MARKETING NO FUTEBOL Caucaia, Ceará

Todos sabemos que tudo que envolve o futebol é bem recebido pelo seu apreciador, desde as promoções e as vendas de material esportivo, até a publicidade e propaganda, bem como o preço cobrado, desde que acessível ao torcedor.Neste artigo demonstraremos a importância do marketing no futebol.

divulgação com resultado
(85) 4141-7953
alfredo de castro
fortaleza, Ceará
 
3Orbi Comunicação
(88) 9944-4139
www.3orbi.com.br
Juazeiro do Norte, Ceará
 
3Orbi Comunicação
(88) 9944-4139
Av. Dr. Floro Bartolomeu
Juazeiro do Norte, Ceará
 
Publycar Táxidoor Ltda
(85) 3088-9091
Av Santos Dumont, 1687 - Aldeota
Fortaleza, Ceará
 
Mla Freire Luzitex
(85) 342-3113
Garrote, 9
Caucaia, Ceará
 
Mister Colibri
(85) 9694-4837
Rua Mário Mamede, Fátima, Fortaleza/CE
Fortaleza, Ceará
 
Traços Design e Marketing
(85) 3082-1550
Rua Catão Mamede, 805 - Aldeota
Fortaleza, Ceará
 
Link´s Comunicações & Serviços
88 34373159 88 99956881
Av. Alaor Cavalcante Mota, 19
Tauá, Ceará
 
Visãopropag Bureau de Criação Corporativa
(85) 8840-0075
Andre Dallolio 530 Papicu
Fortaleza, Ceará
 
Alfa Gases Equip e Serv Ltda
(85) 342-1901
tv Visconde de Cauipe, 1750, Centro
Caucaia, Ceará
 

MARKETING NO FUTEBOL

O futebol é o esporte que mais move multidões em nosso país, e, quiçá, no mundo.

Tal movimento evoluiu sobremaneira nos últimos anos, e muito disso se deve ao marketing que o futebol utiliza.

E não é para menos: o público-alvo é uma gama infindável de pessoas, de todas as classes sociais; a idéia já está pronta, desde que o futebol foi inventado; e o capital, que para muitos, não é necessário para a abertura de empresas e desenvolvimento de negócios, se bem aplicado neste esporte, só tende a gerar mais capital.

Tudo que envolve o futebol é bem recebido pelo seu apreciador, desde as promoções e as vendas de material esportivo, até a publicidade e propaganda, bem como o preço cobrado, desde que acessível ao torcedor.

De uns anos para cá, o torcedor está sendo encarado como consumidor, a ponto de, inclusive, ter sido criado o Estatuto do Torcedor, a fim de trazer benefícios a ele, que, em última análise, é o consumidor final do produto futebol.

Levando-se em conta que o futebol é um negócio, e que negócios precisam de, dentre outras coisas, uma boa estratégia de marketing para crescer e sobreviver, o marketing esportivo no futebol ganhou uma projeção que, ano a ano, vem aumentando no país.

Em razão disso, muitos profissionais de marketing têm se especializado em marketing esportivo, e não podia ser diferente, diante das peculiaridades que o mesmo possui.

No marketing futebolístico, são muitas entidades e pessoas envolvidas, tais como, clubes de futebol, federações, agências de eventos ligados ao futebol, e, é claro, os atletas.

O alcance do marketing futebolístico é tão grande, que pode ser visto desde alguma campanha de clubes para angariar sócios contribuintes, passando pelas promoções de outros produtos, com a presença de craques na divulgação, até as placas de publicidade nos estádios de futebol.

Também não se pode esquecer a divulgação de empresas e marcas nas camisetas dos jogadores, o chamado patrocínio, que também é uma forma de marketing.

Neste contexto, é necessário que as empresas desenvolvam trabalhos para modernizarem suas marcas, haja vista que os torcedores são fiéis aos seus times de coração. A Coca-Cola, a IBM e a American Express são exemplos de empresas que sempre modernizam suas marcas.

Não há como negar que o clube também é uma marca, que se alia a outra, que pretende divulgar seu nome, nas camisetas dos times de futebol, e nas propagandas, utilizando, para isso, o marketing. O clube deve estar atento que a marca, e tudo o que ela envolve, é seu maior patrimônio.

Os eventos ligados ao futebol também ganham uma força muito grande na divulgação das empresas, tanto dos clubes quanto dos patrocinadores. Exemplo disso são os eventos de lançamento de camisetas com novo design, que chamam a atenção do torcedor, que é o consumidor em potencial, tanto do clube quanto do patrocinador.

Também deve-se fazer grande investimento na comunicação, pois, apesar do futebol ser uma paixão nacional, sem uma comunicação direta, clara e simples, há o risco do esporte mais difundido no país ter reduzida a sua capacidade de expansão.

Por fim, existe um grande mercado que pode ser explorado por profissionais do marketing futebolístico, o qual, repito, requer especial atenção dos profissionais que querem nele trabalhar.

Sobre o Autor
Assuntos Empresariais, Negociação, Liderança e Jurídico

Artigos.com