Limpeza dos ralos Cachoeirinha, Rio Grande do Sul

Ralos são necessários para o nosso estilo de vida, mas, até que algo de errado aconteça com eles, nós normalmente não pensamos neles. Quando um ralo não faz o que deve fazer, normalmente em conseqüência de algum bloqueio, o desentupimento ou reparo pode custar caro a não ser que nós tenhamos uma boa compreensão do assunto. Com um pouco de conhecimento sobre a limpeza de ralos e algumas ferramentas apropriadas, você pode economizar tempo e dinheiro, além de evitar muitos problemas.

SOS Empregador Doméstico
(51) 3361-3000
av Benjamin Constant, 1130 S 203, São João
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Baba Service Ltda
(51) 3334-8813
av Palmeira, 27 cj 801, Petrópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Agencce Empregos Domésticos/Temporários
(51) 3066-7880
r José Patrocínio, 841 Sl 11, Rio Branco
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Agência Bem Me Quer
(51) 3388-3544
av Alegrete, 507 AP 202, Petrópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Agência de Empregadas Inêz
(54) 3223-3166
r Bento Gonçalves, 1830, Centro
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Agência Bem Me Quer
(51) 3388-3544
av Alegrete, 507 AP 202, Petrópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Agency Regine´s Service
(51) 3334-9832
av Protásio Alves, 2514 Sl 102, Rio Branco
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Baba Service Ltda
(51) 3334-8813
av Palmeira, 27 cj 801, Petrópolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Agency Regine´s Service
(51) 3334-9832
av Protásio Alves, 2514 Sl 102, Rio Branco
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Inês Serviços
(54) 3223-3166
r Dr Montaury, 1092, Madureira
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Limpeza dos ralos

Compreendendo os ralos e a limpeza deles

Se você tem alguma idéia de como o sistema de escoamento funciona na sua casa, você não se sentirá medo em efetuar uma limpeza básica do ralo quando for necessário. Com um certo conhecimento de cada ralo em sua casa, você saberá se o trabalho é grande demais para você. Mesmo que você precise entrar em contato com algum especialista, você ainda conseguirá lidar com o problema em melhores condições até que eles cheguem.

Quando você começa a aprender sobre o sistema de escoamento, você observará que cada ralo funciona sob o mesmo princípio, o da gravidade: a água sempre corre para baixo inexoravelmente. Quando um ralo não está funcionando, isso normalmente acontece porque algo está bloqueando a água. Uma vez que você pode estabelecer o local do bloqueio, você estará apto a fazer a limpeza necessária do ralo.

Algo que ajuda o aprendizado é saber que todas as torneiras no sistema de sua casa, tais como a do chuveiro, privada, banheira e máquina de lavar, possuem uma linha de drenagem que se junta às outras linhas que estão próximas antes de continuarem até a linha de escoamento principal. Antes de se juntarem com as outras linhas de drenagem, cada linha de drenagem passa por uma estrutura dentro do cano, tipo uma armadilha. Esse é o pedaço de metal que fica logo abaixo do ralo, e pode ter um formato de S, ou de dois canos cruzados. Bloqueios no ralo, normalmente causados por gordura ou cabelo, ocorrem freqüentemente nessa estrutura, ou, antes, dela. Se você possuir as ferramentas corretas, você pode estar apto a efetuar a limpeza sem precisar de qualquer ajuda.

Antes de começar a limpeza do ralo

Quando estiver limpando o seu ralo, a última coisa que você quer fazer é inundar a sua casa. Em uma grande emergência, você pode precisar fechar o registro geral de água que normalmente fica próximo ao medidor de água da residência. Se você está lidando apenas com um pequeno bloqueio em uma torneira, e se a torneira possui o seu próprio registro, você pode então simplesmente fechar esse registro.

Antes mesmo de se ver frente a frente com uma limpeza obrigatória do ralo, você deveria saber qual torneira possui o seu próprio registro, além da localidade exata do registro geral. Mostre aos outros membros da família esses registros em caso uma emergência aconteça e você não esteja em casa, ou em caso você precise de alguma ajuda extra durante qualquer crise no sistema de drenagem. Saber esses detalhes com antecedência pode economizar minutos valiosos se você precisar agir rapidamente.

Outra informação, que deve ser coletada com antecedência para quando você tiver que limpar os ralos, está relacionada com as licenças – qual tipo de limpeza você pode fazer sem precisar de uma licença? Na internet, você pode encontrar os códigos descrevendo quais tipos de trabalho você pode executar sem ajuda profissional. Se não conseguir, você pode adquirir essa informação através de um oficial regional que seja responsável pelos sistemas hidráulicos da região. Saber com antecedência se você pode fazer determinado trabalha irá te economizar tempo, seja com a limpeza dos ralos, seja com a ligação telefônica para algum profissional especialista em desentupimentos.

