Oito ativos da biodiversidade que realçam a beleza Cuiabá, Mato Grosso

O artigo fala da ampla variedade de tratamentos com produtos naturais que nos temos disponiveis atualmente. Plantas e frutas da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, do Cerrado e de outras regiões do país são poderosos aliados para combater os sinais da idade, amaciar a pele ou deixar as madeixas mais brilhosas. Leia mais no artigo abaixo.

Magno Stefani Cezar
Av. Presidente Marques 437
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Jubert Sanches Cibantos Filho
(65) 3623-4023
Rua General Neves 111
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Med K Prod e Serv Médico Hospital e Laboratorial
(65) 3626-3997
av José Rodrigues do Prado, 252 Santa Rosa
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Magno Cézar
(65) 3623-5122
av Pres Marques, 441 Santa Helena-Quilombo
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dra Maria do Socorro Cirurgiã Plástico
(65) 3623-8521
r Cmte Costa, 1496 Revivere Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Carlos Alberto A Maranhao
Av 31 - de Marco 889
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Cirurgia Plástica

Dados Divulgados por
Tiago, José S
(65) 3623-5986
r Cândido Mariano, 990 Quilombo
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dulciyara Lopes, Drª
(65) 3023-9001
Tv Léo Edilberto Griggi, 75 Goiabeiras
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
AR Distribuidora de Medicamentos e Produtos Hospitalares Ltda
(65) 3634-3637
av Pedro Pedrossiam,Gov, 388, Campo Velho
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Maria do Socorro Dra. Cirurgiã Plástica
(65) 3623-8521
r Cmte Costa, 1496 Centro
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Oito ativos da biodiversidade que realçam a beleza

As mulheres brasileiras nunca estiveram tão próximas dos artifícios para cuidar de sua beleza de forma personalizada como agora. Atenta em atender as particularidades da pele e dos cabelos da mulher nacional, - mais de 50% das mulheres tem pele de oleosa a mista e outras 86% são donas de cabelos ondulados - boa parte da indústria cosmética investe em buscar ativos provenientes da biodiversidade brasileira para compor as fórmulas de cremes antirrugas, xampus, sabonetes e outra lista de produtos.

Plantas e frutas da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, do Cerrado e de outras regiões do país são poderosos aliados para combater os sinais da idade, amaciar a pele ou deixar as madeixas mais brilhosas. Confira abaixo o que oito elementos oferecem de melhor em potes ou até mesmo ao natural.

Castanha-do-pará: a ingestão dessa poderosa semente da Floresta Amazônica é capaz de retardar o envelhecimento da pele já que está lotada de selênio, mineral antioxidante, que combate os radicais-livres, os responsáveis por destruir as fibras de colágenos e elastina que garantem a sustentação da pele. “O mineral também está associado à capacidade do organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expelir possíveis metais pesados que se alojam nas células”, explica a dermatologista e nutróloga Paula Cabral, da clínica Hagla, de Campos (RJ). 

“Para obter todas essas vantagens é necessário o consumo de apenas uma castanha por dia”, recomenda. Por ser rica em vitaminas A, B1, B2, C e E, com propriedades estimulantes e emolientes, a gordura natural dessa oleoginosa faz dela um atraente ativo de uso cosmético para ser empregado em sabonetes, cremes para o corpo e cabelo, xampus, esfoliantes e outros produtos. 

Buriti: o óleo dessa fruta típica do Cerrado brasileiro é rico em carotenóides que se convertem em vitamina A e atuam como antioxidantes, protegendo as células e possuindo ainda um efeito cicatrizante. “Suas propriedades emolientes proporcionam maciez e um toque sedoso à pele”, explica a dermatologista Joana D`Arc Diniz, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME-RJ), do Rio de Janeiro. 

Andiroba: Tem propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias, emolientes e cicatrizantes. O óleo dessa planta nativa da Amazônia, quando aplicado em cremes e loções proporciona suavidade à pele e promove a regeneração cutânea. “Em xampus e condicionadores, aumenta a maciez dos cabelos, comprovada por avaliações das propriedades viscoelásticas das fibras capilares em condições nas quais os cabelos são expostos a grandes esforços de penteabilidade”, aponta a dermatologista Joana D`Arc Diniz. 

Açaí: a fruta amazônica tornou-se presente nas fórmulas dos cosméticos por ser rica em vitaminas, açúcares essenciais, antioxidantes e óleos emolientes. “O extrato de açaí apresenta propriedades nutrientes e protetoras e é indicado para utilização em produtos capilares em fórmulas para nutrição, limpeza e proteção dos cabelos enfraquecidos”, explica Joana D`Arc Diniz. Suas propriedades nutritivas e tonificantes também tornam o extrato recomendado para o uso no tratamento da pele em produtos com enfoque nutritivo e regenerador. “Estudos também comprovaram que o açaí ajuda na prevenção da acne por suas propriedades antibacteriana”, acrescenta a dermatologista e nutróloga Paula Cabral. 

Cupuaçu: a fruta faz sucesso no mercado de cosméticos pela propriedade de hidratação de sua manteiga. È um ótimo hidratante, graças à sua alta capacidade de absorção de água, duas vezes maior que a lanolina, o que possibilita a recuperação da umidade natural da pele. “A manteiga de cupuaçu age sobre o tecido cutâneo, formando um filme protetor que impede a evaporação da água na pele”, diz Paula Cabral.

Guaraná: rico em cafeína - com teor superior ao do café - é empregado em formulações tópicas para tratamento de celulite. “A cafeína faz parte o grupo das xantinas, que são substâncias com ação lipolítica, ou seja, capazes de promover mobilização de gordura”, explica a dermatologista Joana D`Arc Diniz. Também é empregado em cremes e máscaras faciais indicados para peles oleosas. Em produtos para o corpo, o extrato de guaraná é usado por suas propriedades adstringentes e tonificantes, promovendo sensação de vigor durante e depois do banho. 

Jojoba: é um ótimo ingrediente para fabricação de sabões, cremes, xampus e óleos de massagem. Possui propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, prevenindo rugas e mantendo o aspecto jovem e a elasticidade da pele. “A jojoba também é excelente para fortificar cabelos secos e equilibrar cabelos oleosos, porque é menos ácido, regulando, portanto, as secreções glandulares do couro cabeludo”, diz a dermatologista e nutróloga Paula Cabral. O óleo de jojoba é eficaz em acelerar o processo de regeneração cutânea ( é usado até no tratamento de feridas), portanto, pode ser empregado em formulações tópicas para regeneração de uma pele fotoenvelhecida. 

Café verde: os cremes e óleos com extrato de café verde ainda são pouco divulgados no Brasil, mas já são utilizados há muito tempo por americanas e canadenses que encontraram nessa substância a solução para uma pele perfeita. “Pode ser aplicado em fórmulas para tratamento do envelhecimento, uma vez que estimula a síntese do colágeno e da elastina”, esclarece a dermatologista Joana D`Arc Diniz. 

Estudos indicam que o produto também é recomendado para uso em bronzeadores e protetores solares porque auxilia no aumento do FPS (Fator de Proteção Solar). Outra característica benéfica é seu alto teor de cafeína sendo empregado também em formulações para tratamento da celulite, para combater rugas e até estimular o crescimento de folículos pilosos (cabelos), tornando-se promissor para tratamento da queda dos fios.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica