Modelação Corporal Cuiabá, Mato Grosso

Modelação Corporal é o ato de modificar uma parte específica do corpo humano atravéz de cirurgia plástica. Quer você esteja considerando lipoaspiração ou tummy tuck (termo em Inglês para cirurgia que enrijesse a região abdominal), é importante ter pelo menos uma noção dos custos, riscos e complicações envolvidas na cirurgia.

Naíra Domingos Sé
(65) 3322-2504
Rua Rua dos Líriosº 525
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Clínica Médica Mady Ltda
(65) 3625-1491
r Manoel Ramos Lino, 223, Coophamil
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Center Med
(65) 3023-6666
r Gago Coutinho, 359
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Antônio M Silva
(65) 3321-4451
r Joaquim Murtinho, 940 Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Center Clin
(65) 3321-5658
r Br de Melgaço, 2403
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Eliane Solange de Souza Pires
(65) 3617-1688
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Medicina de Família e Comunidade

Dados Divulgados por
Ângela Cristina Fanzeres Monteiro Fortes
(65) 3621-1806
r Dr Clóvis Corrêa Costa, s/n c 201
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cardioclin
(65) 3027-3040
r Joaquim Murtinho, 551
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Castro, Maria C D
(65) 3321-5658
r Br Melgaço, 2403
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Audimet Auditoria em Saúde e Medicina do Trabalho
(65) 3321-8725
r Des José Mesquita, 303 Araés
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Modelação Corporal

Informação - Modelação Corporal

Modelação Corporal é a forma de cirurgia plástica praticada por profissionais qualificados com o intuito de reparar ou melhorar partes específicas do corpo. Um paciente interessado em modelação corporal pode desejar fazer um tummy tuck (enrijessimento abdominal), uma cirurgia na região das coxas, dos braços, uma lipoaspiração, levantamento nos seios, redução de seios ou em alguns casos, todas as cirurgias mencionadas. Pacientes se submentem a modelação corporal na intenção de avolumar ou aperfeiçoar a aparência, para corrigir defeitos físicos de nascença ou defeitos corporais resultantes de ferimentos.

Procedimentos de modelação corporal são importantíssimos e nunca devem ser substimados. Muitos procedimentos devem ser cogitados quando se considera fazer uma modelação corporal, incluindo riscos, custos e benefícios. De maneira alguma a modelação corporal deve ser considerada um procedimento comum para todos. No passado, modelação corporal era a última opção: o procedimento era aplicado após o paciente ter perdido uma dramática quantia de peso e era encarado com o problema de perda excessive de péle ou eram procedimentos cirúrgicos para reparar defeitos físicos irreparáveis por qualquer outro meio. Atualmente, mais e mais pessoas estão submentendo-se à modelação corporal para melhorar suas aparências e aperfeiçoar a auto-estima.

Procedimentos de modelação corporal não são executados tipicamente em pessoas extremamente jovens. A razão pela qual a modelação corporal é aplicada mais frequência em adultos é porque o corpo de indivíduos jovens, como os adolescentes, ainda está em desenvolvimento. Além disso, o paciente deve ser adulto o suficiente para entender tudo o que se envolve no processo de modelação corporal: os riscos, tanto quanto os benefícios. Também, os pacientes devem entender que os procedimentos de modelação corporal não são poções mágicas: eles não criam curas instantâneas para problemas sociais e eles não estabelecem uma solução para a vida.

Tipos de Modelação Corporal

Há diversos procedimentos que se encontram sob a definição de modelação corporal. Cada procedimento de modelação corporal têm seus respectivos riscos e benefícios. Além do que o custo dependerá da quantidade de trabalho necessária.

Lipoaspiração é uma das formas mais populares de modelação corporal. Primeiro, a lipoaspiração pode ser executada como um procedimento único. Muitas vezes, no entanto, a lipoaspiração é utilizada em conjunto com outros procedimentos de modelação corporal. A lipoaspiração utiliza uma máquina à vácuo que suga a gordura do corpo. Em alguns casos, as células de gordura são transformadas em líquido com o uso de uma ferramenta cirúrgico chamada ULA, ou uma lipoplastia Ultra-sônico-Aspirativa. O líquido é então sugado do corpo. A lipoaspiração demora em média duas horas e é

realizada enquanto o paciente é colocado para dormir através de uma anestesia geral ou local.

Cirurgias nos braços são outra tipo de modelação corporal na qual a forma do ante-braço é reconstruida. O nome de uma cirurgia no braço é conhecido por braquioplastia e é um procedimento para eliminar o excesso de pele e gordura na região do ante-braço e axila. A pele é levantada e o exesso é removido. A área, incluindo o músculo, é então contraída para dar ao braço uma aparência firme. Cirurgias nas coxas têm um procedimento semelhante no qual o excesso de pele é removido da área das coxas e das nádegas. Seguindo, a região é contraída, deixando uma aparência mais atraente e uma coxa mais sólida. Ambas cirurgias, nos braços e nas coxas, variam em termo de duração: maior o trabalho necessário, maior será a duração. Um cirurgião professional pode informar ao paciente a estimativa de duração de sua cirurgia.

Mais procedimentos de Modelação Corporal

Cirurgias nos seios são procedimentos de modelação corporal comuns nas mulheres. Uma cirurgia de seios é frequentemente feita em mulheres que perderam uma grande quantia de peso ou em mulheres de idade avançada, na qual os seios tendem a cair. O procedimento da cirurgia de seios pode reverter os efeitos do envelhecimento. Deve-se esclarecer que a cirurgia nos seios é diferente da cirurgia de aumento de seios onde emplantes são utilizados. Normalmente, as cirurgias nos seios requere que o cirurgião remova o excesso de pele e enrijessa a área, resultando em uma aparência firme dos seios.

Uma cirurgia de levantamento dos seios pode demorar aproximadamente três horas e é um procedimento em que a paciente não precisa ficar hospitalizada. É realizado com a paciente sob anestesia geral e, na maioria dos casos, o cirurgião encaminha a paciente para casa após o termino. Mesmo que a cirurgia melhore a aparência dos seios, o procedimento talvez tenha que ser repetido no futuro, na m

edida que os efeitos variam de um paciente para o outro.

O enrijessimento abdominal (tummy tuck) é também considerado um procedimento modelador. A pele excessive é removida da área do abdómen. A pele remanescente é esticada e a area é costurada. O procedimento resulta em um abdómen de aparência mais suave, e no desaparecimento de estrias. Além do que, as roupas terão um melhor caimento no corpo do paciente, o qual será mais confiante sobre sua aparência.

Um procedimento de modelação corporal menos comum é a cirurgia de redução do tórax masculino. Alguns homens desenvolvem o tórax naturalmente, tornando-os muito tímidos. O paciente pode ter o tecido em excesso removido, tal que eles possam se sentir mais confiantes sobre sua aparência. Em um período de uma hora, o paciente pode estar no processo de aparentar e se sentir fantástico.

Candidatos à Modelação Corporal

Pessoas que perderam uma considerável quantidade de peso são os principais candidatos aos procedimentos de modelação corporal. Perder peso é apenas meio caminho andado: normalmente o corpo ainda apresenta seqüelas do excesso de peso: estrias despercebidas, excesso de pele e áreas do corpo sem curvas. Devemos esclarecer que os pacientes devem perder todo o peso que eles pretendem perder e manter tal meta por um extenso período de tempo antes de se submeter à uma cirurgia de modelação corporal. Seis meses a um ano é um bom período de tempo para as pessoas esperarem antes de fazer tais cirugias.

Indivíduos buscando aperfeiçoamento corporal são candidatos perfeitos para a modelação corporal. O procedimento não é milagroso; mesmo que faça o paciente sentir-se certamente melhor quanto a sua aparência, ainda não é perfeito. Cicatrizes serão deixadas em alguns casos e o procedimento não é algo que todos possam apreciar ou perceber. Lembre-se, procedimentos de modelação corporal são destinados para o bem estar do paciente e não para impressionar os outros.

Pessoas saudáveis que estão descontentes com sua aparência corporal são bons candidatos para procedimentos de modelação corporal. Isso iclui idivíduos maiores de idade. O termo “saudável” é certamente duplo: o paciente deve estar fisicamente e mentalmente saudável antes de submeter-se à uma cirurgia. Entretanto, o paciente deve ser psicológicamente saudável: indivíduos com noções distorcidas de seu corpo não devem fazer cirurgias estéticas.

Riscos

Todo procedimento cirúrgico está associado com alguns riscos e é importante que os pacientes tenham conhecimento de tais riscos. Juntamente com os efeitos colaterais, há mais riscos que podem se tornar graves se não tratados. Sabendo-se os sintomas e sinais associados à cada risco, o paciente pode reduzir a possibilidade da ocorrência de tais problemas. O cirurgião deve conscientizar o paciente de todos os riscos e o que pode e não pode ser feito a seu respeito.

No geral, a maioria dos procedimentos de modelação tem efeitos colaterais comuns. Ematomas, inchasso, perda temporária de sensibilidade, contração, disconforto, ardor, e vazamento natural são os efeitos colaterais compartilhados na maioria dos procedimentos cirúrgicos. Os efeitos mencionados acima não deveriam preocupar em demasiado o paciente. Entretanto, sofrimento prolongado dos mesmos devem ser comunicados com seus médicos. Disconforto por longo período de tempo pode ser uma indicação de uma infecção ou recuperação imprópria.

Uma vez que a modelação corporal requere que o cirurgião faça uma incisão no corpo, o risco de infecção está sempre presente. Alguns cirurgiões prescreverão automaticamente um antibiótico como uma medida primária, enquanto outros não o farão. O paciente deve discutir os riscos de infecção com o seu cirurgião.

Cicatrizes é definitiva na maioria dos procedimentos. Pode-se dizer que as cicatrizes diminuirão, mas não desaparecerão por completo. Algumas cicatrizes podem ser suaves, enquanto outras podem ser maiores. Além de que, se a área da incisão não sarar propriamente, podera ficar comprometida—em outras palavras, as cicatrizes podem se tornar piores que o normal. Se isso acontecer, uma outra circurgia pode ser necessária para reparar o tecido danificado.

Recuperação

Todos os vários procedimentos de modelação corporal têm seus respectivos tempo de recuperação. O tempo de recuperação é afetado pela habilidade de cura de cada paciente, a disposição de cada um para seguir as sugestões médicas, o tamanho da cirurgia, e a condição da saúde do paciente. Todos têm seu próprio tempo para sarar, mas há uma média em que se é esperado que o corpo se recupere de tais cirurgias.

Lipoaspiração é um procedimento do qual o paciente pode se recuperar relativamente rápido. Pacientes podem esperar retornar a trabalhar em duas à três semanas. Uma recuperação total pode demorar até seis meses. Em comparação, a recuperação de uma cirurgia de levantamento dos seios ocorre num curto período de tempo. O paciente pode a retornar a trabalhar em 10 à 14 dias. As cicatrizes demoram um pouco para diminuir. De seis a dezoito meses dependendo do paciente.

Cirurgias de redução do estômago são mais prolongadas e são procedimentos de modelação corporal que exigem no mínimo 14 à 21 dias de recuperação pós-operatória. O paciente pode daí retornar a trabalhar, mas as cicatrizes demoram até dois anos para diminuirem. As cirurgias no ante-braço e nas coxas exigem um tempo parecido de recuperação. Finalmente, a cirugia de redução dos seios para homem têm um tempo 5 à 7 dias no total. O paciente pode se sentir completamente recuperado em três meses. Pacientes podem garantir uma recuperação rápida se tomarem todas as medicaço?s prescritas e não exagerem fazendo algo após uma modelação corporal. Os pacientes devem ter uma atitude positiva para retornar as suas atividades normais, mas isto não é algo que pode ser forçado, particularmente após um procedimento cirurgico. O paciente deve dar a si mesmo tempo para melhorar, oferecendo ao seu corpo a paciência que merece.

