Pintura de Exteriores Brasília, DF

Pintura de exteriores pode ser uma ótima maneira de decorar sua casa com cores novas. A pintura pode ser feita por um pintor profissional, mas se você quer economizar dinheiro, faça-a você mesmo. Neste artigo, discutiremos algumas idéias e sugestões para fazer o seu décor externo ficar fabuloso!

Altitude Vertical
(61)91915-4569
3ª Av. A/E 02 Lts KLMN lj 22
Brasilia, DF
 
Ribeiro e Silva Acabamentos Ltda
(61) 9558-9115
CSE 6 Lote 30 Sala 202 Taguatinga Sul
Brasília , DF
 

Pintura de Exteriores

Escolhendo as Cores Para Pintura de Exteriores

A escolha da cor pode ser uma decisão importante. Afinal de contas, a cor é algo que não apenas você olhará por anos, mas também seus vizinhos, família, amigos e transeuntes. Algumas dicas para a escolha da pintura exterior podem ser seguidas quando você decide pintar sua casa.

Muitas lojas que vendem tinta e artigos para pintura possuem computadores para simular sua casa nas cores que você está considerando. Uma tinta pode parecer boa no balde, mas não ficar bem na sua casa. Esta é uma maneira excelente de se ter uma grande idéia do verdadeiro resultado. Olhar para outras casas e ler revistas de decoração é outra boa maneira de se obter idéias sobre a cor que você quer pintar sua casa. Um decorador de interiores ou pintor profissional também podem aconselhá-lo sobre a cor.

Tons mais claros podem ser uma idéia melhor, ao invés de cores vivas. Este é outro exemplo de uma cor parecendo boa no papel, mas ficando ruim na prática. Pintar sua casa com uma cor muito viva pode ser mais supreendente do que você imagina.

Lembre-se: antes de decidir a cor, não custa nada pedir sugestões sobre as suas escolhas.

Preparando-se Para Pintar

Pintar é a parte fácil. A preparação é que leva tempo e demanda esforços, mas vale a pena para ter um trabalho bem feito. Há muitas idéias disponíveis para tornar a sua tarefa mais rápida e fácil. Primeiro, junte todos os materiais que você precisará, como fitas para pintura, tecido contra respingos, solvente de tinta, trapos, rolos e, claro, tinta. Em seguida, escolha a hora do dia em que o sereno da manhã já tenha passado e a luz do sol não seja tão direta e forte. A temperatura é um fator muito importante na pintura de exteriores. Se você estiver usando tintas látex, a temperatura precisa ser de 10 graus Celsius ou mais. Mas, se a temperatura estiver superior a 20 graus Celsius, é melhor pintar nas áreas que estão na sombra. Se a pintura secar rápido demais ao sol, pode deixar marcas de pinceladas ou do rolo.

Uma boa sugestão é dividir a lata de tinta em dois recipientes diferentes. Isto tornará a pintura muito mais fácil e segura. Na pintura de exteriores é recomendado usar duas demãos de tinta. A primeira deve ser feita com um pincel. Isto assegura que a tinta entrará em todos os sulcos e fissuras da parede. Ao final do dia, tente parar numa área divisória natural. Isto prevenirá que você pinte uma área duas vezes, evitando marcas de pinceladas ou do rolo.

Quais os Danos na Pintura de Exteriores?

Há algumas coisas que podem ser danosas na pintura de exteriores. Fenômenos causados pela Mãe-Natureza não podem ser evitados, mas há sugestões para tornar sua experiência mais produtiva. Primeiro, a luz do sol e os raios ultravioleta podem causar danos à sua pintura. A luz solar direta e a umidade são as principais causas da calcificação e da perda de cor. Usar uma tinta látex em lugar das tintas à base de óleo pode ajudar a pintura a resistir aos danos da luz solar direta. Quando chove, a água e a umidade fazem com que a madeira se expanda e depois contraia, pois o nível de umidade varia. A pintura pode descolar, estufar e quebrar. A sugestão para enfrentar este problema é usar tintas látex permeáveis, que permitem que a água evapore rapidamente antes de causar qualquer dano à pintura.

A umidade causa também estufamento e formação de mofo na pintura exterior de uma casa. Usar um aditivo especial, encontrado na maioria das lojas de tintas, evita a formação de mofo. Outra causa de rachaduras e estufamento é quando a temperatura muda, especialmente de calor extremo para frio e vice-versa. Para compensar isso, use uma tinta látex acrílica de alta qualidade, que pode ajudar casas que sofrem com invernos rigorosos.

Tipos de Pincéis

Os pincéis são os intrumentos mais comuns para pintores e trabalhos de pintura. Podem ser fáceis de segurar, usar e até de limpar. Um bom pincel pode durar vários anos se for usado e cuidado de forma apropriada. Há duas categorias de pincéis: sintético e de cerdas naturais. Os pintores aconselham que se verifique as recomendações do fabricante antes de comprar o pincel.

Os pincéis sintéticos podem ser feitos de nylon ou poliéster, ou uma combinação dos dois. Use o pincel sintético para tintas à óleo ou látex. Para limpar o pincel da tinta à óleo, recomenda-se aguarrás mineral. Para tinta látex, recomenda-se água. Ao usar tintas látex, é altamente recomendado trabalhar apenas com pincéis sintticos. Se você está usando tinta alquídica, recomenda-se também o uso de pincel sintético.

Outro tipo popular de pincel é o de fibras naturais. O pincel de fibras naturais é feito de diversos tipos de pêlo animal. Os de pêlo de porco são considerados os melhores. Esses pincéis podem ser usados tanto com tinta alquídica como à base de óleo. Use solvente de tinta para limpar o pincel de fibras naturais.

