Lipoescultura - Cuidados com pré e pós-operatório Cuiabá, Mato Grosso

Para ter uma vida saudável e cheia de energia é primordial que a pessoa esteja satisfeita com o próprio corpo. A lipoescultura e um procedimento que consiste numa lipoaspiração associada à modelagem do corpo. Saiba mais no artigo abaixo.

Jubert Sanches Cibantos Filho
(65) 3623-4023
Rua General Neves 111
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Magno Stefani Cezar
Av. Presidente Marques 437
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Med K Prod e Serv Médico Hospital e Laboratorial
(65) 3626-3997
av José Rodrigues do Prado, 252 Santa Rosa
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dulciyara Lopes, Drª
(65) 3023-9001
Tv Léo Edilberto Griggi, 75 Goiabeiras
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Draúzio Antônio Medeiros
(65) 3624-3713
av Isaac Póvoas, 1124
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Carlos Alberto A Maranhao
Av 31 - de Marco 889
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Dra Maria do Socorro Cirurgiã Plástico
(65) 3623-8521
r Cmte Costa, 1496 Revivere Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Magno Cézar
(65) 3623-5122
av Pres Marques, 441 Santa Helena-Quilombo
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Tiago, José S
(65) 3623-5986
r Cândido Mariano, 990 Quilombo
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
AR Distribuidora de Medicamentos e Produtos Hospitalares Ltda
(65) 3634-3637
av Pedro Pedrossiam,Gov, 388, Campo Velho
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Lipoescultura - Cuidados com pré e pós-operatório

Para ter uma vida saudável e cheia de energia é primordial que a pessoa esteja satisfeita com o próprio corpo. Para tanto, muitos buscam uma técnica que proporciona novos contornos e harmoniza a silhueta: a lipoescultura. Esse procedimento consiste numa lipoaspiração associada à modelagem do corpo. “A lipoescultura é um dos procedimentos mais utilizados no Brasil e nos Estados Unidos e propicia excelentes resultados. Porém, como todo ato cirúrgico, a sua indicação e execução devem ser realizadas com profissionais técnica e cientificamente habilitados.

Como todo método, são necessários cuidados no pré e no pós-operatório. Para esclarecer quais são as ações nestes importantes passos, Orlando Sanches, esteticista, cosmetólogo e dirigente da Pós-Op, clínica especializada em tratamentos pré e pós-operatórios indica o que fazer no antes e depois da lipoescultura.

Antes

É indicado aproximar-se do peso ideal, pois este fator colabora para um resultado otimizado da cirurgia. A orientação nutricional é a melhor opção para auxiliar nesse sentido.

- 15 dias antes: para minimizar o aparecimento de manchas roxas e inchaço, comuns no pós-operatório, recomenda-se passar duas vezes ao dia nos locais que serão aspirados alguns tipos de gel com arnica, vitamina K1 ou heparina.

Como a lipoaspiração representa um intenso trauma para o corpo, a drenagem linfática, pode ser uma grande indicação para os pacientes que já sofram por algum tipo de edema (inchaço) nas pernas. Caso contrário, sugere-se a realização de uma boa massagem manual que pode favorecer o retorno venoso e estimular o sistema vascular arterial, acelerando a microcirculação (que estará desfavorecida no pós-cirúrgico), além de agilizar a recuperação do local operado.

- Véspera: alguns médicos indicam a aplicação do Laser de Diodo de Baixa Potência, a mais recente novidade. Aplicado sobre o local que será operado, o laser tem a capacidade de colaborar com a saída da gordura da célula, facilitando sua aspiração durante o ato cirúrgico e diminuindo o trauma pós-operatório.

Depois

- 24 horas após a cirurgia: inicia-se as sessões de drenagem linfática manual, a principal aliada contra os incômodos do pós-operatório. É importante salientar que o profissional deve estar plenamente habilitado em procedimentos pós-operatórios, para não causar nenhum tipo de alteração indesejada na pele do paciente.

- Após 15 dias: utiliza-se também a drenagem linfática manual. Contudo, não é a única técnica a ser usada. Associa-se ao tratamento o ultra-som de 3 MHZ, que ajuda a dissolver fibroses – cicatrizes internas que formam um nódulo endurecido sob a pele.

Após 21 dias: a vácuo-terapia e a massagem manual são também recomendadas, pois ajudam a reposicionar a pele, melhoram a regularidade do tecido gorduroso e potencializam a ação da drenagem linfática e do ultra-som.

O uso das malhas compressivas também é de suma importância no pós-operatório, pois, além de reposicionar os tecidos "aspirados", evita o excesso de edema. Entretanto, vale frisar que o uso indevido deste tipo de acessório pode ocasionar “marcas” na pele, que talvez se tornem definitivas. Por isso, seu uso deve ser monitorado por equipe especializada em pós-cirúrgico de lipoaspiração.

Dicas finais: a sessão de Diodo Laser de Baixa Potência (dessa vez em outro comprimento de onda) age como um analgésico e antiinflamatório eficaz. Ainda no sentido de diminuir edemas e hematomas, alguns profissionais recomendam que o paciente tome glóbulos de arnica 48 horas antes da cirurgia e durante os 21 dias seguintes à operação.

Assim sendo, o tratamento pós-operatório não consiste apenas em cuidados técnicos como a Drenagem Linfática e equipamentos, mas também na supervisão constante do paciente durante o pós-cirúrgico, com o objetivo de evitar complicações.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica