Introduzindo a programação em C++ Santa Rita, Paraíba

Neste artigo faremos um breve estudo sobre a programação C++. Para utilizar a nossa classe no programa principal (Void main) basta declararmos um objeto ( no caso, o "a"); depois, basta referenciar o objeto com um ponto seguido da função que se quer chamar da classe, passando os valores dos argumentos, se houverem.

A&s Eletro e Eletronica Ltda
(83) 3238-4407
r Ana Leal Correia, 15, Sl 2, Mangabeira
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Dados Divulgados por
Acaua - Comercio e Servicos Eletromecanicos Ltda
(83) 3241-8289
r Maciel Pinheiro, 9, Varadouro
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Dados Divulgados por
M Henriques & Cia Ltda Me
(83) 3225-5439
av Juarez Távora, 1070, Torre
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Dados Divulgados por
Lfn - Electronics Comercio e Servicos Ltda
(83) 3247-4970
av Monteiro da Franca, 744, Sl 104, Manaíra
Joao Pessoa, Paraíba

Dados Divulgados por
Lincon Comercio e Servicos Ltda
(83) 3241-1106
r Triunfo,Br, 208, Varadouro
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Ds Eletronicos Ltda
(83) 3214-4133
av Flávio Ribeiro Coutinho,Gov, 805, Lj T 304, Manaíra
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Dados Divulgados por
M M Comercio de Material Eletronico Ltda
(83) 3221-4718
av Osório,Gal, 477, Centro
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Eletrofrio Comercio e Servicos Ltda Me
(83) 3222-6264
r Retumba,Ten, 150, Sl 105, Centro
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Falcone - Comercio e Servicos Ltda
(83) 3214-1030
r Quintino Bocaiúva, 740, Torre
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Lucena Comercio de Produtos Eletronicos Ltda
(83) 3221-5631
av Osório,Gal, 422, Centro
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Introduzindo a programação em C++

Este é o último artigo da introdução à programação em C++. Anteriormente haviamos definido uma classe chamada "Quadrado" e suas funções-membro.

Para finalizar esta parte introdutória, vamos utilizar nossa classe em um programa principal. Como eu disse, uma classe é como um tipo de dados (integer, float, etc) definido pelo programador. Vale dizer que sua definição não cria qualquer objeto, apenas informa ao compilador nossas futuras intenções de utilizarmos uma classe.

O que precisamos agora é declarar um objeto do tipo "nossa classe" para podermos usar os dados-membro e funções-membro da mesma. Vejamos:

Void main() //programa principal

{

Quadrado a; //declaramos o objeto "a"

a.Init(10); //chamamos a função-membro inicializando a variável-membro "lado" com //o valor 10

a.CalculaArea(); //chamamos a função-membro que calcula e imprime na tela a área

}

Pronto...

Como vimos, para utilizar a nossa classe no programa principal (Void main) basta declararmos um objeto ( no caso, o "a"); depois, basta referenciar o objeto com um ponto seguido da função que se quer chamar da classe, passando os valores dos argumentos, se houverem.

E com isso, concluímos a introdução à programação em C++. Nos próximos artigos definiremos alguns termos sobre programação orientada ao objeto como encapsulamento, herança, poliformismo e sobrecarga.

Até lá.

Renato Ferreira Silva

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Sobre o Autor
Professor licenciando pela USP. Além de professor, também trabalha na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo. Atua também como programador de computadores (VB,C,C++,Pascal,ASP) e desenvolve sites e sistemas em ASP-SQL.

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