Os benefícios do prato arroz com feijão Cuiabá, Mato Grosso

O prato arroz com feijão é completo em aminoácidos.Enquanto o arroz é pobre no aminoácido Lisina, encontrado com abundância no feijão, o aminoácido Metionina, agora pobre no feijão, é abundante no arroz. Por isso, completam-se.

Eliane Solange de Souza Pires
(65) 3617-1688
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Medicina de Família e Comunidade

Dados Divulgados por
Clínica Médica Mady Ltda
(65) 3625-1491
r Manoel Ramos Lino, 223, Coophamil
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Antônio M Silva
(65) 3321-4451
r Joaquim Murtinho, 940 Centro Sul
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cardioclin
(65) 3027-3040
r Joaquim Murtinho, 551
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Audimet Auditoria em Saúde e Medicina do Trabalho
(65) 3321-8725
r Des José Mesquita, 303 Araés
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Naíra Domingos Sé
(65) 3322-2504
Rua Rua dos Líriosº 525
Cuiaba, Mato Grosso
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Ângela Cristina Fanzeres Monteiro Fortes
(65) 3621-1806
r Dr Clóvis Corrêa Costa, s/n c 201
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cecan
(65) 3623-7032
Pc Do Seminário, 141
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Clínica Genus Ltda
(65) 3642-4742
av Aclimação, 508, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Center Med
(65) 3023-6666
r Gago Coutinho, 359
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Os benefícios do prato arroz com feijão

O PAR PERFEITO DOS BRASILEIRÍSSIMOS ARROZ E FEIJÃO

No prato do brasileiro estes dois alimentos podem ser vistos com freqüência, para não dizer diariamente.

Tanto o arroz quanto o feijão podem apresentar-se de diversas formas e receitas, na nossa mesa de cada dia, mas em associação, completam-se em aminoácidos. O que falta em um é encontrado no outro e vice-versa.

Enquanto o arroz é pobre no aminoácido Lisina, encontrado com abundância no feijão, o aminoácido Metionina, agora pobre no feijão, é abundante no arroz. Por isso, completam-se.

O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. O feijão, por sua vez, é um alimento rico em proteína vegetal, também sendo fonte de ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 de feijão.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) realizada pelo IBGE , houve uma redução de 23% no consumo de arroz e 30% no consumo de feijão, comparando com a mesma pesquisa em décadas passadas.

Este dado pode ser explicado pelo fato de que, quando as pessoas querem emagrecer, elas logo pensam em parar de comer os tão famosos arroz e feijão. Fazem opção pela ingestão, em maior quantidade, de saladas e carnes magras, o que é um grande erro!

Para perder peso de maneira saudável e assim não recuperá-lo mais à frente, não é preciso excluir, mas comer alimentos de boa qualidade e em quantidades corretas. Desta forma, o arroz e o feijão são excelentes fontes naturais de vitaminas, minerais e demais nutrientes de suma importância para uma alimentação saudável e equilibrada.

Desta união também pode-se obter o benefício do equilíbrio glicêmico. Enquanto o arroz quando consumido sozinho pode alterar os níveis de glicose e em conseqüência os de insulina na circulação sanguínea, o feijão tem o poder de interferir de forma positiva neste efeito, mantendo a glicose estabilizada. Isto além de ajudar a evitar o diabetes, proporciona saciedade.

Em estudos atuais realizados pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, mais precisamente na Faculdade de Odontologia, que fica em Piracicaba, cientistas dosaram a retenção de flúor no arroz e no feijão preparados em casa. Observaram que eles seguram excelentes teores do mineral após o cozimento. Segundo o dentista Jaime Cury, líder da pesquisa, um bom prato de arroz e feijão aumenta a concentração da substância na saliva, o que diminui a desmineralização dos dentes e protege contra as cáries.

Como para que uma dupla seja perfeita é preciso existir a tal "química", faça com que o seu prato diário tenha a química perfeita, encontrada na dupla: arroz e feijão.

Uma semana saudável e cheia de harmonia.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

Artigos.com