Máquina de Gelo Comercial Feira de Santana, Bahia

Gelo é água congelada – isto é, água que se solidificou ao ser exposta a temperaturas baixas. Uma substância que pode ser descrita como sendo transparente, cristalina, quebradiça, e praticamente sem cor. Existe em abundância nas extremidades do planeta e é praticamente inexistente na parte central do globo ao redor do Equador. Assim como eletricidade, o toque refrescante do gelo chegou a milhões de pessoas, não somente nas áreas desenvolvidas, mas nas partes em desenvolvimento também. Nós evoluímos muito desde os tempos romanos onde a neve era literalmente trazida das montanhas. Recentemente, os poderosos do Oriente Médio rebocaram icebergs a fim de trazer água gelada e refrescante para as regiões desérticas.

pamella
(74) 3612-7011
avenida joao paulo ll
juazeiro, Bahia
 
Condomínio Sun Flat Apart Service
(71) 351-0848
r Doutor Alberto Pondé, 279, s, Brotas
Salvador, Bahia
 
Barra Apart Service
(71) 264-6586
vl Caravelas, 237, Fazenda Grande Do Retiro
Salvador, Bahia
 
Casa dos Filtros
(71) 312-3003
av Fernandes da Cunha, 73, Mares
Salvador, Bahia
 
Pczoon Tec de Ozonizadores Bebedouros Purificadores de Água
(71) 375-4354
av Aecio, 30
Salvador, Bahia
 
Condomínio The Plaza Residence Service
(71) 331-6090
av Ademar de Barros, 58, Ondina
Salvador, Bahia
 
Agade Ind e Com
(71) 392-2294
est Campinas, 14, a
Salvador, Bahia
 
Maria A Ribeiro
(71) 230-5052
r Professor Pinto de Aguiar, 40, Boca Do Rio
Salvador, Bahia
 
Wilson C Araújo
(71) 379-5253
lt Varandas Tropicais, 4, 5 lj 6
Lauro de Freitas, Bahia
 
Gelo Real
(71) 315-2387
r Imperador, 379, Calçada
Salvador, Bahia
 

Máquina de Gelo Comercial

Importância

Gelo não é mais um luxo e prerrogativa de algumas pessoas, graças aos avanços tecnológicos e as atividades comerciais. Afinal de contas, a disponibilidade máxima de uma certa comodidade é um interesse de todo o comerciante. Em outras palavras, comércio significa a expansão de mercados. Assim sendo, gelo se tornou em um objeto acessível para a grande maioria ao redor do globo. Por que gelo é tão importante no comércio atual? Primeiramente, ele é usado como um preservativo de comidas processadas, além de ter muitos usos em organizações de pesquisa. Em segundo lugar, é uma comodidade essencial para a geração moderna que tem uma grande paixão por sorvetes. Por isso, fazedores de gelo são essenciais para as indústrias recreativas, de saúde, mercearias, lojas de conveniência, hotéis e residências que gostam de receber convidados para pequenas festas e recepções. Não é raro que festas domésticas se estendam para o quintal dos fundos da casa, e nesses momentos máquinas de gelo comerciais são úteis na criação de drinques, coquetéis e obviamente nas sobremesas regadas com sorvete.

Fatores favoráveis

Quando estiver pesquisando por uma máquina de gelo comercial para os seus propósitos empresariais, quais pontos devem ser considerados? Em primeiro lugar, com decorações diferentes se tornando cada vez mais importantes, não existe a necessidade de esconder a sua máquina em algum lugar. Ela provavelmente adicionará um algo a mais na sua decoração se for deixada na frente de todo mundo. Em segundo lugar, escolha uma máquina que te economizará em custos com a limpeza e ainda evite o acumulo de bactérias. Existem modelos que limpam o sistema de distribuição de água em apenas meia-hora. A unidade de limpeza é construída de forma que fique acoplada ao restante da máquina. Em terceiro lugar, não hesite em comprar uma máquina que custe um pouco mais e seja de uma marca conhecida, de preferência com um selo de aprovação governamental. Se pergunte: qual tipo de cubos eu quero? Cubos de gelo no formato rhomboid são de fácil utilização e perfeito para a criação de drinques e congelamento de objetos. Alguns modelos conseguem criar de sessenta a novecentos quilos de gelo por dia. Existe a opção de três tamanhos de cubo. Por último, se assegure de que o modelo escolhido seja a solução correta a fim de trazer volumes grandes de gelo que serão consumidos em drinques. As entradas devem permitir acesso fácil ao equipamento que dispensa o gelo para assim permitir a limpeza se necessário.

Manutenção

Apesar de todos as garantias com relação à manutenção, existem algumas regras que se aplicam em todos os casos. Afinal de contas, máquinas são extensões de nossas mãos porque, de um jeito ou de outro, você terá que usar as suas mãos no processo e manutenção da criação desse gelo. Independente do tamanho, máquinas comerciais precisam de limpeza interior e exterior se você deseja que ela possua uma vida longa e eficiente. Entretanto, sempre siga as instruções do fabricante. Limpe os parapeitos e juntas da porta. Se assegure de que a temperatura está no nível correto. Não se certifique que a máquina está funcionando somente escutando o som do motor. Se a temperatura oscilar, então o condensador interno precisa de manutenção. Condensadores sujos podem afetar a operação. Limpe com um aspirador os condensadores, mas sempre se lembre de seguir as instruções do fabricante.

Odores

Odores não são só ofensivos, mas representam um sinal de aviso que algo não está bem – bactérias estão se multiplicando. Quando comidas estragam, o odor persiste. Esse odor pode até mesmo persistir após o descarte do material estragado. Primeiramente, lave o interior da unidade com bicarbonato de sódio diluído em água quente. Esfregue com um tecido limpo as juntas, prateleiras, laterais e porta. Por uns dois dias, permita que a máquina receba um pouco de ar livre e fresco. Em outras palavras, areje a máquina. Utilize uma máquina reserva durante esse período. Coloque um pouco de café moído e bicarbonato de sódio no fundo da máquina, ou coloque uma solução aberta de bicarbonato dentro da unidade. Depois, no interior, mantenha uma mecha de algodão encharcada com baunilha. Feche a porta e mantenha-a assim por vinte e quatro horas. Você também pode utilizar produtos comerciais de limpeza, mas é sempre bom saber os métodos tradicionais que são normalmente menos tóxicos.

O processo

Algumas centenas de anos atrás, gelo não era tão facilmente encontrado na maioria das partes do mundo. Em lugares quentes, blocos grandes de gelo eram importados de áreas geladas do mundo. Naturalmente, o preço do gelo era caro. Entretanto, não existia outra opção. Hoje em dia, tudo mudou. Existem inúmeras maneiras de se configurar uma grande máquina de gelo comercial. Precisa-se de um sistema de refrigeração, alguma fonte de água, e alguma forma de se coletar o gelo que é formado. Um dos sistemas mais simples em uso no mundo profissional é uma bandeja metálica grande para os cubos que fica colocada verticalmente. Essa bandeja metálica de gelo é conectada ao um grupo de canos trocadores de calor. Um compressor movimenta um fluído refrigerante em um ciclo contínuo de condensação e expansão. O que acontece é que compressor força o fluído refrigerante através de um tubo estreito onde ocorre a condensação. Em seguida, o compressor solta esse fluído em tubo mais largo onde ocorre uma expansão. O processo de compressão do fluído refrigerante aumenta a sua pressão fazendo com que sua temperatura aumente. Na medida que o fluído passa pelos tubos estreitos, ele perde calor para o ar externo e se condensa em liquido. Quando o fluído comprimido passa pela válvula de expansão, ela se expande até se tornar um gás. Esse processo de evaporação recolhe energia calórica dos canos metálicos e do ar ao redor do refrigerante. Isso gela os canos e a bandeja que está conectada. A máquina de gelo possui uma bomba de água que derrama essa água sobre a bandeja gelada. Na medida que a água flui sobre a bandeja, a água congela e forma os cubos de gelo nas partes vazias da bandeja.

Cubos de gelo

Nas máquinas de gelo comerciais, cubos de gelo são formados nos sistemas refrigerados como discutido acima. Desse modo, camadas de água são congeladas e gelo transparente é formado. Quando o processo de congelamento é feito todo de uma vez só, como em uma máquina de gelo doméstica, o gelo não é transparente. Depois de um determinado tempo, a máquina de gelo aciona uma válvula de solenóide conectada aos tubos trocadores de calor. A mudança na válvula muda o trajeto do fluído refrigerante. O compressor não forca o gás aquecido através do tubo estreito e, ao invés disso, força o gás através de um tubo mais amplo. O gás quente retorna ciclicamente para o evaporador sem condensar. Isso causa faz com que os canos e a bandeja se aqueçam e os cubos de gelo se soltem. Em seguida, o recipiente de gelo é adernado para que os cubos possam deslizar até um pote de coleção abaixo. Alguns modelos possuem um cilindro que dá um pequeno empurrão e assim faz com que os gelos se soltem. Esse sistema é bastante popular em restaurantes e hotéis grandes. O cubo vem com formatos e tamanhos padrões. Outro tipo de negócio como mercearias e pesquisa científica requer pedaços de gelo triturados que sejam menores a fim de embalar materiais perecíveis.

