Previna-se contra o câncer cervical Cuiabá, Mato Grosso

O câncer de útero pode ser causado por vários fatores de risco, desde relações sexuais até o tabagismo. Neste artigo, produzido pela oncologista Suely Bishoff, há uma completa explicação sobre a doença. Conforme a autora, os sintomas só aparecem na fase mais crítica da doença, por isso ela recomenda a prevenção através de exames periódicos.

Liderplan Crédito na Mão
(65) 3052-1001
av Pres Getúlio Vargas, 397, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Banco Safra S/A
8001-51234
av Rubens de Mendonça,Hist, 1757, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Banco da Amazônia S/A
(65) 4009-4900
av Getúlio Vargas,Pres, 313, Araés
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Banco do Brasil S/A
8007-85678
av Getúlio Vargas,Pres, 1189, Centro
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Assomasp Associação Matogrossense de Auxílio ao Servidor Público
(65) 3322-8195
r Cândido Mariano, 129, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Banco ABN Amro Real S/A
(80) 0770-2001
av Rubens de Mendonça,Hist, 1731, Lj 3, Bsq da Saúde
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Fininvest Negócios de Varejo Ltda
(65) 2128-4100
r Generoso Ponce, 248, Centro
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Banco Cacique
(65) 3623-6884
r Br de Melgaço, 3478, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Banco Rural S/A
(65) 2121-9500
r Melgaço,Br, 3878, Centro Norte
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
BB Financeira S/A-Crédito e Investimento
(65) 3627-4773
av Fernando Corrêa Costa, 2368, Jardim Petrópolis
Cuiabá, Mato Grosso

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Previna-se contra o câncer cervical

O Câncer do colo do útero ou câncer cervical possui alguns fatores de risco que bem poderiam ser evitados.Assim,baixas condições sócio economicas,início precoce da atividade sexual, tabagismo,higiene íntima inadequada,uso prolongado de contraceptivos orais,etc...mapeiam o aumento do número de casos,que segundo o INCA, estima-se em aproximadamente 900 mil novos casos por ano no mundo. Os efeitos psicológicos diante de uma doença cronica, como o câncer, podem se fazer notar com humor deprimido, ansiedade, baixa auto estima,alterações na percepção da imagem corporal, idéias suicidas,etc...

FATORES DE RISCO

Vários são os fatores de risco associados parao câncer do colo do útero, como as BAIXAS CONDIÇÕES SÓCIO ECONÔMICAS, INÍCIO PRECOCE DA ATIVIDADE SEXUAL, MULTIPLICIDADE DE PARCEIROS SEXUAIS, TABAGISMO(diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados),  à HIGIENE ÍNTIMA INADEQUADA e USO PROLONGADO DE CONTRACEPTIVOS ORAIS. Estima-se em 900 MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO /ANO NO MUNDO.

PREVENÇÃO

A PREVENÇÃO PRIMÁRIAdo câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de PRESERVATIVOSnuma relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV(PAPILOMAVIRUS HUMANO). 

A principal estratégia utilizada para detecção e diagnóstico precoce do câncer (PREVENÇÃO SECUNDÁRIA) no Brasil é através da realização do EXAME PREVENTIVO conhecido popularmente como exame de PAPANICOLAU . Mulheres GRÁVIDAS PODEM REALIZAR O EXAME também. O exame consiste na coleta de material do colo do útero , e pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais da saúde capacitados para realizá-los.A fim de garantir a EFICÁCIA dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto,   o exame não deve ser feito no PERÍODO MENSTRUAL pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

QUEM E QUANDO FAZER O EXAME PREVENTIVO

Toda mulher na faixa etária dos 25 aos 59 anos, que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo anual .

VACINAÇÃO

Recentemente foi liberada uma vacina para o HPV.  É importante enfatizar que esta vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

SINTOMAS

Existe uma FASE PRÉ CLÍNICA, sem sintomas do câncer do colo do útero, e uma FASE CLÍNICA com os sintomas de SANGRAMENTO VAGINAL, CORRIMENTO UTERINO e DOR.
Tratamento

O tratamento adequado para cada caso deve ser avaliado e orientado por uma equipe multidisciplinar ( médico, psicóloga, etc...).Os EFEITOS PSICOLÓGICOS podem se fazer notar em mulheres com câncer de modo geral. O CÂNCER é UMA DOENÇA CRÔNICA e pode o paciente apresentar sintomas como HUMOR DEPRIMIDO, ANSIEDADE, BAIXA AUTO ESTIMA, ALTERAÇÕES NA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL, IDÉIAS SUICIDAS, etc...

Suely Bischoff Machado de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
Psicóloga hospitalar/Psico oncologista
Pós grad. pelo Hosp. do Câncer A. C. Camargo

Clique aqui para ler este artigo na WebArtigos.com