Logotipo ou Símbolo? Barbacena, Minas Gerais

Esse artigo é sobre a estratégia de uso de Logotipo (apenas texto) ou Símbolo/Signo Gráfico para representar uma marca, produto ou serviço.Qual estratégia é melhor? Quando usar uma ou outra?

Ação e Promoção Ltda
(31) 3281-4988
av Contorno, 4045, An 1, Sta Efigênia
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Luz Publicidade Ltda
(31) 3222-8427
av Álvares Cabral, 397, An 11 Sl 1001, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
New Publicidade Ltda
(31) 2108-2205
r Antônio de Albuquerque, 237, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
AUTO MONOBLOCO ALINHAMENTO TECNICO
(35) 3422-3563
AV.PREFEITO OLAVO GOMES DE OLIVEIRA 2560
pouso alegre, Minas Gerais
 
Criação de Sites - Web Design em Betim - MG
(31) 2571-3159
Rua Santa Cruz 152 - Centro - Betim - MG
Betim, Minas Gerais
 
ROMUALDOFRANQUIA
031)30437785 -(31)98911448
RUA JULIO CORREIA PINTO -291
BELO HORIZONTE, Minas Gerais
 
For Pixel
(31) 3044-1203
av Londres, 163
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
COM ARTE PUBLICIDADE
3531-2428- 9545-2411
AV. DAS AMÉRICAS,37
BETIM, Minas Gerais
 
guia da noiva www.oguiadanoiva.com
(35) 8828-4820
jose piffer 165
poços de cldas, Minas Gerais
 
MADEARTE-Assentamentos de Portas e Janelas
(31)9916.4924 ou (31)8682.7900
R:OLINDA Nº205 CARAVELAS
IPATINGA, Minas Gerais
 
Dados Divulgados por

Logotipo ou Símbolo?

Apesar do título, esse artigo não é para discutir nomenclatura, se é logomarca, marca, logotipo, etc, apesar de eu concordar com a Ana Luísa Escorel em seu livro O Efeito Multiplicador do Design, que o termo logomarca é errado.

Esse artigo é sobre a estratégia de uso de Logotipo (apenas texto) ou Símbolo/Signo Gráfico para representar uma marca, produto ou serviço.

Qual estratégia é melhor? Quando usar uma ou outra?

Em linhas gerais, utilize um símbolo ou signo gráfico quando:



  • Seu nome for muito genérico, não traduz bem o posicionamento da empresa ou é fraco em personalidade.


  • Precisa de um emblema no produto (como um tênis, por exemplo).


  • É preciso ligar subsidiárias à matriz e por algum motivo não se pode ou não se quer utilizar nomes.


  • Tem ou pode investir em uma mídia abrangente, que ensine o público o que o símbolo significa.




Escolha um logotipo quando:



  • Seu nome for moderadamente diferente mas não ainda uma palavra familiar.


  • Desejar associar produtos ou filiais com a matriz mais claramente e diretamente do que um símbolo permite.


  • O investimento em comunicação for limitado e deve focar no reconhecimento do nome.




De qualquer forma, o uso de um logotipo ou um símbolo tem que estar de acordo com conceitos estudados pelo designer gráfico e com a estratégia da empresa. Até por isso, vemos várias marcas tendo seus elementos visuais alterados de tempos em tempos, para atingir os resultados desejados muitas vezes por mudança de estratégia interna, novas mídias, entre outras.

Sobre o Autor


Pedro Assumpção é pós-graduado em Design Gráfico, trabalha com Tratamento de Imagens, desenvolve sites utilizando Web Standards, Css e Php, mas acima de tudo tem Jesus Cristo como Senhor de sua vida. Possui um blog sobre design gráfico, tipografia e web standards chamado Codesignville. Seu Portfolio em Design Gráfico e Web Design pode ser conferido em Modena Design Studio. Atualmente mora em Blumenau, SC, Brasil.

Artigos.com