Agricultura Orgânica Brasília, DF

"A Agricultura Orgânica é um sistema de produção holística, que promove e melhora da saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar dos recursos de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Entenda mais no artigo abaixo.

Haná Japanese Food
(61) 3242-7331
CLS 408 BL B, Lj 35
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Brasília Clube de Xadrez
(61) 3274-5375
Scrn 706/707 Bl D, s/n, en 12, s 301
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Le Français Restaurant
(61) 3225-4583
CLS 404 BL B, Lj 27
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Centro de Treinamento Esgrima Brasília
(61) 3242-5497
Sces Tr 1, s/n, lt 3
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cafe Cancun
(61) 3327-1451
SCN Qd 2 BL D, s/n Lj 52; Liberty Mall
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aabb-associação Atlética Banco do Brasil
(61) 3223-0078
Sces Tr 2, s/n, lt 16
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Aero Clube de Brasília
(61) 3225-9811
Sgas 903, Lt 77
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Cantina Da Massa
(61) 3226-8374
CLS 302 BL A, Lj 4
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Fuji sushi
(61) 3224-6255
SCS Q 7 BL A, Lj 64
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dragon King
(61) 3328-4030
SCN Q 5 BL A, Brasília Shopp Lj 223
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Agricultura Orgânica

"A Agricultura Orgânica é um sistema de produção holística, que promove e melhora da saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar dos recursos de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos".

Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999

A Agricultura Orgânica, também conhecida como "agricultura biológica" (França e Portugal), "agricultura ecológica" (Espanha, Dinamarca), "agricultura natural" (Japão) ou "agricultura biodinâmica" (parte da Alemanha) caracteriza-se por possuir bases:

Ecológicas

Baseia-se no funcionamento do ecossistema agrário e recorre a práticas - como rotações culturais, adubos verdes, consorciações, luta biológica contra pragas e doenças - que fomentam o seu equilíbrio e biodiversidade;

Holística

Baseia-se na interação dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos, considerados como uma cadeia indissociável, em que cada elo afeta os restantes;

Sustentável

Busca manter e melhorar a fertilidade do solo a longo prazo, preservando os recursos naturais solo, água e ar e minimizar todas as formas de poluição que possam resultar de práticas agrícolas. Além disso, visa reciclar restos de origem vegetal ou animal de forma a devolver nutrientes à terra, minimizando deste modo o uso de recursos não-renováveis, atingindo a meta de depender de recursos renováveis em sistemas agrícolas organizados no âmbito local e regional. Assim, não se utiliza produto químico sintético como adubos minerais altamente solúveis, agrotóxicos, reguladores de crescimento e aditivos alimentares para animais.

Socialmente justa

A Agricultura Orgânica une os agricultores e os consumidores na responsabilidade de produzir alimentos e fibras de forma ambiental, social e economicamente sã e sustentável, bem como preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Permite, também, que os agricultores obtenham uma melhor valorização das suas produções e uma dignificação da sua profissão, além da possibilidade de permanecerem nas suas comunidades. Garante, outrossim, aos consumidores, a possibilidade de escolherem consumir alimentos de produção orgânica, sem resíduos de agrotóxicos e, conseqüentemente, produtos salubres para eles, contribuindo pela melhoria do ambiente.

Nota: É proibida a reprodução deste texto em qualquer veículo de comunicação sem a autorização expressa do autor. Só serão permitidas citações do texto desde que acompanhadas com a referência/crédito do autor.

Fonte: Equipe Portal Orgânico - por Ricardo Cerveira

Clique aqui para ler este artigo na Portal Agricultura