Decore Com Rolos

Peça conselhos ou idéias para qualquer pintor profissional e eles dirão para usar rolos para fazer grandes trabalhos. Os rolos gastam um pouco mais de tinta, mas o tempo que se economiza vale muito a pena. Aqueles que têm grandes áreas para pintar usam rolos, pois uma área bem maior pode ser coberta de uma vez. A pintura de exteriores pode ser feita com muito mais rapidez usando um rolo. Os rolos também existem em duas diferentes categorias, naturais e sintéticas. Os naturais funcionam bem com tintas à base de óleo. Os rolos sintéticos, com tinta à base de água. Os rolos sintéticos podem ser feitos de nylon, poliéster ou uma combinação dos dois.

Rolos usados por pintores existem em diferentes larguras, tipicamente de 10 a 45 cm. A estrutura é de metal, e vem em dois tipos diferentes, tipo garfo gaiola ou metal. O tipo garfo gaiola é considerado melhor para tintas que secam rápido, pois limpa melhor do que as de metal sólido. Quase todos os cabos de rolos permitem receber uma extensão, para facilitar a pintura de áreas mais altas sem o uso de escada. Rolos menores podem ser usados para pintar áreas menores onde o rolo normal não entraria. Alguns são em formato de cone para pintar cantos.

Dicas para Pincéis e Rolos

Há muitas sugestões para pintar com rolos e pincéis. Para conseguir o melhor resultado possível na sua pintura, siga estes conselhos. Se usar um pincel sintético, é melhor umedecê-lo antes, para evitar que a tinta seque no pincel. Não coloque muita tinta no pincel, para que a pintura fique mais lisa. Isso vai também aumentar o rendimento da tinta. Segure o pincel num ângulo de 45 graus. Isso permite o maior aproveitamento das cerdas do pincel. Um grande conselho é que você deve mergulhar apenas 1/3 do pincel na tinta. Mergulhar mais fundo apenas desperdiça tinta. Bata levemente o pincel nos cantos do recipiente de tinta para se desfazer de qualquer excesso.

Ao usar um rolo para pintar o exterior da sua casa, há também muitas dicas para levar em consideração. Para evitar excesso de tinta no rolo, use a parte mais alta da bandeja. Pinte fazendo movimentos em “M” e não deixe o rolo perder o contato com a parede. Pinte devagar. Não vá rápido demais apenas porque está usando um rolo.

Você pode limpar um rolo enrolando-o com jornal e depois removendo o resto de tinta com o solvente adequado.

A Importância do Primer

É normalmente importante aplicar o primer quando você decide pintar o exterior da sua casa. O primer permite que uma tinta de alta qualidade funcione melhor. Eles custam um pouco mais, mas compensam, pois o fazem economizar tempo e dinheiro.

Qual é, de fato, a função do primer? Bom, o primer é formulado para ajudar sua tinta a aderir melhor, fazendo-a durar mais tempo. O primer também faz a pintura ficar com um aspecto melhor quando aplicada por cima. Ele tornará o acabamento da sua pintura atraente quando concluída. Pode bloquear taninos, água, gordura e pequenas manchas de fumaça, que normalmente “sangrariam” na pintura.

Antes de mudar o décor de suas paredes ou casa, assegure-se de escolher o tipo certo de primer para o seu projeto. A superfície deve estar o mais limpa possível para que o primer e a tinta tenham os melhores resultados. Para madeira nova, assegure-se de usar um primer à base de óleo ou um primer látex de qualidade superior. Use o mesmo tipo de primer para madeira envelhecida. Apenas assegure-se de raspar e remover o máximo possível da pintura antiga. Para mais conselhos sobre o melhor prime para o seu projeto, pergunte numa loja de tintas ou busque sugestões com um pintor profissional.

Informações Básicas Sobre Pintura

Uma pintura exige mais do que apenas tinta e pincel. Há muitos outros fatores básicos que um bom pintor deve conhecer para tornar o trabalho fácil e bem-sucedido. Muitas dessas idéias são apenas o básico que você precisa para fazer uma pintura bem feita.

Tecido contra respingos. Podem não apenas poupar tempo de limpeza, como proteger seus móveis externos e equipamentos.

Bandejas. Se você está usando rolo, precisará de uma bandeja para colocar a tinta. Elas também servem para descansar o rolo quando você não o estiver usando.

Fitas para pintura. São mais caras do que fitas adesivas comuns, mas especialmente formuladas para desgrudarem com muito mais facilidade. Fitas adesivas comuns podem descascar a tinta e a base, especialmente se deixadas por vários dias. Gaste um dinheiro extra com fitas para pintura e você não se arrependerá.

Cabo para extensão. Este item é indispensável se você vai pintar paredes altas com rolo. Eles conectam-se ao rolos, permitindo-o alcançar paredes altas com mais facilidade.

Dicas de Armazenamento e Uso Seguro de Tinta

Ao iniciar um projeto de pintura de exteriores é também importante manter sua tinta armazenada com segurança. Uma maneira de fazer isso é ter certeza que as tampas das latas de tinta estão bem fechadas. Pintores profissionais sugerem armazená-las de cabeça para baixo para reduzir a quantidade de ar que entra na lata. Quando for se desfazer de sobras de tinta, nunca as jogue no ralo. Pode entupir pias e redes de esgoto, pois não foram feitas para receber líquidos como tinta. Também não jogue latas de tinta no lixo, pois podem explodir. Se você tiver que jogar tinta no lixo, espere até que endureçam. Dicas para solidificar a tinta podem ser encontradas em qualquer loja de tintas, na internet ou através de pintores profissionais.

A pintura de exteriores pode ser um trabalho divertido e fácil se você souber dos passos apropriados de como fazê-lo por sua conta. Buscar conselhos e idéias antes de começar resultarão num trabalho bem-sucedido e numa casa maravilhosa!