Presentes Corporativos Barbacena, Minas Gerais

Corporações podem comprar presentes corporativos por diversas razões, e o tipo de presente vai depender bastante da ocasião.

Pro-dados Gestao e Processamento de Dados Ltda
(34) 3210-2040
av João Pinheiro, 1154, Sl 112, Aparecida
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Hamdan Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda
(31) 3398-3800
r Saturno, 896, Cs, Jd Riacho das Pedras
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Hidropura Gestao Ambiental Ltda
(34) 3231-4600
r Benjamim Alves Santos, 1878, Sl 2, Vl Saraiva
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Sankhya Gestão de Negócios
(34) 3239-0700
r Nicomedes Alves dos Santos, 745, Altamira
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Íntegra Soluções Empresariais Ltda
(35) 8414-9149
Av Antônio Januário 124 Belo Horizonte
Pouso Alegre, Minas Gerais
 
Mauricio de Castro Silva Consultoria, Assessoria e Servicos Administrativos Ltda
(31) 3398-8315
r Francisco Cipriano, 14, Alvorada
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Essentiali consultoria e Treinamento
(31) 38427-577 8484-1162
Caixa Postal 131
Coronel Fabriciano, Minas Gerais
 
Inovar Consultoria Empresarial Ltda
(34) 3236-3670
r Rafael Marino Neto, 600, Jd Indaiá
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
www,williamconsultoria.com.br
(31) 3043-7488
rua deputado claudio pinheiro lima 601 lj 14
belo horizonte, Minas Gerais
 
Tavares & Gomes Assessoria e Consultoria Ltda
(31) 3357-1440
r Pequi, 215, A, Jd Laguna
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Presentes Corporativos

Visão Geral

Corporações podem comprar presentes corporativos por diversas razões, e o tipo de presente vai depender bastante da ocasião. O presente pode ser uma pequena lembrança ou um presente que denote grande apreciação e gratidão. Algumas empresas até se dão ao trabalho de comprar pequenos presentes corporativos para seus clientes e/ou empregados para o Natal ou outras ocasiões notáveis do ano (como Dia do Consumidor, Dia do Empregado, etc.).

A compra de presentes corporativos não é costumeiramente uma tarefa que é completada com o próprio departamento dando os presentes a não ser que seja uma pequena empresa. Mesmo que a doação venha da equipe de vendas, por exemplo, os presentes geralmente são encomendados pelo departamento de compras ou contabilidade, que irão escolher de uma lista de vendedores. Afinal, quando você está comprando um grande número de presentes corporativos, você quer pagar o menor preço disponível, e apenas contatando vários vendedores desses produtos é que você vai receber isso.

Presentes corporativos variam de uma pequena caneta de lembrança com o logotipo da empresa, calendário personalizado, camiseta, jaqueta, e bolsa a até um relógio de diamantes com suas iniciais engravadas. Quanto mais elaborada a ocasião, mais elaborado o presente. Também faz sentido que se os presentes celebram o volume de vendas do ano, o presente esteja lado a lado com o volume de vendas. Cada presente tem sua própria identidade, condizente com a razão do presente e a condição financeira da empresa no momento em que os recipientes recebem o presente.

Aposentadoria e Prêmios de Serviço

A aposentadoria é provavelmente o presente corporativo mais conhecido, e para muitas empresas, isso inclui um relógio de diamantes, muitas vezes com as iniciais do empregado engravadas no verso. A empresa também pode recompensar um empregado por longos anos de serviço, geralmente mais de 25 anos, embora algumas empresas possam esperar por 30 anos. Nesses níveis, o relógio de diamantes e às vezes um conjunto de mesa com uma caneta e um lápis parecem ser os presentes mais populares. Muitas vezes, esses dois presentes são combinados quando alguém se aposenta com muito tempo de serviço ou quando alguém faz parte da gerência superior.

As empresas também podem oferecer prêmios de serviço em vários momentos ao longo da carreira de um empregado na empresa. Com esses prêmios, o que acontece às vezes é que o empregado recebe um catálogo ou lista de presentes para escolher baseado em tempo de serviço. Algumas empresas também podem incluir um certificado com o presente, e ao invés de um presente corporativo, um cartão de presentes é dado, permitindo que o empregado escolha entre de uma variedade de presentes, ou talvez downloads para um ipod, ligação gratuitas no celular, ou outras mercadorias que a empresa tenha escolhido.

Para muitas empresas, os primeiros cinco anos de serviço traduzem-se em pouco mais que uma caneta com o logotipo da empresa ou talvez um porta moedas, mas quanto mais você permanece com a empresa, mais sofisticados os presentes se tornam. Cada empresa é diferente em qual nível de longevidade de serviço os presentes corporativos caem, mas não há como negar o fato de que o tempo de serviço é diretamente relacionado ao valor monetário dos presentes corporativos que uma empresa dá aos seus funcionários.

Freqüência e Bônus Para Incentivo de Trabalho

Outro tipo de presente corporativo que uma empresa pode dar a seus funcionários é por freqüência. Na maioria dos casos, isso significa freqüência perfeita, não incluindo férias e dias médicos ou pessoais pré-agendados. Essa área parece ser uma das mais importantes para distribuição de presentes corporativos, e é fácil entender a razão, já que tempo perdido significa dinheiro perdido para o empregador, especialmente se o trabalho é crítico. Certamente, se você trabalha com atendimento ao consumidor, e há várias outras pessoas que possam dividir a carga enquanto você está fora, não há grandes problemas com este conflito. Por outro lado, se você trabalha com vendas, e cada representante de vendas possui seus próprios clientes, sua ausência significa que esses clientes terão que esperar o seu retorno para satisfazer suas necessidades, ou no caso de uma ausência mais longa, outros empregados terão que servir seus clientes assim como seus próprios.

Bônus de incentivo por um trabalho bem feito também tendem a fazer parte dos presentes corporativos na maioria das empresas. Quanto maior a sua cota em comparação com o padrão do departamento, melhor vai ser para o seu departamento e para você como parte dele. Em adição, quanto mais você produzir tanto em quantidade quanto em qualidade, mais lucro a empresa vai ter, e você deve ser recompensado pelo seu esforço. Por exemplo, no departamento de vendas, o gerente de vendas pode estabelecer uma meta de $50,000 em vendas por mês para cada representante de vendas, e se você atingir ou exceder essa meta, você merece reconhecimento. Sua contribuição em atingir a meta pessoal de vendas e a do departamento ajuda a empresa a crescer em rentabilidade.

Feiras

Provavelmente o uso mais extensivo de presentes corporativos seja em feiras, onde as empresas estão tentando atrair novos clientes ou empregados. É uma prática comum em feiras "recompensar" visitantes com um símbolo de apreciação na forma de uma caneta, pingente, bloco de notas personalizado, ou outro tipo de símbolo de apreciação. Em adição, um cartão de visitas da pessoa representando a empresa faz parte do pacote. Algumas empresas até montam bolsas de presentes que podem incluir uma caneta, bloco de notas personalizado, e até mesmo um pequeno relógio que cabe em um computador. Estes itens são geralmente colocados em uma sacola plástica que estampa o nome da empresa participante.

Os presentes corporativos podem ser mais sofisticados em feiras, porque a empresa está tentando causar uma impressão nos visitantes num esforço para atrair sangue novo para a empresa. Numa feira, você provavelmente vai encontrar um portfolio bem apresentado que inclui um cartão de visitas, histórico da empresa, relatório anual, caneta, porta moedas, e talvez até uma caneca especialmente desenhada ou porta copos insulado. Não importa quais comentários negativos você já tenha ouvido sobre aquela empresa, isso não será óbvio enquanto você senta em sua mesa na feira. Seus presentes corporativos falam de uma empresa que tem o maior respeito e compaixão por aqueles que emprega, e a não ser que você saiba o contrário, você será contagiado pelo charme que é exuberado.

Embora no passado os presentes corporativos raramente fossem exibidos em feiras, a competição é tão extensiva em ambos os lados do escopo que as empresas precisaram recorrer a muitos métodos criativos para atrair clientes e empregados.

Apresentações de Vendas e Campanhas Publicitárias

Uma parte importante de adquirir novos negócios envolve o uso de apresentações de vendas e campanhas publicitárias. Os dois tipos de ferramentas de promoção de vendas são importantes para atrair aqueles que não têm certeza se devem usar os produtos ou serviços que a empresa vende, então você quer atingir essas pessoas e convencê-las de que você pode fazer melhor que o vendedor com quem eles trabalham. Certamente, você vai fornecer materiais promocionais na forma de amostras de alguns de seus produtos ou serviços, mas no mercado competitivo atual, você precisa ir além de amostras de produtos para ganhar o interesse de novos clientes em potencial.

Materiais promocionais devem incluir mais do que apenas o histórico da empresa e outros tipos de pequenas informações para interessar um novo cliente em potencial. Você precisa ser capaz de mostrar ao cliente que você realmente se importa com ele e que existe potencial em tornar-se um cliente. Nada é mais irresistível para um cliente em potencial do que um presente corporativo que exala orgulho e dedicação. Permita que a sua escolha de presente fale por você, e faça com que ele seja equivalente ao desejo que você tem de adquirir um novo cliente. Em outras palavras, se você está tentando seduzir uma conta milionária para que largue um concorrente e permita que você sirva sua conta, deixe sua escolha de presente dizer isso.

Presentes corporativos devem falar por quem os deu e dizer as coisas que talvez não haja tempo para serem ditas durante ou após a apresentação. Você quer atrair a atenção da pessoa, e melhor maneira de fazer isso é dar-lhe algo para levarem para casa como um lembrete de que devem contatar sua empresa e discutir seus objetivos mútuos e expectativas referentes a uma relação de negócios.

Tipos de Presentes Corporativos

Os tipos de presentes que você escolhe para dar como prêmios ou convites pessoais não precisam ser necessariamente presentes tangíveis. Você pode escolher incluir entradas para um evento esportivo, certificados de presente para lojas populares ou shoppings, ingressos de cinema, tickets de alimentação, mini-férias (como um final de semana num resort popular), e qualquer outra coisa que desperte o interesse pela sua empresa e o orçamento. Se o seu propósito é adquirir novos negócios, e você sabe que o agente de compras é fã de um time que brevemente vai jogar na sua área, ofereça levá-lo ao jogo e um jantar depois para discutir negócios. Talvez você saiba de algum evento triste ou feliz que ocorreu com sua família; você pode aproveitar esta ocasião para agraciar o evento com um arranjo floral ou cesta de frutas.

Presentes corporativos não precisam vir de um vendedor na forma de relógios, anéis, camisetas, jaquetas, ou qualquer outra coisa tão tangível para que o recipiente reconheça seu esforço. De fato, algo fora do ordinário, como mencionado acima, chamará a atenção do recipiente muito mais rápido porque não era esperado. Em adição, eles saberão, que você dedicou um tempo extra para pensar no presente que você deu, já que você sabia daquele evento especial ou triste em sua vida. Lembre-se, ninguém espera o inesperado, então se você se dedicar a fazer algo fora do ordinário, você será bem recompensado nos seus esforços nos negócios futuros. É importante construir uma reputação com aqueles com quem você quer formar uma boa relação de negócios, e não há maneira melhor de fazer isso do que com um presente de reconhecimento por um evento familiar.

O Custo de Presentes Corporativos Elaborados

A compra de um presente elaborado não é apenas desnecessária, ela provavelmente não vai atingir a meta que você busca. A razão para seu provável fracasso é que o recipiente vai reconhecer o que você está tentando fazer, vai aceitar o presente, mas não vai fazer o que você esperava. Em outras palavras, você está solicitando um novo cliente, então você sente que você pode impressioná-lo ao pagar seu transporte (ônibus, trem, avião), colocá-lo num hotel cinco estrelas, todas as despesas pagas, fornecer um carro alugado para sua estadia, e três refeições diárias nos melhores restaurantes que o dinheiro pode pagar. Muito luxo na forma de presentes corporativos com o intuito de recrutar ou reter clientes é perceptível. Você quer ser sutil na sua aproximação e não denunciar o que você está fazendo.

O que está envolvido numa aproximação sutil para ganhar ou manter um cliente? São os pequenos esforços que serão notados: um cartão de aniversário, cartões de parabenização, e reconhecimento de eventos importantes. Você não deve exagerar nesses esforços, para não danificar a sua relação com a pessoa quando ela começa a achar que você a está "assediando", ou para que ela não veja o que você está tentando fazer. Isso não significa que elas não saberão, mas você deve ser discreto para que suas tentativas sutis de construir ou manter uma relação de negócios forneçam as recompensas que você procura. Presentes corporativos muito elaborados serão vistos como forçados e exigentes, e portanto terão o efeito oposto na pessoa que você está tentando impressionar. Isso é a última coisa que você quer fazer.

Diferentes Tipos de Presentes Corporativos Para a Ocasião

Você deve escolher presentes apropriados para a ocasião. Pequenos presentes para as feiras e presentes mais espetaculares para a festa de aposentadoria e aquisição de uma grande conta monetária são as melhores escolhas. No caso de uma feira, você deve sentir o que as outras empresas estarão fazendo antes de encomendar qualquer coisa, e a melhor maneira de fazer isso é começar com uma escala menor em sua primeira feira e observar o que os outros vendedores fazem. Outra maneira de fazer isso é comparecer aos eventos como um visitante antes de patrocinar um participar de um com a sua empresa, para descobrir o que as outras empresas estão fazendo, e o tipo de presentes de lembrança eles estão dando. Sabendo o que os outros estão fazendo, você será capaz de determinar o que você quer fazer, e se você quer fazer algo apenas um pouco melhor, você sabe o que fazer sem exagerar.

Um exemplo de exagero no presente seria comparecer a uma feira e descobrir que os outros participantes estão dando canetas, canecas, e porta moedas, mas você quer causar uma impressão maior, então você decide que dará uma caneta com relógio ao invés de apenas uma caneta. É garantido que você vai atrair mais pessoas para seu estande porque elas estarão interessadas em seu presente, mas se isso vai realizar o verdadeiro propósito de pagar pelo estande não fica claro. Não tente superar a todos em feiras, mas tente manter-se de acordo com a concorrência e pareça mais impressionante não com presentes, mas com a maneira com que você representa sua empresa.

Sumarização

Presentes corporativos podem ser uma grande ferramenta de vendas e recrutamento no lugar certo. Porém, é preciso lembrar que o objetivo dos presentes não é impressionar o recipiente com algo elaborado e caro, mas transmitir sua mensagem de uma maneira que seu prospecto se interesse em ouvir mais do que você tem a dizer. Isso é verdade não apenas para clientes atuais e em potencial, mais também para novos empregados também. Afinal, ter bons empregados é tão vital para os negócios da sua empresa quanto um fluxo constante de novos clientes.

Seus presentes corporativos devem adereçar não apenas novos clientes, mas com a intenção de manter os antigos também. Cartões de Natal com um presente de lembrança como um ornamento de Natal para adornar a árvore do escritório são presentes inestimáveis, ou se você sabe que a empresa celebra de um jeito diferente, reconheça isso também. Em outras palavras, se você sabe que o presidente da empresa é Judeu, e a empresa celebra o Hanukkah ao invés do Natal, seu reconhecimento dessa tradição o manterá em boa posição com aquela empresa.