Piloto de Linha Aérea Brasília, DF

A vida de um piloto de linha aérea é excitante e variada, mas não é uma profissão fácil de entrar. Aqui estão nove coisas que deverá saber antes de considerar seguir essa carreira.

Katia Só Brito
(61) 556-1609
r 21, 1, lj a
Brasília, DF
 
Soc Beneficiente Ivete Rodrigues In Memorian Clara Rodrigues
(61) 245-5281
r Seps, 714, bl e sl 433 914, Asa Sul
Brasília, DF
 
Ademar Sarmento
(61) 244-4915
r Crs, 506, bl a en 19 sl 103
Brasília, DF
 
CVP Adm Consórcios Sc Ltda
(61) 352-5041
r Qs, 1, r 212 lot 17 sl 6
Brasília, DF
 
Curso Seleção Ltda
(61) 443-8520
r Crs, 509, bl cen 51 sl 8, Asa Sul
Brasília, DF
 
Uniflex Móveis para Escrit e Informática
(61) 328-1614
r Scn, 6, bl a lj 16 c, Asa Norte
Brasília, DF
 
CE e Modas Alta Costura
(61) 248-7764
r Shis Qi, 9, bl c sl 5, Lago Sul
Brasília, DF
 
Consórcio Orca
(61) 351-0099
r Qs, 1, r 212 lot 19
Brasília, DF
 
Maria Fs Xavier
(61) 327-7808
r Scn Q, 6, bl a sl 106
Brasília, DF
 
Marques e Prieto Nakamura Sc Ltda
(61) 223-5352
r Sgas, 902, lot 73 sl sn
Brasília, DF
 

Piloto de Linha Aérea

Por que é querer ser um piloto de linha aérea?

Ser um piloto de linha aérea é uma das carreiras mais excitantes que existe. Obviamente que há empregos com menos horas e muito menos preparação – e quase todas as carreiras implicam menos viagens! Mas se você é das pessoas que gosta de viajar para novos lugares, têm olho para o detalhe e gosta de conhecer novas pessoas, não poderá haver escolha melhor. Ser piloto de linha aérea não é um trabalho fácil mas está entre os mais compensadores.

O benefício mais óbvio é a oportunidade de viajar. A verdade é que não há outro trabalho que dê a oportunidade de viajar pelo mundo como um piloto de linha aérea. Normalmente, quando há empregos com viagens envolvidas, fala-se em viagens limitadas de meia a uma dúzia de países no máximo. Excitante a curto prazo, mas depois de dez vezes em algum lado, provavelmente já não será exótico.

Ser piloto comercial, em contraste, permite viajar por todo o planeta. Onde quer que haja um aeroporto é um possível destino.E, se o emprego for numa nas maiores companhias áereas, o mundo será quase uma ostra, e pode viajar para qualquer continente durante o seu trabalho. Com permissões generosas de tempo para combinar com as longas horas, pode ver o mundo como parte do seu trabalho – e nunca mais terá de comprar uma passagem de avião de novo!

Existem Diferentes tipos de Pilotos de Companhia Aérea?

Quando falamos em ser “piloto de linha aérea” neste artigo, estamos nos referindo a pilotos comerciais que pilotam avio?s de passageiros em rotas domésticas ou internacionais. De fato, é o que primeiro as pessoas pensam quando se trata de um piloto de linha aérea. Mas claro, não é o único tipo de vôo que se pode fazer. Muitos pilotos comerciais nunca pilotam jatos de passageiros na vida. Outros preferem voar rotas de cargas ou correio. Também, especializam-se em pilotar pequenos aviões em lugares exóticos do mundo.

Imagine ser um piloto que voa um hidroavião nas ilhas Seicheles. Acordar todas as manhãs no seu apartamento perto da praia, saber que a coisa mais estressante que irá fazer nesse dia é voar algum correio algumas milhas para lá do oceano e voltar com uma família de excursionistas. Este é provavelmente o oposto de vida que a maior parte das pessoas imagina quando pondera ser piloto de linha aérea – e de fato, para alguns leitores, pode não soar muito tentador.

Este artigo diz respeito à vida enquanto piloto comercial de aviões de passageiros – mas o objetivo é que uma licença de piloto abre um mundo de escolhas limitado apenas pelas suas próprias ambições. Se a vida como piloto de linha aérea que voa para uma das maiores transportadoras do mundo não lhe agrada, há um leque de opções abertas para si.

É Difícil ser Piloto de Linha Aérea?

Numa palavra, sim. Voar é um dos métodos mais seguros de viajar, e em parte deve-se ao treino intensivo dos pilotos. Eles sofrem para assegurar a segurança dos passageiros. Um trabalho como piloto de linha aérea requer um compromisso de anos de treino antes de poder voar em grandes companhias aéreas.

Nem é somente uma questão de aprendizagem saber o que fazem os botões na sala de controle. Os pilotos de linha aérea precisam fazer cursos de navegação, meteorologia e serem peritos em diversas áreas diferentes. Você terá de fazer uma série de tarefas. Desde elaborar um plano de vôo ou calcular a decolagem e a aterrizagem, até comunicar com os passageiros e com o controlo de tráfego aéreo e gravar qualquer incidente ou problemas com o avião.

Uma vez superadas as dificuldades de voar um jato comercial, estará ainda no posto de primeiro-oficial ou co-piloto, e deverá permanecer nesse posto durante muitos anos. Terá de passar várias horas no ar com pilotos mais experientes antes de ter permissão para assumir o comando do seu primeiro vôo de passageiros. Isto pode não acontecer até metade da sua carreira enquanto piloto de linha aérea.

Finalmente, é muito dispendioso obter a licença de piloto comercial. Além do treino, depois de esperar uma licença, dependerá do apoio de uma companhia aérea para assegurar um emprego. Há planos de bolsas de estudo para cobrir o custo de preparação, mas estas são muito competitivas e difíceis de obter.

Quais os Requisitos de Entrada para Ser Piloto de Linha Aérea?

Os requisitos de entrada para a profissão variam de país para país, mas todos têm algumas características em comum. As escolas de treino de pilotos estabelecem as suas próprias normas. Estas incluem normalmente diplomas de ensino superior ou equivalente, e algumas companhias preferem título superior, embora este não seja um requisito obrigatório. Disciplinas de matemática e ciências são as preferidas.

Requisitos médicos também são estritos. O velho cliché de precisar de boa vista não é completamente mentira; no entanto, não há nada que o impeça de ser um piloto de linha aérea se usar óculos ou lentes de contacto. O importante é que consiga ver muito bem quando usá-los!

Em geral, as escolas de treino de pilotos procuram algumas características em comum nos candidatos que aceitam para ser pilotos. Isto inclui coisas como boas qualificações de educação, capacidades de comunicação e motivação, de resolver problemas de equipe, calma em situações difíceis e a habilidade de fazer cálculos mentais rapidamente. Os pilotos de linha aérea são disciplinados e pessoas responsáveis, por razões óbvias –isto é o que precisa se demonstrar se quer ser um.

Treinamento Para Ser Piloto de Linha Aérea

A Licença de Piloto Comercial (CPL) é exigida para pilotar qualquer tipo de avião. Esta é a recompensa para os que fizeram centenas de horas de vôo, testes físicos e exames em áreas como navegação e regras de vôo.

Para voar em uma companhia aérea comercial, no entanto, é necessário muito mais treino. Pelo menos 1500 horas adicionais no ar, com experiência de vôo em instrumentos e de noite, e ainda são exigidos exames escritos Também haverão testes físicos e de aptidão para assegurar que é ideal para este trabalho.

Este treino é dispendioso. Há algumas bolsas e recompensas que podem ajudar a custear estes custos, mas a competição para estas é, incompreensivelmente, extremamente intensiva. Uma vez atingidas as normas exigidas, treino adicional será empreendido numa companhia, que lhe irá dar a experiência necessária e pagar pelo treino em troca de um vínculo entre você e eles por um certo período de tempo.