Máquinas de gelo triturado

Máquinas de gelo triturado são outra variedade dessas máquinas comerciais. Essas funcionam com o mesmo princípio, mas possuem um elemento adicional que se chama o triturador de gelo. Essa máquina utiliza um grupo de tubos trocadores de calor e um jato de água que cria uma camada de gelo. Nesse caso, os tubos são colocados dentro de um grande cilindro metálico. A água passa pelo cilindro e por suas beiradas. Essa água passando gradualmente cria uma coluna grande de gelo que abraça o cilindro externamente e internamente. A válvula de solenóide solta um gás quente nos tubos de refrigeração e, após algum tempo, o gelo solto cai até o triturador abaixo. Esse quebra o gelo e, dependendo do mecanismo, o quebra em lascas maiores ou menores. Desse modo, nós vemos que esse sistema de refrigeração basicamente também cria uma camada de gelo e um sistema de coleta.

Segurança

Normalmente, quando falamos sobre máquinas de gelo comercial, nós tendemos a esquecer que, em fato, gelo é comida. Geralmente, ignoramos esse fato. Por isso, a importância de uma máquina de gelo é redobrada. Essas máquinas estão lidando com uma questão que é muito importante para a saúde humana. Conseqüentemente, independentemente do modelo da máquina de gelo, certos conceitos básicos devem ser observados. Por exemplo, toda vez que a porta da máquina é aberta existe a possibilidade de contaminação. O garçom retirando o gelo pode ter se esquecido de lavar as mãos após limpar uma mesa ou manusear o frango. Se esse for o caso, existe uma boa possibilidade de contaminação por micro-organismos. Os recipientes utilizados para o transporte e armazenamento de gelo devem ser usados para esse propósito unicamente. Coloque um rótulo, “Somente Gelo”. Assim mesmo, se assegure que cada recipiente seja limpo depois de cada operação. Em seguida, existe uma boa possibilidade que algum vidro quebrará próximo ao gelo. Os dois são muito parecidos e os perigos são bem óbvios. Mesmo em empresas pequenas, é importante ter mais de uma máquina disponível. Por último, deve existir uma preocupação com o local da máquina – mantenha a máquina o mais longe possível da lixeira, porta dos fundos e lugares onde a comida esteja sendo preparada.

Modelos

Máquinas de gelo comerciais estão disponíveis em uma variedade de modelos. Existem modelos para balcão ou máquinas maiores que ficam em pé sozinhas. Algumas podem ficar sobre uma máquina de refrigerante e assim derramar o gelo convenientemente no recipiente. Essas unidades economizam no trabalho e garantem que o cliente tenha o gelo que ele precisa. Unidades para produção de gelo em volume maior são especialmente designadas a carregar o gelo diretamente em baldes e carrinhos. Gelo em formato de nugget (i.e. arredondados e pequenos) estão se tornando cada vês mais populares porque demoram mais a derreter e consomem menos água e eletricidade. Máquinas de gelo grande produzem de 130 quilos até 900 quilos de gelo em 24 horas. Essas estão disponíveis com larguras entre 22 e 48 polegadas. Alguns modelos podem ser empilhados e assim podem dobrar a produção diária. Máquinas de gelo que ficam abaixo do balcão podem fazer de 40 a 90 quilos de gelo por dia em 24 horas. Essas normalmente cabem em espaços com mais ou menos 40 polegadas de altura. Máquinas novas de gelo tipo nugget podem produzir quantidades maiores de gelo. A capacidade de armazenagem é menor, mas a eficiência é bem maior. A distribuição inclui três opções: somente gelo, somente água, e uma combinação de gelo e água. Modelos com capacidade alta são apropriados para parques temáticos, cozinhas institucionais, cassinos, entre outros. A produção de gelo varia entre 650 e 850 quilos de gelo por dia. Existe a opção de escolha entre o método de condensação: ar, água ou ar-refrescado em uma unidade externa. Condensação feita através de ar-refrescado que não requer água adicional funciona melhor em ambientes onde a temperatura não excede os 26 graus Celsius. Em regiões mais quentes, o condensador externo de ar pode ser instalado em um telhado. Isso simplifica a limpeza e manutenção, além de reduzir o calor interno que requer mais dos sistemas de ar-condicionado. Quando uma unidade sobre o telhado não é possível e a temperatura excede o limite permitido, um operador pode criar um condensador independente que funciona com água-refrescada. Entretanto, deve-se considerar que isso aumentará os gastos com as instalações hidráulicas.