Projeto Arquitetônico Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul

Se você estiver considerando uma casa nova, você se verá diante de um processo difícil. Olhar casas, fazer visitas, falar com vendedores e agentes imobiliários, ponderar como seria viver em determinado local, ou questionar-se se você está realmente disposto a pagar um determinado preço leva tempo. Obviamente, existem outras maneiras disponíveis para aqueles que estão dispostos e uma delas é a construção de sua casa própria.

Antônio Adail Arquitetos
(51) 3472-4946
r Santos Ferreira, 540 Cj. 104, Marechal Rondom
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Fabio Aquino Severo - Arquitetura
(51) 3472-8849
r Castro Alves, 336, Cs, Niterói
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Caroline Szeckir Batista da Silva
(51) 3425-0322
r Maj Sezefredo, 155 sl 2, Vila Rosa
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Romi Borsoi Arquiteto Projetos e Construcoes Ltda
(51) 3472-7609
r Domingos Martins, 111, Cj 302, Centro
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Ambienti Arquitetura e Construcao Ltda
(51) 3051-5592
r Santos Ferreira, 254, Lj 1, Marechal Rondon
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Marconi Arquitetura e Construcoes Ltda
(51) 3031-1984
r Alexandre de Gusmão, 1100, Estância Velha
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Arquitetos & Arquitetos James H. P. Oliveira
(51) 3476-5169
av Inconfidência, 81 Ap 301, Centro
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Arquitetura e Construção Paulo Infantini Arquitetos Associados
(51) 3472-5963
av Victor Barreto, 3056 ap 411, Centro
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Bernadete Catarina Schnurr
(51) 3476-5383
r Tiradentes, 245 s 1, Centro
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Architec Arquitetura e Construção
(51) 9269-0575
r San Marino, 709, Marechal Rondon
Canoas, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Projeto Arquitetônico

Uma introdução a projetos arquitetônicos na construção de casas

Dependendo de suas prioridades, você tem algumas opções durante a sua busca por uma planta arquitetônica de sua casa nova. Certas coisas devem ser consideradas. Se você estiver considerando construir a sua casa baseado-se somente em uma planta arquitetônica, você deve perguntar-se que tipo de terreno é apropriado. Em outras palavras, é um lote como outro qualquer ou existem algumas considerações específicas ao seu projeto? Além disso, existe alguma peculiaridade que você gostaria de adicionar ao projeto? Por exemplo, será uma casa padrão ou algumas condições e necessidades deverão ser levadas em consideração? O anteprojeto de sua casa pode ser modificado para projeto de modo a acomodar as suas condições. Por isso, pense bastante sobre exatamente o que você deseja.

Por exemplo, um homem construiu a própria casa baseando-se em um projeto arquitetônico ao invés de comprar uma casa já pronta. A sua única condição era que, sendo desabilitado da cintura para baixo, ele precisava mover-se pela casa com uma cadeira de rodas. Conseqüentemente, ele projetou a planta de sua casa de maneira que incluísse bastante espaço livre com azulejos ao invés de tapetes. Além disso, ele pediu que a casa não tivesse nenhum degrau de modo que ele conseguisse movimentar-se pela casa sem a necessidade de ajuda especial. Em outro projeto, uma família possuía quatorze crianças e, por isso, a cozinha foi designada para que tivesse uma geladeira e freezer que permitiam que uma pessoa entrasse andando. Tudo para satisfazer as necessidades alimentares dessa família que parecia um exército. Provavelmente, nenhuma dessas duas necessidades se aplica ao seu caso, mas servem de exemplo pra que você se assegure que sua casa atente a todas as suas necessidades quando você estiver criando a planta arquitetônica de sua casa.

Como empregar um arquiteto

Se você estiver decidido a criar plantas de sua casa do nada, você precisa da ajuda de um profissional a não ser que você já tenha adquirido algum tipo de treinamento sobre projeção arquitetônica e trabalho de engenharia que são necessários durante a construção de uma casa. Faça alguns esboços e desenhos de como seria a planta da casa para que você possa mostrar para o arquiteto depois que você já o tiver contratado. Isso servirá como um ponto de referência entre vocês dois. A vantagem de usar esse método quando estiver projetando e construindo a sua casa é que, trabalhando diretamente com o criador das plantas arquitetônicas, você poderá se assegurar de que terá exatamente o que deseja. Obviamente, a desvantagem é que começando assim custa mais caro, em conseqüência dos custos do arquiteto. Falaremos sobre uma alternativa em alguns instantes. Por enquanto, devemos estudar o resto desse assunto. Se você planeja em contratar um arquiteto ou engenheiro para completar um projeto arquitetônico, a melhor idéia é olhar nas Páginas Amarelas. Normalmente, é melhor trabalhar diretamente com o arquiteto. Entretanto, as companhias onde eles trabalham obviamente também podem ser encontradas on-line. Tanto a internet quanto as Página Amarelas representam ótimos lugares para se iniciar uma busca em sua área por uma planta arquitetônica que atenda as necessidades de sua nova casa.

Uma alternativa: plantas arquitetônicas que já são prontas

Outra alternativa que é muito atrativa hoje em dia no mercado de construções de casas é a utilização de um projeto que já esteja pronto – simplesmente você pesquisa um catálogo ou livro com uma série de plantas e escolhe a que melhor te convém. Esse é um jeito muito bom de se começar especialmente porque pequenas modificações podem facilmente ser adicionadas. Se as suas necessidades pessoais forem pequenas, essa pode ser a melhor solução em sua busca por uma planta arquitetônica para sua casa. O processo é simples: você só tem que buscar a planta que melhor se adapta aos seus desejos (discutiremos como encontrar em um momento). Escolha uma e depois siga em frente para o próximo passo. Nesse caso, a busca é bem parecida com a que uma pessoa faz quando dirige o carro na procura de uma casa já pronta. A única diferença é que, neste caso, o leque de opções é muito maior. Você pode fazer essa escolha em casa, implementar modificações em sua decisão final e finalmente terminar em uma casa totalmente nova ao invés de em uma que já fora utilizada e gasta por donos anteriores.

Uma vez que você tenha as plantas arquitetônicas prontas, você poderá ir para o próximo estágio. Se for preciso alguma pequena modificação, faça-a antes que a construção comece – para uma explicação que vá além desse processo arquitetônico inicial, você terá que procurar em outro lugar on-line. De qualquer maneira, faça bastante pesquisa antes de decidir de um jeito ou de outro. Se você deseja ter sucesso, conhecer tudo sobre este assunto é a melhor maneira para se conseguir o melhor anteprojeto e planta com o dinheiro destinado a este fim.

Como encontrar on-line a planta de sua casa

Um ótimo lugar para se encontrar plantas arquitetônicas já prontas é na internet. Se você procurar por tempo suficiente, existem literalmente milhões de plantas disponíveis em todos os tipos de fontes que possuem todos os tipos de preços e estimativas. Muitas opções que se adaptam a orçamentos, agendas e necessidade pessoais. Se assegure que você buscou por todos os lugares antes de efetuar qualquer compra. Seria muito ruim encontrar uma planta arquitetônica que te satisfaça; iniciar a construção e então descobrir uma planta com a mesma estimativa, mas com um projeto que você simplesmente ama. Somente observando todas as possibilidades no mercado é que você poderá se assegurar de ter alcançado o máximo da satisfação possível em sua aventura como construtor.

Existe um grande número de páginas on-line que são úteis e fazem o processo mais fácil para você. Alguns desses sites contém centenas de possibilidades de plantas arquitetônicas. Você tem a capacidade de observar algumas antecipações de como o projeto se tornará além de poder analisar os aspectos básicos do projeto. Existem desenhos do produto final ou até fotografias em casos onde casas já foram construídas com aquele projeto. Observe os aspectos básicos da planta. Compare as metragens de cada um, quantidade de quartos, banheiros e qualquer outra combinação. Essa busca pode ser comparada com uma busca na parte de classificados de um jornal. A diferença é que aqui você pode procurar exatamente o que você deseja, com todos os tipos de possibilidades que só dependem de seu desejo.

Livros com plantas arquitetônicas

A desvantagem em relação à busca de plantas on-line é que, se você precisar de um anteprojeto dos desenhos arquitetônicos, você terá que pagar. Discuta com algum arquiteto ou engenheiro local a fim de descobrir algo sobre a planta arquitetônica adequada, e quais idéias eles poderiam te dar para que você encontre exatamente o que precisa.

Leia um desses catálogos com plantas arquitetônicas e você saberá o que discutir com esses profissionais. Esses livros divergem em tamanho, preços e podem possuir uma simples planta ou fotografias e desenhos para ilustrar cada projeto. Pesquise e, se você tiver sorte, talvez consiga encontrar alguma coisa em sua biblioteca local. Não se esqueça de pesquisar em outras bibliotecas também porque a sua nova casa vale esse esforço. Armado com esses livros, você conseguirá estimativas mais exatas do seu arquiteto local, além de se educar nessa área de projetos arquitetônicos antes de começar a construir a sua casa. De qualquer maneira, é muito importante que você tente todas as possibilidades.

A busca pelas plantas arquitetônicas mais populares

Se você estiver inseguro, uma boa maneira de iniciar a sua busca por uma planta é procurar entre os projetos que são atualmente mais populares junto aos consumidores que planejam construir a casa própria. Por sorte, a maioria dos sites on-line com plantas arquitetônicas permite que a pessoa faça uma busca utilizando popularidade como critério. Desse modo, você conseguirá ver exatamente o que outras pessoas estão comprando e utilizando em projetos para casa. Isso o ajudará a ter algumas idéias novas também. Se assegure em visitar os sites on-line que são mais populares. Normalmente, eles são mais populares por um motivo e esse mesmo motivo talvez se aplique a você assim como também se aplicou a muitas outras pessoas utilizando esses mesmos projetos para começar suas casas novas.

Busca da planta arquitetônica levando-se em consideração as características principais como critério

Se você realmente tem alguma idéia da onde deseja começar, você ainda é uma pessoa de sorte. A grande parte dos sites na rede permitem que o usuário faça buscas utilizando características e tamanho como critérios, permitindo que os resultados sejam exatamente como desejado. Essas buscas muitas vezes possuem documentação fotográfica de como o será o produto final junto a plantas arquitetônicas. Essa busca é muito simplificada pelo grande número de opções para filtragem durante a busca. Você pode escolher praticamente entre todas as possibilidades para conseguir uma imagem mais acurada de sua casa dos sonhos – quantidade de quartos, banheiros, andares, características da garagem, acabamento externo da casa, tipo de lote, características adicionais, e opções para o pórtico de entrada. Quando estiver olhando essas páginas on-line, você provavelmente terá algumas boas idéias e promoverá o início de um processo criativo próprio.

Depois do projeto – como encontrar um construtor

Quando você finalmente tiver o projeto da sua casa, você estará apto a ir para o próximo estágio. Isto é, mover de uma casa teórica para uma de verdade, de uma feita com linhas no papel para uma onde você pode caminhar. Para isso, a sua tarefa é simples: encontrar um construtor. Você com certeza já deve ter visto placas com o nome de construtoras em sua região, ou algo do gênero. Mais uma vez, as Páginas Amarelas são uma ferramenta valiosa. Procure nelas e então pesquise a fim de conseguir uma estimativa média de preços e tempo. Tenha o seu plano pronto e esteja preparado para modificá-lo. Talvez seja uma boa idéia conversar com algum construtor antes de comprar a planta completa de sua casa nova. Por exemplo, uma casa de madeira tem grande flutuação de preços em relação à região já que existe uma dependência na disponibilidade de materiais, assim como uma casa feita de tijolo pode ser mais apropriada para alguns locais. Consulte um construtor local antes de comprar uma planta arquitetônica. Eles podem saber a respeito de algumas condições locais que você não sabe ainda.

Conclusão

Seja qual for a sua decisão, a melhor coisa a fazer é descobrir tudo sobre o processo. Quanto mais você saber sobre anteprojetos, plantas e projetos arquitetônicos como um todo, maiores serão as possibilidades de que você tenha um ótimo produto ao fim da construção. Quanto mais você descobrir sobre construção, maiores serão as possibilidades de que você produzirá uma casa que é exatamente como desejada. Considere tudo do grande ao pequeno, de quantos quartos a quantas tomadas elétricas em cada quarto. Agora é o momento para se ponderar sobre essas coisas, e quanto mais você souber sobre o processo, maiores serão as chances que você escolherá o projeto que exatamente se adapta à suas necessidades. Consulte um especialista no assunto, leia on-line sobre projetos arquitetônicos, e pegue livros em sua biblioteca. Quanto mais você souber, maiores são as chances de você construir a casa dos seus sonhos.