Plantas arquitetônicas Rio Branco, Acre

Plantas arquitetônicas são ocasionalmente chamadas de anteprojetos arquitetônicos. Estes são planejamentos criados pelo arquiteto antes que o prédio tenha sido construído e pode ser encontrado em uma série de lugares

Arquitetura Urbanismo e Interiores Josélia Alves
(68) 3224-2756
r Quintino Bocaiúva 213, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Ricardo Bartholo Designer e Arquitetura
(68) 3223-8926
r Lavoisier, 20, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Luís Guilherme Guimarães Oliveira Bachhi
(68) 3224-6656
tv Vera Cruz 50 , Bahia
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Daniela Kipper Designer e Arquitetura
(68) 9201-3777
r Pernambuco, 800, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Ricardo Bartholo
(68) 3223-8926
r Lavousier 20, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
F C Pedroza
(68) 3224-0346
av Getúlio Vargas, 1522, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Guilherme Bacchi Arquitetos Urbanista
(68) 3324-6656
Tv Vera Cruz, 60, Morada do Sol
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Kipper Arquitetos Associados
(68) 3224-1131
r Alexandre Lopes 310, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Valdeci Cândido de Lima
(68) 3223-9556
r Cel José Galdino, 495, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Ricardo Bartholo Designer e Arquitetura
(68) 3223-8926
r Lavoisier, 20, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Plantas arquitetônicas

O que é uma planta arquitetônica?

Plantas arquitetônicas são os desenhos básicos utilizados para se construir uma casa ou outro tipo de prédio. Em alguns círculos, essas plantas são também conhecidas como anteprojetos arquitetônicos. Essas plantas arquitetônicas incluem todos os aspectos que estão relacionados com a construção do prédio. Algumas locações, especialmente cidades grandes, requerem que o anteprojeto arquitetônico seja aprovado pela cidade antes que a construção se inicie. Anteprojetos incluem uma planta básica da casa, assim como qualquer outra informação relacionada com outros andares. Por exemplo, se uma casa possui três andares, todos esses andares serão detalhados no anteprojeto. Isso também inclui partes da casa que não são normalmente utilizadas como o sótão e porão. A planta arquitetônica também descreverá a separação de quartos e áreas onde linhas hidráulicas e elétricas correrão, além das dimensões de cada quarto. Essas plantas podem também mostrar onde portas e janelas serão instaladas.

Plantas arquitetônicas históricas

As plantas arquitetônicas históricas se referem tanto às casas famosas ou quanto às comuns. Qualquer construção que foi construída a mais de sessenta anos é considerada uma construção histórica. Até casas estilo rancho são hoje consideradas como propriedades históricas, e suas plantas arquitetônicas são históricas também. Em algumas áreas do mundo, plantas arquitetônicas históricas se referem a qualquer casa que foi construída antes que a cidade requeresse a aprovação do anteprojeto. O motivo dessa classificação é que, como essas plantas não foram arquivadas pela cidade, elas são dificilmente encontradas. Pessoas se interessam por plantas arquitetônicas históricas por uma série de motivos. Primeiro, eles podem ser os donos de uma casa histórica que sofreu muitas modificações com a passagem do tempo. Eles precisam da planta arquitetônica original a fim de descobrir as mudanças que foram feitas e como poderiam trazer a casa para o formato original. Existem algumas pessoas que procuram plantas arquitetônicas históricas com o intuito de criar casas que simplesmente têm a aparência de serem velhas. Essas pessoas gostam de casas que possuem uma aparência antiga, mas simultaneamente querem que a casa seja se adapte aos seus critérios. Por último, existem pessoas que são interessadas em coisas antigas e simplesmente querem olhar uma dessas plantas históricas.

Plantas arquitetônicas atuais

Atualmente, o termo plantas arquitetônicas se refere a plantas que são utilizadas na construção de uma propriedade nova. Essas plantas são utilizadas tanto para a construção interna como para as áreas externas. Por exemplo, se o dono de uma casa deseja construir uma garagem e um celeiro em sua propriedade, ele é obrigado a submeter uma planta arquitetônica de ambos os projetos. Quando uma pessoa deseja construir uma casa nova, ela precisa primeiro adquirir um pedaço de terra onde construir. Em seguida, o próximo passo é contratar um arquiteto. O arquiteto será obrigado a trabalhar junto ao cliente com o objetivo de criar uma planta arquitetônica que satisfaça todos os desejos dele. Essa planta deve então ser submetida à cidade ou condado que decidirá se a planta atende aos requerimentos e regulamentações. O anteprojeto dessa casa deve incluir quantos andares a casa tem, o tamanho dos quartos, e as posições das portas e janelas. Também terá informação sobre necessidades hidráulicas e elétricas como posições das linhas e encanamentos. Em muitos casos, é difícil para uma pessoa sem treinamento, se não for impossível, criar uma planta arquitetônica. É preciso procurar as habilidades de um indivíduo treinado para criar essas plantas da casa.

Como encontrar plantas arquitetônicas?

Existem muitas maneiras que ajudam uma pessoa a encontrar a planta ou anteprojeto de uma casa. Se a casa já tiver sido construída, o indivíduo pode pedir por informação no escritório da região ou Município. A pessoa pode ser obrigada a demonstrar prova de que são os donos da propriedade antes de ter acesso a todas as plantas disponíveis. Muitas cidades permitem que o proprietário da casa consiga cópias dos anteprojetos da casa que são mantidos nos arquivos públicos. Em geral, um indivíduo terá que preencher um formulário com o requerimento que deve ser entregue ao escritório público da cidade. Esse requerimento pode precisar de informações como o endereço da casa e o número do lote.Normalmente, isso tudo depende do tamanho da cidade e os requerimentos que o oficiais locais estabelecem.

Como encontrar plantas arquitetônicas on-line?

Encontrar plantas arquitetônicas on-line é uma boa opção para os que estão construindo uma casa do zero, ou para aqueles que estão procurando algumas idéias novas. As plantas arquitetônicas de casas já existentes não são tipicamente colocadas on-line, a não ser que a casa seja bem famosa. Monticello é uma residência que tem seu anteprojeto disponível on-line, mas isso só acontece em um grupo pequeno de casos. A busca por plantas arquitetônicas on-line revelará uma enorme quantidade de informação. Esses websites on-line usam livros já existentes, com informações de padrões de arquitetura, como sua fonte principal. Muitos websites cobram o acesso a esta informação, mas muitos outros fornecem muita informação arquitetônica totalmente de graça. Pessoas têm a oportunidade de pesquisar anteprojetos arquitetônicos já existentes, além de poderem fazer cópias desses projetos. As cópias normalmente são muito pequenas quando imprimidas em impressoras domésticas, mas a cópia pode ser expandida utilizando uma copiadora comercial ou loja de impressão. O dono da casa pode então fazer todas mudanças necessárias, ou dividi-las com seu arquiteto a fim de demonstrar exatamente o que eles querem. Em alguns casos, as plantas são seguidas de forma exata antes e durante a construção da casa nova.

Livros com padrões arquitetônicos

Livros com padrões arquitetônicos podem ser uma fonte de informação valiosa para as pessoas procurando por planos e idéias para a casa própria. Esses livros foram inicialmente criados com o intuito de reunir as plantas publicadas por empresas como a Sears e Roebuck. As pessoas podiam comprar os livros diretamente das companhias, ou em alguma mercearia local, a fim de construírem a casa própria. Apesar da Sears e Roebuck já não produzirem mais estes livros, outras o fazem, incluindo a conhecida companhia americana de produções, “This Old House”. Alguns desses livros de padrões arquitetônicos ainda utilizam plantas criadas por essas companhias, enquanto outros fazem alterações das plantas já existentes. A Internet facilitou a busca por livros com padrões arquitetônicos porque pessoas podem facilmente encontrar novos livros, ou localizar cópias dos livros originais. Aqueles que estão interessados em livros com padrões arquitetônicos devem procurar uma loja especializada em renovações externas e internas em sua região. Essas lojas normalmente possuem um estoque de livros sobre padrões arquitetônicos, assim como revistas que incluem plantas arquitetônicas novas. As revistas e livros possuem plantas que se baseiam no tamanho e estilo da casa desejado.

Como ler plantas arquitetônicas

Ler uma planta arquitetônica pode ser muito difícil para um iniciante. As plantas são quase sempre criadas por um arquiteto licenciado e utiliza símbolos e desenhos para descrever coisas específicas. Na maioria dos casos, essas plantas arquitetônicas não possuem um quadro explicando os termos, o que dificulta ainda mais a compreensão. Embora cada arquiteto tenha sua própria maneira de criar uma planta arquitetônica, existem algumas coisas que a pessoa pode procurar a fim de identificar as áreas da casa. Procure a área mais ampla onde as linhas elétricas e hidráulicas se encontram, já que isto indicará a cozinha. Do mesmo jeito, áreas menores com as mesmas linhas irão indicar a presença de um banheiro. Áreas menores que não possuem nenhuma linha, ou somente uma única linha elétrica, normalmente indicam um armário ou closet. Portas são descritas através de uma linha correndo paralela a parede, onde em um dos lados existem pequenos arcos. Estes arcos demonstram para qual lado a porta deve abrir. Janelas também aparecem nas plantas arquitetônicas e são indicadas através de uma linha menor entre linhas mais amplas. As linhas mais amplas sempre indicam as paredes. Plantas arquitetônicas raramente descrevem qual será o uso de cada quarto, e arquitetos não nomeiam os quartos em suas plantas. Utilizando alguns conselhos, um leitor pode imaginar o que um quarto pode ser, e onde está localizado.

Pesquisando plantas arquitetônicas

Existe uma série de métodos que uma pessoa pode usar em uma busca por plantas arquitetônicas. Normalmente, indivíduos já possuem uma planta arquitetônica em mente, seja uma casa no bairro, uma casa própria, ou uma construção famosa. Aqueles que estão interessados em uma construção famosa podem utilizar a biblioteca ou a Internet durante a pesquisa. Dependendo da construção, o projeto pode ser encontrado em algum livro de plantas arquitetônicas. Usuários podem fazer buscas on-line sobre uma casa com o intuito de encontrar a planta arquitetônica, ou simplesmente descobrir onde ela pode ser encontrada.

Utilizando plantas arquitetônicas

Existe uma série de maneiras em que plantas arquitetônicas podem ser utilizadas. Os donos de uma casa normalmente utilizam essas plantas quando desejam fazer alguma modificação na organização da casa. Por exemplo, um indivíduo pode decidir derrubar uma parede a fim de criar uma suíte mais ampla. Antes de fazer qualquer mudança, o proprietário deve consultar os anteprojetos da casa. Isso pode revelar que a parede tem uma função estrutural e não pode ser removida. Este tipo de parede é colocado com o objetivo de sustentar o andar seguinte, ou o telhado. Plantas arquitetônicas podem ser utilizadas pelo proprietário caso ele queira adicionar um banheiro, mover a fiação elétrica, ou modificar a parte hidráulica de alguma forma. Os sistemas hidráulicos e elétricos são cuidadosamente marcados nas plantas arquitetônicas para que os indivíduos possam julgar a viabilidade do projeto. Eles podem vir a descobrir que a área onde eles queriam adicionar um banheiro não tem acesso as linhas hidráulicas. Alguns indivíduos mantêm uma cópia da planta arquitetônica para que seja usada como referencia. Apesar de não estarem planejando qualquer mudança, eles podem tomar essa decisão futuramente se assim desejarem. Proprietários que vivem em casas antigas normalmente localizam a planta arquitetônica da casa por mera curiosidade. Esses proprietários estão interessados em descobrir se já houve alguma modificação na casa desde que foi construída e se eles poderiam colocar a casa em sua aparência original.