Proteção Contínua de Dados Nossa Senhora do Socorro, Sergipe

Quanto mais avançado tecnologicamente nos tornarmos, mais difícil será gerenciar os dados que a tecnologia produz.

AVR Comércio de Produtos de Infórmatica Ltda
(116) 352-0165
r Epiacaba, 185, Sacomã
São Paulo, São Paulo
 
Função Informática S/C Ltda
(113) 115-4547
r Boa Vista, 186, Sé
São Paulo, São Paulo
 
Arte e Byte Sistemas Ltda
(313) 287-4441
bc Sales, 1614, sl 1303, Vila Nossa Senhora De Fátima
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Caese Desenvolvimento de Sistema
(193) 255-6253
av Jesuíno Marcondes Machado,Dr, 1377, Pis 2, CH Barra
Campinas, São Paulo
 
Jane Gilberti Bolsas e Acess Ltda
(313) 292-1245
r M Grosso, 539, lj 509
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Qualisoft Informática Ltda
(85) 253-2704
r Meton de Alencar, 805, an 1 sl 104
Fortaleza, Ceará
 
Macropack Prod Alimentícios Ltda
(51) 477-0040
r Major Sezefredo, 155, Vila Rosa
Canoas, Rio Grande do Sul
 
ECS do Brasil Ltda
(115) 071-9493
r Luís Góis, 1505, Saúde
São Paulo, São Paulo
 
Techline Eng e Telefonia e Autom Predial Ltda
(133) 468-4660
Av Manoel da Nóbrega, 307, CJ 01, Itarare
São Vicente, São Paulo
 
Automateasy Ltda
(323) 218-1261
av Barão do Rio Branco, 2985, sl 1203, Santa Terezinha
Juiz de Fora, Minas Gerais
 

Proteção Contínua de Dados

Visão Geral

Quanto mais avançado tecnologicamente nos tornarmos, mais difícil será gerenciar os dados que a tecnologia produz. A medida que os computadores aumentam em velocidade e em capacidade de armazenamento, aumenta também a quantidade de dados, e as empresas lutam para lidar com todos estes dados . Salvar, simplesmente, uma imagem diária dos dados já não é suficiente. As limitações presentes nas funções restaurativas são tremendas.

Á proteção contínua de dados é um novo conceito em dados de backup. Tradicionalmente, o backup de dados é feito de forma periódica, normalmente uma vez ao dia, embora possa ser feito uma vez ao mês. Esses backups, geralmente, salvavam os arquivos no formato em que existiam no momento do backup, qualquer variação destes arquivos, feita durante o dia, semana ou mês, dependendo da freqüência do backup, se perdiam com este método.

A proteção de dados informáticos está passando por uma revolução atual. No passado, a proteção de um disco envolvia um backup periódico, geralmente em sistema de gravação de disco ou fita. Este método cumpriu bem seu objetivo, mas com todos os seus benefícios, ainda faltava algo vital. A proteção contínua de dados implica agregar, continuamente, todos os dados, incluindo as alterações feitas ao longo do dia, semana ou mês, e codificar as variadas versões, em um ponto específico, em caso da necessidade de um recordatório.

Embora a proteção de dados em disco pode oferecer um backup e um tempo de restauração mais rápidos, não ajuda em nada a recuperar os dados de versões anteriores dos arquivos que estam sendo salvos. A proteção contínua de dados oferece pontos de recuperação quase infinitos, de modo que qualquer alteração a um documento ou arquivo pode ser recuperado, e não há nenhuma necessidade de que o usuário ou administrador pré-determine a quantidade, ou a freqüência do período de recuperação. A proteção contínua de dados é apenas isso: contínua. Os salvamentos acontecem cada vez que se faz uma alteração nos dados.

Existem três tipos diferentes de proteção contínua de dados. Proteção baseada em bloco, arquivo ou aplicação. Cada método tem suas vantagens, dependendo da situação e das necessidades do usuário.



