Jóias - O Símbolo do Status e Riqueza Manaus, Amazonas

A palavra jóia é derivada do latim jocale. Ela é a forma mais antiga de ornamentação do corpo. Em épocas antigas, a jóia era feita de osso, dentes de animais, de madeira e de pedras, etc. Uma parte específica foi feita para cada parte do corpo. Aparte do seu uso funcional, a jóia era um símbolo de riqueza, status e da sociedade.

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Jóias - O Símbolo do Status e Riqueza

A palavra jóia é derivada do latim jocale. Ela é a forma mais antiga de ornamentação do corpo. Em épocas antigas, a jóia era feita de osso, dentes de animais, de madeira e de pedras, etc. Uma parte específica foi feita para cada parte do corpo. Aparte do seu uso funcional, a jóia era um símbolo de riqueza, status e da sociedade. Foi usada para mover dote de casamento, para manter uma grande quantidade de riqueza ou apenas para exposição artística.

Com o grande aumento de desenhos de jóias de arte, as pessoas não apenas gostavam de usá-las, mas também não se importavam em gastar grandes somas de dinheiro nelas. Alguns projetos são feitos com moedas, pedras preciosas, etc. e elas são montadas em metais preciosos como ouro, prata, platina, ou ouro branco. Atualmente a maior parte das jóias são feitas de uma liga de ouro, que indica a sua pureza em quilates indicando um número seguido pelo K.

A jóia de ouro Americana é de 10 K que é o ouro de 41.7%. Os níveis de pureza mais elevados são 22K que é o ouro de 91.6% puro e 24K que é 99.9% puro e estes níveis são usados na Ásia, no Oriente médio e na África. Para a jóia de prata, a prata esterlina ou 92.5% de prata são usados. Adicionalmente, a jóia barata está também disponível. Tais jóias são feitas com vidro, pedras semi preciosas, madeira, osso, marfim, etc. Metais, argila e madeira são também usadas para fazer braceletes, colares, brincos e anéis.

Entre as pedras preciosas, os diamantes seriam os melhores amigos das mulheres. Há também outras pedras como ametista, rubi, esmeralda, etc. Estas pedras são montadas em ouro, prata e platina com diferentes técnicas para conseguir resultados variados com um alto grau de polimento. O revestimento escovado dá a jóia um aspecto macio, enquanto que o revestimento martelado dá uma textura ondulada.

A jóia teve significados diferentes para diferentes culturas. Como em Roma, era permitido às pessoas de um determinado nível usar anéis. Em outros casos, durante os séculos 19 e 20, o uso de brincos por homens era considerado afeminado. De acordo com a cultura recente, perfurar o corpo e usar anéis tornou-se um símbolo de coragem, enquanto outras culturas são contra esta crendice. O uso de jóias tem importância religiosa também. De acordo com o Hinduísmo, as mulheres casadas devem usar um colar dourado com grânulos pretos, enquanto que no Islamismo, os homens devem usar ouro.

A história da jóia data de milhares de anos. Os primeiros sinais da jóia foram encontrados desde 40.000 anos atrás, na CTOC-Magnons que se originaram do Oriente Médio e migraram para a Europa. Eles faziam suas jóias com ossos, dentes, pedras, etc. Traços de jóias de cobre data desde 7.000 anos atrás. No Egito antigo, fazia-se jóia desde 3.000-5.000 atrás. Eles preferiam o ouro a outros materiais e usavam vidros coloridos em vez de gemas. Há sinas de jóias encontrados em outros lugares como na Mesopotâmia, Grécia, Itália, Índia, China e em todos os lugares.

A tendência da jóia moderna começou em 1940 no fim da segunda guerra mundial. George Jensen e outros projetistas propagaram a idéia da jóia sendo usada com materiais diferentes como a argila do metal precioso, plásticos, pedras semi preciosas e técnicas de coloração. Os artesãos também tiveram um papel importante nas tendências das jóias. O projeto da jóia se transformou em uma fonte de dinheiro e para satisfazer a paixão da arte.

De acordo com estudos recentes, o mercado americano é o maior consumidor com um percentual de 30.8%, o Japão, a Índia, a China e o Oriente médio, cada um com 8 - 9% e finalmente a Itália com 5%. Também está previsto previsto que deverá haver uma mudança dramática nas estatísticas da parte de mercado em 2015, sendo a Índia e a China os maiores consumidores.

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Sobre o Autor
Roberto Sedycias trabalha como consultor de informática para www.polomercantil.com.br

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