Logotipo ou Símbolo? Barbacena, Minas Gerais

Esse artigo é sobre a estratégia de uso de Logotipo (apenas texto) ou Símbolo/Signo Gráfico para representar uma marca, produto ou serviço.Qual estratégia é melhor? Quando usar uma ou outra?

Gráfica Rio Branco Ltda
(32) 3215-5624
r Bernardo Mascarenhas, 1027, Fábrica
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
POWER PLOTER COMUNICAÇÃO VISUAL
3636-9882 - 3022-3000
Rua Onofre Teixera, 335 São Benedito
Santa Luzia , Minas Gerais
 
Placas Lider Comunicação Visual
(35) 3713-1313
Rua José Edgar de Moraes ,85 Campos Elíseos
Poços de Caldas, Minas Gerais
 
Melhor de Passos & S/A Produções
(35) 3526-6381
Rua Ceará 1126-A
Passos, Minas Gerais
 
Criação de Sites - Web Design em Betim - MG
(31) 2571-3159
Rua Santa Cruz 152 - Centro - Betim - MG
Betim, Minas Gerais
 
OUTVISUAL
(32) 3237-2945
RUA MAURO PEREIRA DE ALMEIDA LOTA 19
JUIZ DE FORA, Minas Gerais
 
Óbvio Comunicação Social e Eventos Ltda
(33) 3277-9766
Rua Bárbara Heliodora, 399 - sala 712 - Centro
Governador Valadares, Minas Gerais
 
Engenho & Arte Comunicacao Ltda
(34) 3214-4101
av Izabel,Prsa, 478, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Agência Emp de Propaganda Ltda
(31) 3273-1318
r Bueno Brandão, 294, Floresta
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
tv alterosa /juiz de fora/tv alterosa divinopolis
37-99038024-32 37-88254137
rua alberto 79
juiz de fora, Minas Gerais
 
Dados Divulgados por

Logotipo ou Símbolo?

Apesar do título, esse artigo não é para discutir nomenclatura, se é logomarca, marca, logotipo, etc, apesar de eu concordar com a Ana Luísa Escorel em seu livro O Efeito Multiplicador do Design, que o termo logomarca é errado.

Esse artigo é sobre a estratégia de uso de Logotipo (apenas texto) ou Símbolo/Signo Gráfico para representar uma marca, produto ou serviço.

Qual estratégia é melhor? Quando usar uma ou outra?

Em linhas gerais, utilize um símbolo ou signo gráfico quando:



  • Seu nome for muito genérico, não traduz bem o posicionamento da empresa ou é fraco em personalidade.


  • Precisa de um emblema no produto (como um tênis, por exemplo).


  • É preciso ligar subsidiárias à matriz e por algum motivo não se pode ou não se quer utilizar nomes.


  • Tem ou pode investir em uma mídia abrangente, que ensine o público o que o símbolo significa.




Escolha um logotipo quando:



  • Seu nome for moderadamente diferente mas não ainda uma palavra familiar.


  • Desejar associar produtos ou filiais com a matriz mais claramente e diretamente do que um símbolo permite.


  • O investimento em comunicação for limitado e deve focar no reconhecimento do nome.




De qualquer forma, o uso de um logotipo ou um símbolo tem que estar de acordo com conceitos estudados pelo designer gráfico e com a estratégia da empresa. Até por isso, vemos várias marcas tendo seus elementos visuais alterados de tempos em tempos, para atingir os resultados desejados muitas vezes por mudança de estratégia interna, novas mídias, entre outras.

Sobre o Autor


Pedro Assumpção é pós-graduado em Design Gráfico, trabalha com Tratamento de Imagens, desenvolve sites utilizando Web Standards, Css e Php, mas acima de tudo tem Jesus Cristo como Senhor de sua vida. Possui um blog sobre design gráfico, tipografia e web standards chamado Codesignville. Seu Portfolio em Design Gráfico e Web Design pode ser conferido em Modena Design Studio. Atualmente mora em Blumenau, SC, Brasil.

Artigos.com