MARKETING NO FUTEBOL Barbacena, Minas Gerais

Todos sabemos que tudo que envolve o futebol é bem recebido pelo seu apreciador, desde as promoções e as vendas de material esportivo, até a publicidade e propaganda, bem como o preço cobrado, desde que acessível ao torcedor.Neste artigo demonstraremos a importância do marketing no futebol.

cooperb
032 99075592
pinheiro grosso
barbacena, Minas Gerais
 
VIP CRED EMPRÉSTIMOS
(31) 3827-9074
AV. SELIM JOSE DE SALLES, 768
IPATINGA, Minas Gerais
 
Namídia Propaganda
(31) 3398-7765
av Pref. Gil Diniz, 519 SL 101
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
BANDA NOVA FACCE
O34 3219 6245 0U 9209 5006 CARECA
UBERLANDIA MINAS
UBERLANDIA, Minas Gerais
 
nova eletronica
(32) 8858-9069
rua claudina de carvalho melo nº 110
muriaé, Minas Gerais
 
Cotral Fundações Ltda
(32) 3235-5139
r José Rafael de Souza Antunes,Dr, 575, Lourdes
Juiz de Fora, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Óbvio Comunicação Social e Eventos Ltda
(33) 3277-9766
Rua Bárbara Heliodora, 399 - sala 712 - Centro
Governador Valadares, Minas Gerais
 
Ação e Promoção Ltda
(31) 3281-4988
av Contorno, 4045, An 1, Sta Efigênia
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Amigos das Letras de Sete lagoas
(31) 3773-3767
Rua Rio Juruá 129
Sete Lagoas, Minas Gerais
 
Placas Lider Comunicação Visual
(35) 3713-1313
Rua José Edgar de Moraes ,85 Campos Elíseos
Poços de Caldas, Minas Gerais
 
Dados Divulgados por

MARKETING NO FUTEBOL

O futebol é o esporte que mais move multidões em nosso país, e, quiçá, no mundo.

Tal movimento evoluiu sobremaneira nos últimos anos, e muito disso se deve ao marketing que o futebol utiliza.

E não é para menos: o público-alvo é uma gama infindável de pessoas, de todas as classes sociais; a idéia já está pronta, desde que o futebol foi inventado; e o capital, que para muitos, não é necessário para a abertura de empresas e desenvolvimento de negócios, se bem aplicado neste esporte, só tende a gerar mais capital.

Tudo que envolve o futebol é bem recebido pelo seu apreciador, desde as promoções e as vendas de material esportivo, até a publicidade e propaganda, bem como o preço cobrado, desde que acessível ao torcedor.

De uns anos para cá, o torcedor está sendo encarado como consumidor, a ponto de, inclusive, ter sido criado o Estatuto do Torcedor, a fim de trazer benefícios a ele, que, em última análise, é o consumidor final do produto futebol.

Levando-se em conta que o futebol é um negócio, e que negócios precisam de, dentre outras coisas, uma boa estratégia de marketing para crescer e sobreviver, o marketing esportivo no futebol ganhou uma projeção que, ano a ano, vem aumentando no país.

Em razão disso, muitos profissionais de marketing têm se especializado em marketing esportivo, e não podia ser diferente, diante das peculiaridades que o mesmo possui.

No marketing futebolístico, são muitas entidades e pessoas envolvidas, tais como, clubes de futebol, federações, agências de eventos ligados ao futebol, e, é claro, os atletas.

O alcance do marketing futebolístico é tão grande, que pode ser visto desde alguma campanha de clubes para angariar sócios contribuintes, passando pelas promoções de outros produtos, com a presença de craques na divulgação, até as placas de publicidade nos estádios de futebol.

Também não se pode esquecer a divulgação de empresas e marcas nas camisetas dos jogadores, o chamado patrocínio, que também é uma forma de marketing.

Neste contexto, é necessário que as empresas desenvolvam trabalhos para modernizarem suas marcas, haja vista que os torcedores são fiéis aos seus times de coração. A Coca-Cola, a IBM e a American Express são exemplos de empresas que sempre modernizam suas marcas.

Não há como negar que o clube também é uma marca, que se alia a outra, que pretende divulgar seu nome, nas camisetas dos times de futebol, e nas propagandas, utilizando, para isso, o marketing. O clube deve estar atento que a marca, e tudo o que ela envolve, é seu maior patrimônio.

Os eventos ligados ao futebol também ganham uma força muito grande na divulgação das empresas, tanto dos clubes quanto dos patrocinadores. Exemplo disso são os eventos de lançamento de camisetas com novo design, que chamam a atenção do torcedor, que é o consumidor em potencial, tanto do clube quanto do patrocinador.

Também deve-se fazer grande investimento na comunicação, pois, apesar do futebol ser uma paixão nacional, sem uma comunicação direta, clara e simples, há o risco do esporte mais difundido no país ter reduzida a sua capacidade de expansão.

Por fim, existe um grande mercado que pode ser explorado por profissionais do marketing futebolístico, o qual, repito, requer especial atenção dos profissionais que querem nele trabalhar.

Sobre o Autor
Assuntos Empresariais, Negociação, Liderança e Jurídico

Artigos.com