O desentupidor de sucção e a limpeza dos ralos

Toda residência deve ter pelo menos um desentupidor de sucção. Também conhecido como o amigo do encanador, ajudante do encanador ou parceiro do encanador, o desentupidor de sucção deve ser a primeira ferramenta na sua mão quando a limpeza de um ralo é necessária. Em lojas de ferragem, existem desentupidores de sucção diferentes para privadas e para pias.

Baratos e também indispensáveis, um desentupidor pode normalmente eliminar bloqueios pequenos sem muito problema. Esteja você lidando com uma privada, pia ou chuveiro, você deve tentar utilizar um desentupidor de sucção antes de tentar qualquer outra solução. Um desentupidor de sucção para pia ou privada é bem simples e não requer muita força durante a utilização.

O desentupidor de sucção consiste em um copo de borracha acoplado a uma vara de madeira. Esse copo se encaixa na abertura da pia, vedando-a. Ao se empurrar o copo contra o ralo e depois puxá-lo rapidamente, a pessoa cria uma sucção que pode soltar ou quebrar o bloqueio. Um desentupidor de privada funciona com o mesmo principio. A diferença é que o seu copo de borracha é desenhado de forma a se encaixar na parte inferior da privada, a fim de formar uma vedação também. O copo de borracha tem uma pequena extensão na frente e assim se adapta ao formato da parte de baixo da privada. Um conselho: se você tiver utilizado algum limpador de ralo químico, não utilize o desentupidor de sucção imediatamente já que o produto pode cair nos seus olhos.

Utilizando um desentupidor estilo cobra para a limpeza do ralo

Se o desentupidor de sucção não funcionar, você deve tentar utilizar o desentupidor do tipo cobra ou sonda. Esse consiste em um cabo de metal longo flexível que tem uma ponta em formato de saca-rolha. Alguns são operados manualmente e outros são eletrônicos. Para a maioria dos usos domésticos, um desentupidor estilo cobra pequeno, com algo em torno de 15 metros e meia polegada de diâmetro, já é o suficiente normalmente. Se você particularmente deseja um desentupidor estilo cobra que seja elétrico a fim de executar uma operação única, a solução mais econômica é alugar um desses ao invés de comprá-lo. Quando estiver utilizando um desentupidor eletrônico, você deve tomar cuidado para não rodar a ferramenta rápido demais. Além disso, tenha um cuidado especial quando estiver retirando o cabo de metal do ralo. Existe o perigo que o cabo te chicoteie como uma cobra de verdade.

Minimizando os bloqueios nos ralos

Embora os dois desentupidores devem estar sempre presentes para caso você tenha a necessidade de executar uma limpeza nos ralos, existem algumas precauções que você pode tomar a fim de manter os ralos limpos. Quanto mais limpo um ralo estiver, menos problemas você terá com bloqueios. Além disso, uma manutenção regular do ralo irá minimizar os odores ruins que podem originar de um ralo que precisa de atenção.

Derramar uma pouco de salmoura bem saturada no ralo da cozinha em intervalos regulares, por exemplo, diminuirá a acumulação de gordura e também eliminará os odores. Existem inúmeras dicas na internet, livros e revistas especializadas em cuidados da casa com o intuito de manter os ralos limpos e cheirando bem. Algumas pessoas utilizam alguma solução para limpeza dos ralos regularmente. Com a sua habilidade de destruir objetos que normalmente bloqueiam a drenagem como cabelo, gordura e lixo orgânico, esses produtos facilitam a vida se usados corretamente. Uma vez ao mês é o tratamento usual. Antes de utilizar um desses produtos, entretanto, leia as instruções. Alguns desses produtos podem danificar os canos da sua casa.

Limpeza dos ralos no banheiro

Uma vez que você sabe como o sistema de drenagem funciona na sua casa, você pode implementar uma simples limpeza de manutenção dos ralos a fim de mantê-los sem qualquer bloqueio. No banheiro, derrame água quente no ralo toda semana para que você os mantenha fluindo sem problemas. Como cabelo e pedaços de sabão são os principais responsáveis por entupimentos, coloque tampas estilo peneira sobre os ralos para protegê-los. Não se esqueça de limpar essas tampas sempre. Como parte de sua limpeza regular dos ralos, você pode derramar água fervendo uma vez por mês, e assim dissolver qualquer acumulo de sabão.

