exemplo, o shiatsu. “De origem japonesa, significa pressão com os dedos e trabalha os meridianos do corpo, desbloqueia os canais energéticos, recupera o vigor físico, reduz tensões musculares e dores ao pressionar pontos específicos”, explica Daniela.

Outro aliado natural na luta contra a ansiedade é o yoga. Ao mexer com a respiração, postura e massagem de órgãos, ele estimula atividades orgânicas, elimina resíduos acumulados nas articulações. “O yoga auxilia o funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino, resultando em excelentes condições à mente e ao corpo”, explica a bióloga e professora de yoga, Daniela Reis, lembrando que os benefícios são notados com uma prática constante, pelo menos duas vezes por semana. “Além disso, praticar yoga dá uma sensação de bem-estar e corrige desequilíbrios físicos, emocionais e energéticos”, finaliza Daniela.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica