Música Latina Brasília, DF

Há pouco tempo, entender sobre salsa significava visitar a mercearia local e percorrer as prateleiras de comida hispânica. Hoje com a ascensão de shows como o “Dançando com as Estrelas”, entusiastas da dança e pessoas que passam muito tempo em frente à televisão estão envergonhando a música latina e a salsa que eles naturalmente acompanham.

PRODUO - Ginástica Laboral Acessibilidade Ergonomia Brasília DF
(61) 9236-7567
SMLN, tr 2, 90T
Brasíia, DF
 
UK IDIOMAS
(61) 3321-8341
SDS (CONIC) Ed. Venâncio VI Sala 405
Brasília, DF
 
Academia de Música Tempo
(61) 233-8519
r Cruzeiro Center, 20, Cruzeiro
Brasília, DF
 
Central Letreiros
(61) 372-0047
r Eqnn, 18, bl e lj 5
Brasília, DF
 
Won World Music
(61) 345-4082
r CLS, 315, bl a lj 19
Brasília, DF
 
ESCOLA MONTÊMINE
(61) 3475-6638
QNJ 52 LOTE 04
TAGUATINGA, DF
 
PRÓ-EDUCAR - ESCOLA TÉCNICA
061 3563 1752
QNA 41 LOTE 03
BRASÍLIA, DF
 
Discodil
(61) 326-9369
r Sdn Cnb Etapa I LJ, 2045
Brasília, DF
 
Pro Tec Com e Imp
(61) 327-3150
r Scn Q, 1, sl 512, Asa Norte
Brasília, DF
 
Casa Milano Musical
(61) 328-1452
r Scn, 6, bl a lj 81 w, Asa Norte
Brasília, DF
 

Música Latina

Música Latina

Há pouco tempo, entender sobre salsa significava visitar a mercearia local e percorrer as prateleiras de comida hispânica. Hoje com a ascensão de shows como o “Dançando com as Estrelas”, entusiastas da dança e pessoas que passam muito tempo em frente à televisão estão envergonhando a música latina e a salsa que eles naturalmente acompanham. Se você está interessado em aprender mais sobre dança e música latina – ou apenas desfrutar das batidas tropicais da música espanhola – a compreensão das diferentes características dos estilos quentes irá assegurar que você é um entusiasta de todas as coisas latinas.

Claro, para nossos ouvidos estrangeiros, música espanhola e latina podem soar iguais. Em muitos sentidos, também, elas são similares. Entretanto, cada tipo musical carrega consigo um estilo, origem e gosto único. Apesar disso, não se pode ignorar o impacto que a chegada do espanhol teve sobre o estilo do som da música latina. Como resultado, a música latina vêm de muitas influências do estilo tradicional espanhol. Você está errado usando o termo "música espanhola" e "música latina" concomitantemente? Tecnicamente, sim. Música espanhola pode ter influenciado a ascensão da música latina, mais têm estilo e som próprio marcado por regiões específicas da Espanha e Europa.

Estilo da Música Latina

Como foi mencionado, o som espanhol contribuiu bastante para o som global da música latina. Porém, o que faz esse estilo de música tão único é a combinação de vários sons provindos de diferentes países. Apesar de existem opiniões controversas sobre as origens e gostos da música latina. O consenso geral é que esse estilo é feito a partir de uma combinação de sons espanhóis, africanos, europeus e dos latinos-americanos.

# Hoje, a música latina é popular em todo o mundo, particularmente na sua terra natal – América Central e do Sul, México, e Cuba. Entretanto, muitos países como o Japão estão adotando este estilo contagiante.

O que faz disso latino?

Baseado no estilo da música espanhola que têm dez linhas com oito sílabas cada, a música latina também depende de muitos poli rítmos africanos. Essas são as batidas que dão à música latina um estilo único. Entretanto, muitos desses poli ritmos sozinhos não fazem um único som.

Enquanto a música espanhola pode ser a origem da música latina, elas são diferentes. Ambas mostram elementos do estilo africano. É a soma do estilo europeu que adiciona o ingrediente único da música latina. Hoje, existem literalmente centenas de estilos de música latina, com cada país de língua espanhola acrescentando o seu própria interpretação.

Tipos de Música Latina

Enquanto a salsa é uma das interpretações mais popular do estilo latino, está longe de ser o único. Com melodias latinas percorrendo tantos cantos do mundo por um período tão longo, é natural que diferentes regiões tenham adaptado diferentes facetas para seu estilo local. Interessado em conhecer alguns estilos diferentes? Considere esses:

Bossa Nova - Culpe os brasileiros por este estilo energético que tem ganhado popularidade internacional. Baseado no samba tradicional, essa música têm menos percussão do que a típica música latina, mas é muito mais intrigante (e complexa) liricamente. Tamboris e percussão não fazem parte da bossa nova, mais violão, piano e vocais fazem. Tipicamente, o vilão proporciona a batida do estilo musical, criando um rítmo suave.

Tango - Um dos sons mais reconhecidos (e dançados) no mundo, foi um dos primeiros estilos latinos que ganhou fama mundial. Tango é tipicamente tocado com um específico conjunto de instrumentos, incluindo duas sanfonas, dois violinos, um contrabaixo e um piano. Entretanto, o clarinete, a flauta e o violão eram usados nas formas antigas, e continuam sendo utilizados hoje. Olhando para o estilo da música latina que incorpora uma variedade de instrumentos? Este talvez possa ser para você.

Jazz Latino - Você gosta da tranqüilidade do jazz, mas quer algo picante? Este estilo tradicionalmente cubano pode ser para você. Utilizando os rítmos latino-americano e africano, este estilo de música incorpora harmonias americana, européia, latino-americana e caribenha. Diferente do jazz americano, o jazz latino não implementa uma batida de fundo e segue um rítmo alinhado ao invés de um vibrante. Este estilo de música latina utiliza atabaque, baquetas, timbale e violão como percussão. Pode ser tocada em pequenos grupos ou grandes grupos formados no estilo orquestra.

Tejano - Criado pelos descendentes do México que viviam no sul do Texas, esta música latina segue a batida da polca utilizando três diferentes tipos de bandas: orquestra, moderna e conjunto. Enquanto a orquestra baseia-se fortemente na secção baixa, o conjunto é conhecido pelo uso do acordeão. A banda moderna utiliza sintetizador e outras tecnologias.

Têm muito, muito mais tipos de música latina ao redor do mundo. Escutá-los seria impossível. Escutar todos eles seria ainda mais impossível. No entanto, estudar algumas das características dos diferentes estilos e sons irá assegurar que você escolheu o estilo que mais lhe agrada.

Salsa: A batida latina mais popular

Atualmente, um dos estilos mais populares e reconhecidos da música latina é a salsa. Entender salsa significa entender a dança e a música. Os dois estão praticamente presos um ao outro. Salsa é um tipo de dança que tipicamente é acompanhada da música salsa – um estilo de música latina popularizado pelos cubanos e porto-riquenhos que imigraram para a cidade de Nova Iorque. Salsa, é agora tão popular através da América Latina que é freqüentemente o que vem na cabeça quando o termo “música latina” é mencionado – apesar de sua origem ser norte-americana.

Enquanto salsa é latino, nem todas as músicas latinas são salsas. Além disso, lembre-se que salsa não é música espanhola. Por isso, quando compramos música sua dança acompanha – ou para uma festa de salsa – tenha certeza de comprar o estilo apropriado. Salsa têm também um rítmo único. Por exemplo, merengue – também um estilo de música latina – é um estilo de dança rápida aonde os dançarinos passeiam pelo salão através de dois passos curtos. Dito isso, também tenha em mente que a música latina “tradicional” serve como trampolim para a salsa moderna, portanto pode ser possível encontrar alguns artistas que tocam música aceitável pela salsa.

Tipicamente, esta salsa é praticada com um parceiro, embora dançar só não seja incomum ou necessariamente inapropriado. Diferentes de muitas danças de salão, esta não requer aos bailarinos atravessem o salão, saindo para dançar em outra área.

Existem muitos tipos de salsa, incluindo: estilo cubano, estilo colombiano, estilo de Los Angeles, estilo de Eddie Torres e muitos outros. Contudo, o movimento básico em todos os diferentes estilos inclui passos efetuados ao mesmo tempo de um rítmo de quatro batidas agrupadas. Por exemplo, salsa e música latina são tipicamente divididas em dois grupos com quatro batidas agrupadas, frequentemente são quebradas em seqüências de 1, 2, 3, 4 e depois 5, 6, 7, 8. Bailarinos normalmente dão os passos para frente (começando com o pé direito) ao mesmo tempo das batidas 1, 2, e 3, e daí pausa ou levemente coloca o pé na posição 4. Eles começam dando passos recuados nas batidas 5, 6, e 7, fazendo uma pausa (ou levemente colocando o pé novamente) na posição 8 e começam com o pé esquerdo – como oposição ao pé direito que eles começaram a seqüência.

Para aqueles que querem iniciar neste estilo de dança, pedir recomendações a um instrutor de dança é provavelmente a melhor maneira de escolher músicas que são apropriadas ao seu nível de habilidade. Procurar pela secção de salsa na loja de música pode produzir bons resultados, desde que você peça recomendações para um vendedor com experiência. Lembre-se, um bailarino novato precisará de música lenta e simples para dançar. Ao contrário, um bailarino mais experiente pode ser capaz de pegar uma música com passada rápida e diferentes cifras para desafiar seus conhecimentos. Escolhendo a música certa para seu nível de habilidade poupará você da frustração e evitará o tédio – e existem muitas músicas para escolher.

Cúmbia, Timbia, Mambo, Bangalô e Rumba são exemplos de diferentes tipos. Cada um difere na origem, batida, e combinação de percussões e músicas. Son, um tipo de música latina frequentemente mencionado associado com salsa, é uma música cubana que inicialmente combina ritmo africano com canções espanholas. È conhecido como a origem da salsa, e é frequentemente mencionado como o mesmo. Se seu objetivo é simplesmente apreciar o som da salsa – ou encontrar a trilha sonora perfeita para seus movimentos – encontrar um estilo de música que você gosta será fácil se você tiver um conhecimento básico sobre música latina e os diferentes tipos de salsa.

O que diferencia a música espanhola?

Enquanto muitas pessoas erroneamente referem-se à música latina como música espanhola, essas duas não as mesmas. Assim como a maioria das pessoas pensam em música latina quando ouvem salsa, as maiorias das pessoas que ouvem flamenco instantaneamente reconhecem-no como espanhol. Enquanto flamenco é um dos mais populares estilos espanhóis, é somente um deles. Hoje, música espanhola engloba muitos diferentes estilos, sons e rítmos. Como resultado, não existe um estilo reconhecido.

Então o que compõe a música espanhola? Com muitas influências, incluindo alemã, judaíca, árabe, africana e grega, a música espanhola é realmente uma infinidade de diferentes heranças musicais provindas de diferentes locais e regiões. Portanto, é praticamente impossível definir um tipo de música como sendo intrinsecamente espanhola.

Tipos de música espanhola

Com a música espanhola cobrindo tantas regiões, séculos e grupos étnicos, os amantes de música tradicional e moderna têm a garantia de encontrar algo para seus gostos. Alguns tipos de música espanhola são:

Pop Espanhol - Assim como música pop de outras regiões do mundo, pop espanhol combinou os gostos de toda uma região que atrai – particularmente as novas gerações.

Ye Ye - Um tipo de pop espanhol, esse termo de música espanhola é conhecido pela fusão do pop francês e americano com a vibração tradicional espanhola. Com rítmo flamenco e um sentimento apaixonante pesado, este tipo de música ironicamente carrega mais o sentimento espanhol do que os outros pop sons.

Jota - Com raízes no Aragão, jota é popular através da Espanha e carrega um som de percussão parecido com o do norte da África. Para aqueles que gostam de complexidade instrumental, jota é uma boa escolha. Utilizando castanholas, tamborins e flautas, jota definitivamente tem um toque que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo.

Flamenco: O som espanhol mais reconhecido

O flamenco é, por acaso, o estilo musical mais associado com a música espanhola. Assim como a salsa latina, é praticamente impossível separar a dança da música, as duas estão interligadas. Com fantasias elaboradas, a dança frequentemente toma a frente do palco, com a música servindo de um fundo dramático. Atualmente, existe mais de cinqüenta estilos- ou regras- de flamenco, cada uma utilizando suas próprias combinações únicas de batidas, letras e harmonias. Compreender cada um desses estilos pode ser desgante para a maioria de amantes da música, porque as diferenças são muitas vezes confusas. Entretanto, o estilo básico do flamenco é algo simples.

Tipicamente, flamenco ocorre em dois tipos diferentes de cenários: informal e concerto profissional. Em ambos, a bailarina é notada por agradar, pelo vestido elaborado, e tipicamente usa uma flor vermelha grande atrás de uma orelha. Conhecida coma uma dança tradicional, flamenco foi rotineiramente apresentado pelos ciganos, embora agora é realizado principalmente por profissionais e dançarinos de folclore regional.

No cenário informal, bailarinos e músicos se encontram em um ambiente espontâneo que recebe a todos que desejam aproveitar. O bater das palmas das mãos, violino e rítmos criados pelas caixas de laranja são muito comum nesse tipo de cenário. São o que promove a música espanhola com seu estilo energético e reconhecível. Cantores são também importantes nesse tipo de flamenco, e freqüentemente dão o tom de humor à platéia e outros participantes.

No cenário do concerto profissional, os artistas de flamenco atuam de uma forma mais formal e organizada. O violão é quase sempre o único instrumento, embora seja aceitável que às vezes outros instrumentos o acompanhe. Não importa quais tipos desses instrumentos estão envolvidos. No entanto, o violão sempre é o foco principal no som musical. Não é incomum que outros violões sejam utilizados como uma base para o desempenho do violão principal. Bailarinos não são o foco principal. Seguem apenas após o violão e os cantores são os últimos a entrar em cena. Este estilo formal é mais introvertido, mais tão passional como um primo informal, e oferece desafios aos que são mais interessados em aprimorar habilidade musical com complicados riffs de violão.

Qual tipo escolher?

Apesar do diferentes estilos, uma coisa é certa, música latina e espanhola têm tido suas heranças divididas e transformadas pelos estilos que definem regiões, culturas e épocas. Além do mais, a dança espanhola e latina têm ganhado repercurssão mundial, estimulando novos estilos– como a salsa – a emergir em locais longes de sua origem.

Se o seu gosto musical inclina para o clássico, popular, informal ou estilo otimista, ambas oferecem alguma coisa para você. Aqueles que estão estruturando suas idéias sobre dança podem achar impossível deixar de lado a salsa. Até aqueles que gostam de jazz americano moderno encontram algo para preencher seus sentimentos com o jazz latino.

Qual tipo de música você deveria escolher? Isso depende do gosto pessoal. Entretanto, tirar um tempo para aprender sobre as diferenças e as semelhanças entre a música espanhola e a música latina ajudará você a decidir exatamente qual é seu gosto – e qual tipo de música você deve escolher para sentir-se bem. Não importa qual tipo você escolher. Com uma profunda história agregada nas culturas em todo o globo a música espanhola e latina, assim como a dança espanhola e latina, estão aqui para ficar.

Encontrar um que você goste é mais fácil do que antes. Com a cultura popular agora abraçando os dançarinos, costumes, e sons dessa dança e estilo musical. Leva um tempo para aprender o que você está escutando. É um caminho que faz sentindo - não importa qual tipo de música você escolher – você sai da loja com o tipo certo de salsa.