Vida De um Piloto de Linha Aérea

A vida de um piloto de linha aérea pode ser extremamente compensadora, não só em termos financeiros, mas também em qualidade de vida e satisfação pessoal. Para aqueles que gostam de ver o mundo e interagir com uma grande variedade de pessoas este pode parecer um “trabalho dos sonhos”. Como vimos, o lado complicado é exigir um longo período de tempo e muito compromisso antes de se considerar a si próprio um piloto completamente qualificado, e não é uma vida adequada a todos.

Normalmente, irá trabalhar em pares com um capitão experiente e um primeiro-oficial partilhando os deveres a bordo do vôo. Nos aviões menores, contudo, poderá voar sozinho. Do mesmo modo, em longos vôos intercontinentais de mais de 12 horas, haverá uma tripulação substituta para assegurar que nenhum piloto passe tempo de mais no controle.

Os pilotos estão restritos a cerca de 900 – 1000 horas de vôo por ano, ou cerca de 75 horas por mês. O resultado disto é que enquanto piloto de linha aérea, poderá ter 15 dias de descanso todos os meses. Claro que o reverso da moeda é programar o dia de folga regular durante a semana e durante os meses atarefados do verão poderá trabalhar muito mais. Os horários são implacáveis e é frequentemente apenas com tempo de serviço que poderá praticar um controle significativo nas tarefas que executa.

Nos vôos de longo transporte poderá ficar longe de casa durante vários dias. Isto não será problema para alguns possíveis pilotos, mas pode ser difícil para outros, particularmente para os que têm filhos e famílias. Se considera a carreira de piloto comercial, vale a pena analisar se esta vida é ou não para você. Muitas pessoas decidem que não é. Mas para aqueles que persistem, pode ser uma carreira incrivelmente rica e compensadora.

Progressão na Carreira de Piloto de Linha Aérea

Uma vez qualificado como piloto, irá tomar o lugar no assento. Por um certo período de tempo é aí que irá ficar. À medida que ganha experiência, irá ser promovido a primeiro-oficial superior, e algum tempo a capitão. Isto pode levar anos de trabalho que exige paciência, e não acontece rápido. À medida que as vagas surgem com maior frequência, é provável que aconteça mais rápido numa companhia aérea de vôos comerciais do que numa grande transportadora.

Além disso há outras opções para o avanço. Poderá escolher trabalhar para uma companhia aérea como recolocação em outro país, na tentativa de assegurar a função de um capitão. Muitos pilotos mudam de transportadora para transportadora muitas vezes durante as suas carreiras. Há sempre trabalhos que não exigem tais horas excruciantes. Para aqueles que querem mudar de ritmo no meio da carreira, instrutores e gerentes são sempre necessários.

Salário e Benefícios de um Piloto de Linha Aérea

Os salários variam de acordo com um número de fatores. Como o tipo de avião que têm licença para voar e qual a companhia em que está empregado. O tempo de serviço também é um fator primordial. Quantos mais anos de serviço, mais um piloto de linha aérea pode lucrar, com um salário final elevado. Sendo assim, ser piloto de linha aérea é um serviço dispendioso e difícil nos primeiros anos, mas à medida que o tempo passa e se qualifica como capitão, irá colher os benefícios.

Além do salário, um piloto de linha aérea obtém estadias em hoteis enquanto estiver fora de casa, um desconto generoso em viagens para ele e para a família, assim como planos de saúde e pensões.

Ser Piloto de Linha Aérea – Resumo

Como vimos, ser piloto de linha aérea não é a carreira mais fácil que podemos imaginar, e não é certamente para todos. Requer anos de treino, quer mental, quer físico e sem a garantia de emprego no final. Pode ser competitivo e cansativo ser piloto. Por outro lado, uma vez qualificado para pilotar grandes aviões, você tem uma habilidade superior e é consequentemente recompensado. Os salários são extremamente bons e os benefícios para você e sua família são generosos. Acima disso, ser piloto de linha aérea, especialmente piloto comercial de rotas de passageiros, dá a oportunidade que poucos têm de viajar pelo mundo. Quantas pessoas se podem vangloriar de um emprego que os leva pelo mundo tantas vezes por ano? Ser um piloto de linha aérea é a escolha de uma carreira certamente fora do comum.