Previna a hipertensão com a prática de exercícios Cuiabá, Mato Grosso

O especialista Alexandre Vieria recomenda a prática de exercícios físicos para a prevenção e tratamento dos hipertensos. Ele sugere o treino aeróbico com acompanhamento médico adequado e relata os benefícios obtidos com a regularidade dos exercícios. Aprenda como reduzir a pressão arterial.

Cebrac-Centro Brasileiro De Cursos
(65) 3614-9200
av Isaac Póvoas, 819 Cnetro Norte
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Funed-Fundo Único Educação
(65) 3025-6961
r Andraina, 99 Jardim Novo Horizonte
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Cetem-Centro De Ensino Tecnico Matogrossense
(65) 3322-2335
r Antônio João , 210 S2 Centro Norte
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Centro Federal De Educação Tecnologica
(65) 3314-3500
r Zulmira Canavarros, 95 Centro Norte
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
C.E.M.A Centro Educacional Maria Auxiliadora
(65) 3624-3634
avDom Aquino, 449 Dom Aquino
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Centro Educacional Edificando O Futuro
(65) 3666-0681
r D4 Quadra 74 Lote5 Parque Cuiaba
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Ice- Institituto Cuiabano De Educação
(65) 3314-2161
av Europa, 63 Jardim Tropical
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Centro De Capacitação
(65) 3653-5615
r Macaé, 57 Santo Antônio Pedregal
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Associação Brasilis-Colegio Waldorf Brasilis
(65) 3644-7531
r 1, S/N Quadra33 Lote 12 Loteamento Dom Bosco
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Instituto Magna De Educação E Cultura
(65) 3624-7357
av Tenente Coronel Duarte, 326 Centro Norte
Cuiaba, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Previna a hipertensão com a prática de exercícios

Podemos considerar que a HipertensãoArterial ou “Pressão Alta” a pressão dentro das artérias de uma pessoasubiu a valores elevados e permanecem altos. Na atualidade, o nível depressão máxima maior do que 140 mmHg ou pressão mínima maior do que 90mmHg indicam “pressão alta”.

A hipertensão arterial atinge maisde 30 % da população adulta, principalmente acima dos 30 anos de idade.Embora exista uma influência de fatores hereditários, dentre eles osfamiliares, na elevação da pressão arterial, sabem que condições devida contribuem para esta elevação - baixa escolaridade, desemprego,baixos salários etc., assim como o estilo de vida - comer muito sal,deixar de ser “estressado”, estar acima do peso, não fazer exercícios eingerir bebida alcoólica em excesso.

Esta doença é consideradaperigosa porque freqüentemente não causa sintomas, mas pode acarretarconseqüências graves para o indivíduo como: acidente vascularencefálico, infarto do miocárdio (insuficiência do coração),insuficiência renal ou ainda obstrução das artérias que levam o sanguepara as pernas, se não for diagnosticada e tratada adequadamente.

Énecessário que todas as pessoas, mesmo que não sintam nada, devemverificar sua pressão arterial no Posto de Saúde pelo menos a cada seismeses (no máximo).

Todo hipertenso deve fazer atividade física,desde que esteja com a pressão arterial controlada e os exercíciossejam feitos de forma adequada, sempre acompanhada de um profissionalcompetente e qualificado.

Antes de começar a atividade física, oideal é fazer um teste ergométrico, principalmente, se tiver outrosfatores de risco cardiovasculares associados. A supervisão médica,durante as sessões de exercício, não é necessária, a não ser que ohipertenso tenha alguma doença no coração. Mas, se for acompanhado porum professor de educação física, desenvolverá um trabalho maiseficiente, completo e com menos riscos à sua saúde.

O exercício recomendado ao hipertensoé o aeróbio, executado de três a cinco vezes por semana, com duração de40 a 50 minutos e intensidade de leve a moderada, ou seja, 50 a 70% dafreqüência cardíaca.

Esse exercício auxilia na redução dapressão arterial, porém, pensando na saúde global do indivíduo, deve-setambém fazer exercícios localizados e de alongamento. É preciso que serealize uma avaliação física para que determina com eficácia osexercícios a qual devem ser trabalhados com fidedignidade.

Osbenefícios da atividade física no controle da pressão arterialacontecem por diversos fatores diretos e indiretos da atividade físicano organismo:

- Alterações cardiovasculares (Diminuição dafreqüência cardíaca de repouso, debito cardíaco no repouso eresistência periférica)

- Alterações endócrinas e metabólicas(Diminuição da gordura corporal, diminuição dos níveis de insulina,diminuição na atividade do sistema nervoso simpático, aumento dasensibilidade a insulina, melhora da tolerância a glicose.)

- Composição corporal (Efeito diurético, aumento da massa muscular e aumento da força muscular.)

- Comportamento (Diminuição do stress e ansiedade)

Lembre-se,se for faz parte deste quadro de pessoas hipertensas, a prática de umaatividade física tende realmente e melhorar, porém procureprofissionais com qualificação e sinta a diferença!


1
Prof. Especialista Alexandre Vieira

Sócio-Diretor da Evolution – Cursos para Preparação Profissional.
Prof. Universitário / Educação Física – Cref. 3.123
Pós-graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo – UNIFESP
Contato: vieira76@ig.com.br

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com