Custos

O custo de uma modelação corporal varia de acordo com o cirurgião selecionado.O trabalho necessário vai definir quanto o procedimento irá custar. Em adição, se o paciente escolher mais de um procedimento os custos podem acumularem rapidamente.

Ainda, se o procedimento é apenas cosmético não necessariamente será coberto pela seguradora médica.

Alguns pacientes pagam por tudo em dinheiro. Outros optam por financiar os custos da cirurgia. Empréstimos pessoais e báncarios são maneiras comuns de pagar pela cirurgia. Alguns cirurgio?s oferecem opço?s de financiamento para seus pacientes em potencial para ajudar a cobrir as despesas.

O custo da modelação corporal é um grande fator de consideração para os pacientes e ainda uma grande razão para se pensar muito bem antes de submeter-se a tais procedimentos. Empréstimos podem endividar o paciente por muitos anos. O paciente, por essa razão, deve avaliar seu orçamento devidamente. Defeitos de nascença ou lesões duradouras que causam risco ao paciente poderão ser cobertos pelos seguros de saúde médica. O paciente terá que contactar sua seguradora para verificar o que é coberto pelo plano.

Cirurgiões

As pessoas devem buscar por cirurgiões altamente qualificados quando considerarem submeterem-se a cirurgias. É indicado aos pacientes considerarem cirurgio?s que tenham no mínimo cinco anos de experiência antes de se submeterem a uma cirurgia. Os pacientes podem encontrar cirurgiões qualificados através da Federação Brasileira de Cirurgia Plástica.

Cirurgiões qualificados devem ser amigáveis, compreensivos, honestos e informativos. O candidato a fazer modelação corporal não deve sair da primeira consulta com assuntos pendentes, perguntas não respondidas ou um sentimento de incerteza sobre a cirurgia considerada. O cirurgião deve estar disposto a oferecer uma avaliação honesta sobre o paciente, um plano de tratamento, instruções claras sobre as normas do consultório, e informações sobre os perigos, consequências e custos.

O candidatos à cirurgia não devem estar receosos de perguntar ao cirurgião coisa alguma. Pacientes têm o direito de saber sobre a experiência de seu cirurgião, se são diplomados, e suas referências. Um cirurgião deve estar disposto a compartilhar gratuitamente as informações requeridas. Caso contrário, o paciente deve procurar outro cirurgião disposto a se comunicar mais abertamente.

Pacientes devem evitar cirurgiões que prometem resultados milagrosos. Um bom cirurgião será honesto sobre as expectativas e realista sobre tudo. Além de que, o paciente deve ser igualmente realista em termos de expectativas.

Sugestões para se perguntar ao cirurgião

Há perguntas comuns, as quais todos os pacientes deveriam perguntar na primeira consulta com um cirurgião plástico. Pacientes devem perguntar qual o custo da cirurgia, se o hospital cobra alguma taxa extra e se o cirurgião é membro de alguma organização médica especial. Outras perguntas como o resultado final da cirurgia, o que acontecerá no decorrer da cirurgia, e quanto tempo levará a recuperação.

Um paciente também deve perguntar sobre consultas posteriors. Quantas consultas serão necessárias no total? Consultas posteriors são cobradas à parte ou estão inclusas no total? Além de, se o paciente tem alguma dúvida sobre as instruções pós-cirúrgicas, é uma boa idéia esclarecê-las. Um paciente deve saber quando podera retornar ao trabalho e às atividades regulares. A maioria das perguntas serão respondidas durante a primeira consulta e na consulta pré-operatória. ]Ambas consultas são para avaliar o paciente e tratar dos seus problemas e interesses. Um paciente deixado com qualquer dúvida após as consultas não deverá submeter-se ao procedimento cirúrgico até que todas as dúvidas sejam própriamente esclarecidas.