Métodos Prévios

A proteção contínua de dados se difere do tradicional backup de dados, no sentido em que o usuário não tem que indicar ou marcar um momento de restauração para que os dados sejam copiados. Em outras palavras, para restaurar um determinado ponto no tempo, o usuário não precisará salvar ou marcar este ponto para retornar a ele. Isso é feito automaticamente, sempre quando haja uma mudança. Existem alguns programas que têm utilizado este método, mas os mesmos são limitados.

O Photoshop, por exemplo, tem uma função que permite ao usuário voltar ao historial recente de um documento em que se está trabalhando. A única desvantagem é o limite até onde o programa guarda as ações, e tem de ser determinado de antemão.

Apesar de que algumas soluções são representadas como proteção contínua de dados, na verdade elas só permitem uma restauração em um intervalo fixo, de uma hora, por exemplo. Uma vez que isso é mais freqüente do que uma vez ao dia, ou uma vez por semana, estes registros são feitos automaticamente, em vez de ser feito manualmente por um administrador. A proteção contínua de dados é diferente do backup tradicional de dados, como RAID, espelhamento ou replicação, em que estas abordagens, meramente protegem contra uma falha de hardware no armazenamento, protegendo a cópia de dados mais recentes.

A proteção contínua de dados protege os dados contra a corrupção e os virus, e lhe permite acessar as versões anteriores dos dados.

Os métodos de proteção de dados mais antigos utilizavam um snapshot dos dados. A proteção contínua de dados do arquivo por meio de um snapshot, pode apresentar-se em duas categorias distintas. O snapshot pode ser uma cópia integral que replica o conjunto de dados na sua totalidade. Muitas vezes, executado em um processo chamado “mirror splitting”, uma cópia integral de um único terabyte de dados consome um terabyte adicional de espaço no disco.

Um snapshot diferencial administra deltas que apenas aconteceram desde que o último snapshot foi feito. Este método utiliza menos espaço em disco, mas exige, em geral, mais processamento. Existem alguns métodos diferentes para utilizar um snapshot diferencial, inclusive Copy on Write, Redirect on Write e Write Anywhere.

A diferença entre estes dois tipos de métodos snapshot está no custo de armazenamento e de desempenho. Além disso, uma vez que a cópia integral snapshot não conta com o armazenamento dos dados principais, eles geralmente são mais resistentes a certas formas de corrupção.

Níveis de Risco

Independentemente, se o risco de perder os dados provem de um código malicioso, como vírus e troianos, as catástrofes naturais que causam danos ao hardware, ou simplesmente a falha de um hardware, as empresas hoje em dia, enfrentam riscos muito maiores para os seus dados como nunca haviam enfrentado antes. Não é só a questão de que existem mais dados para serem administrados, mas também muito menos tempo para realizar as longas rotinas de manutenção. Os centros de dados atuais são menos tolerantes que nunca para o sistema de interrupção.

Somente no primeiro semestre de 2005, existiam mais de 10.800 vírus e worms. Isso representa um aumento de 48%, relativos aos 7360 documentados no segundo semestre de 2004. O aumento da ameaça, assim como o aumento das variantes, é significativo. Este aumento representa uma nova e diferente ameaça aos sistemas, que devem estar protegidos. A tendência também mudou de e-mails em massa a um código malicioso que é específico, modular e facilmente personalizável.



As Diferentes Abordagens

À primeira vista, as duas abordagens para a proteção dos dados parecem semelhantes. Após uma análise mais atenta, no entanto, aparecem grandes e críticas diferenças. Enquanto a versão antiga faz um snapshot dos dados em um determinado ponto no tempo, limitando o usuário a retornar somente a pontos específicos, a proteção contínua de dados proporciona uma imagem fluida e contínua dos arquivos que estão sendo modificados, sem qualquer limitação à quantidade de pontos salvos, ou horário em que os dados foram salvos para a restauração. Existem três métodos importantes de proteção contínua de dados. Cada um tem seus próprios benefícios com relação aos outros dois.



Baseada em Bloco

A proteção contínua de dados baseada em bloco é uma cache por tempo lógico, de todos os blocos-escritos em toda a rede de armazenamento. A proteção contínua de dados baseada em bloco funciona, independentemente do tipo de servidor ou de armazenamento. Basicamente, as abordagens baseadas em bloco vêem cada bloco-escrito mover-se na rede de armazenamento, e mantém uma cache por tempo lógico dessas gravações.

Algumas soluções baseadas em bloco podem apresentar uma visão instantânea do disco, em qualquer momento, representado na memória cache. As soluções bloco são perfeitas para apresentar uma visão de um ponto no passado, mas muitas vezes exigem o trabalho do usuário para fazer uso desta visão. O usuário não pode acessar ou restaurar áreas específicas dentro de um documento, apenas o documento inteiro ou todo o disco. Os benefícios da proteção contínua de dados baseada em blocos incluem alta transparencia, e nenhum efeito no desempenho do aplicativo que esta sendo utilizado.



Baseada em Arquivo

A proteção contínua de dados baseada em arquivo é a captação dos dados do sistema de arquivos e eventos metadados. Esta proteção se executa no servidor do arquivo de aplicativo ou workstation, mas apresenta maior valor, uma vez que muitos aplicativos e usuários fazem uso dos dados baseados em arquivo, de forma natural. A proteção contínua de dados baseada em arquivo pode ter diferentes políticas por arquivo ou grupo, ao contrário da proteção contínua de dados baseada em bloco, que pode ser apenas definida por disco.

Por exemplo, alguns arquivos em um servidor podem não necessitar a proteção contínua de dados, ou outro conjunto de arquivos poderão necessitar um período de tempo captado mais longo. Restaurar, também é mais fácil com a proteção contínua de dados baseada em arquivo, já que não é necessário aumentar todo um volume de visões de alguns pontos no passado. Os usuários podem ver instâncias individuais de cada arquivo, e escolher o arquivo que precisam. Os benefícios da proteção contínua de dados baseada em arquivo, incluem peso leve, políticas baseadas em arquivo e cenários de recuperação mais naturais.



Baseada em Aplicativo

A proteção contínua de dados baseada em aplicativo funciona desde dentro do aplicativo específico que está sendo protegido. Este tipo de proteção é semelhante ao sistema de proteção baseada em arquivo, no arquivo que está servindo essencialmente um aplicativo. Com a proteção contínua de dados baseada em aplicativo, as aplicações específicas são responsáveis por cuidar do “Journaling” necessário para a recuperação em um determinado ponto.

Uma vez que está vinculada ao pedido, uma aplicação baseada proteção contínua de dados poderá proporcionar um conjunto de pontos de recuperação melhor e mais detalhado. Um banco de dados poderia recuperar uma linha ou uma coluna em uma tabela 2 horas antes, sem interromper o funcionamento do aplicativo. Com a proteção contínua de dados baseada em bloco, a solução teria que apresentar uma visão de todo o disco e do aplicativo, e necessitaria aumentar esta visão para a utilização.



O aplicativo Correto

O objetivo da proteção contínua de dados e a recuperação dos protocolos é permitir que existam centros de armazenamento em um ou mais locais, onde provavelmente um segundo host poderia retomar, imediatamente, as “seamless” é uma combinação muito potente que elimina o longo, e muitas vezes, frustrante procedimentos de replicação e restauração dos sistemas antigos. Esta combinação permite a uma empresa recuperar os aplicativos empresariais em questão de minutos, ao invés de horas, e também pode restaurar em qualquer momento no passado.

Escolher a abordagem de proteção contínua de dados correta dependerá das necessidades específicas do usuario, para sua proteção de dados. Se o seus dados são baseados em arquivos, o que significa que são estritamente arquivos, e são utilizados pelos trabalhadores no escritório para criar e editar documentos, então a abordagem baseada em arquivo seria provavelmente a melhor opção. Se sua empresa produz, principalmente, aplicativos empresariais automatizados como pacotes XML, então, provavelmente, a melhor opção seria a proteção contínua de dados baseada em arquivo.