Mantenha a sua privada sem qualquer objeto que não pertença a ela. O escoamento de uma privada irá entupir se você colocar objetos indevidos dentro dela. Por isso, tenha cuidado e não utilize a sua privada como uma lixeira. A privada não é o lugar para fio dental, toalhas de papel, papel, tampão higiênico, ou pontas de cigarro. Esses itens podem entupir o seu sistema de drenagem, principalmente se você tem um sistema de fossa séptica. A colocação de uma pequena lixeira perto da privada é uma boa maneira de lembrar os membros de sua família que existe um lugar certo para cada coisa. Explique a necessidade de se manter o sistema de drenagem limpo e peça a todos para cooperar. Se você utiliza uma fossa séptica, você deve limpá-la a cada três ou cinco anos. Não plante árvores ou arbustos com raízes profundas perto do seu sistema de drenagem já que essas podem danificar o seu encanamento.

Limpeza dos ralos na cozinha

Embora todos os ralos em sua casa sejam constantemente utilizados, a cozinha é o local que está provavelmente sendo constantemente utilizado – necessitando de uma limpeza dos ralos e manutenção freqüentes. Uma maneira simples de se manter a limpeza dos ralos é derramar alguns galões de água fervendo no ralo da cozinha todo mês. Isso é mais efetivo do que a água da pia porque é mais quente e assim ajuda a dissolver a gordura ou sabão acumulado. Fazendo isso regularmente, você terá que utilizar os desentupidores com menos freqüência. Se nesse ralo você também não colocar coisas que não pertencem a ele, você terá menos casos de limpezas emergenciais. Tais coisas inapropriadas incluem gorduras, banhas e café moído.

Limpadores químicos podem parecer uma solução fácil para a limpeza do ralo, mas, se você possui canos de metal, eles podem causar a corrosão deles. Existem limpadores de ralo que são seguros para o meio-ambiente e valem o investimento. Em suma, se você evitar que material orgânico e gordura caiam no seu ralo, você deve ter poucos problemas com o ralo que os seus desentupidores domésticos não possa resolver.

Desentupindo o chuveiro

Com os seus desentupidores de sucção e estilo cobra, você estará pronto a desentupir não somente os ralos da pia e privada, mas também os não tão comumente entupidos ralos do chuveiro. Antes de retirar as suas ferramentas, cheque a tampa sobre o ralo do chuveiro e se assegure que não tem cabelo bloqueando a saída de água. Se esse não for o caso, pegue uma lanterna, remova a tampa e ilumine o cano do ralo a fim de ver se tem algum cabelo aglomerado obstruindo o escoamento. Se esse for o caso, você pode remover o cabelo com uma ferramenta improvisada: um cabide de arame contorcido com seu gancho servindo para remover o cabelo acumulado.

Se isso não funcionar, coloque o desentupidor de sucção sobre o ralo e comece a trabalhar para cima e para baixo. Isso pode eliminar o bloqueio, mas, se não funcionar, tente o desentupidor estilo cobra. Insira o cabo de metal no ralo até que você encontre o bloqueio. Em seguida, gire o desentupidor em sentido horário até que ele agarre o que está obstruindo a drenagem. Continue a girar, retire o cabo com cuidado. Se tudo tiver dado certo, o material que estava obstruindo a passagem irá sair junto. Se nada disso funcionar, você provavelmente precisa da ajuda de um profissional.

Limpando um ralo de chão

Os ralos de chão recebem a água de itens como lava-roupas, aquecedores de água, e ar-condicionado centrais. Esses são normalmente encontrados na garagem ou no sótão. Eles operam com um longo cano de drenagem que pode acumular fibras das roupas, restos de sabão e bactérias que por fim se cristalizam dentro do cano causando entupimentos. Uma limpeza séria do ralo é necessária quando isso acontece. Para essa tarefa, um desentupidor elétrico estilo cobra é recomendado.

Se você não possui um desentupidor elétrico, não se preocupe. Você verá que o aluguel de um desses é bem fácil. Quando você o alugar, assegure-se que ele tenha pelo menos 16 metros de cabo a fim de facilitar o trabalho. Alugue um aparelho que tenha um interruptor de pé para que as suas mãos fiquem concentradas no trabalho de limpeza.

Remova a tampa que cobre o buraco do ralo e procure uma saída extra no encanamento. Essa será uma ramificação a mais designada para a limpeza. Se você encontrar um desses, utilize uma chave-inglesa para retirar a tampa e coloque o desentupidor estilo cobra no cano. Após inserir alguns metros do cabo no cano, ligue o aparelho. Com o motor girando no sentido horário, empurre o cabo até que ele encontre o bloqueio no encanamento. Nesse momento, coloque o motor em sentido anti-horário, recolha o cabo um pouco, volte para o sentido horário e insira mais cabo para dentro do cano. Continue esse movimento para frente e para trás até que o bloqueio seja eliminado. Remova o cabo, limpe o ralo com a água quente, e se lembre de tampar a ramificação extra de limpeza a fim de prevenir qualquer vazamento em sua residência.