Isto é especialmente verdade se você precisa proteger um sistema de usuário final, como workstations e laptops. Se a sua empresa utiliza, geralmente, uma variedade de aplicativos, a proteção contínua de dados baseada em bloco poderia ser a melhor opção, uma vez que o recall não é específico para um programa, mas para um período de tempo. Finalmente, se o aplicativo utilizado em sua empresa tem a sua própria proteção contínua de dados, então utilizar-lo seria a melhor opção.



Aplicativos

Uma das grandes preocupações para as empresas profissionais é a proteção dos dados durante uma viajem. O tempo que se gasta, quando se perde um documento ou arquivo , a parte do tempo empregado em tentar recuperar essa informação, é uma preocupação para os profissionais modernos. Nesta era de laptops, a capacidade de backup e restauração de dados é fundamental para a produtividade. Contar com um administrador de sistema para fazer o backup dos dados poderia funcionar em um escritório tradicional, fora das estradas rodoviárias, onde muitos profissionais fazem o que fazem; este cenário não é viável. Viajar entre o escritório e a casa, entre aeroportos torna o backup impossível.

Muitos profissionais, hoje em dia, precisam de seu próprio departamento de TI. Eles precisam de soluções para estas questões, que lhes permitam poupar tempo e aumentar a produtividade. Algumas pessoas poderiam não gostar de lidar com isso, mas em geral, uma vez que se acostuma, é praticamente automático. A proteção contínua de dados é transparente e auto-contida. Ela faz todo o trabalho, deixando o usuário livre para continuar com seu documento de arquivo. Qualquer ponto de restauração é criado, automaticamente, dentro do sistema e não requer nenhum tipo de entrada ao usuário.

Alguns defensores da proteção de dados recomendam a tentativa de aproximar as capacidades de proteção contínua de dados, criando muitos snapshots. Esta não é uma opção particularmente interessante, porque cada snapshot é outro objeto que precisa ser criado, encalhando o aplicativo propriamente dito, e que está armazenado e administrado às custas da empresa. O Snapshot requer que o administrador pre-determine os pontos de restauração antes de qualquer falha e, depois, administre cada ponto. A maioria das soluções de proteção contínua de dados proporciona a capacidade de anotar um cronograma com eventos ou momentos específicos no histórico de dados. Isso dá ao usuário a capacidade de restaurar em qualquer ponto específico do tempo.



Benefícios



A proteção contínua de dados, em tempo real e com restaurações, salva a TI e o trabalho do usuário final. É possível restaurar um ponto específico no tempo e em várias versões dos arquivos retidos. Esta proteção também pode proporcionar a integridade dos dados em caso de um virus, ou qualquer outro tipo de corrupção atacando o sistema. Permite, também, que os operadores restaurem os arquivos e aplicativos em um ponto específico, antes da corrupção, uma vez que o problema seja abordado.

A proteção contínua de dados faz o backup para um servidor de arquivos de forma periódica e elimina as janelas de backup. Em geral, só faz o backup de arquivos alterados, em vez de fazer um backup arbitrário de todos os arquivos, independentemente se foram feitas alterações ou não, tornando mais rápido os salvamentos e as recuperações. A maioria das abordagens de proteção contínua de dados otimiza o largo de banda de rede e a transferência de dados.

Esta rede de segurança de dados proporciona um backup de informações importantes em tempo real, assim como a proteção contínua contra vírus, arquivo de corrupção, ou mesmo uma simples exclusão acidental de um arquivo, algo que todos fizemos um dia. Basta restaurar o documento a partir do seu último estado modificado, não do seu último estado de salvamento, e continuar como se nada tivesse acontecido.



Uma Consideração Final Sobre a Proteção Contínua de Dados

A palavra-chave na proteção contínua de dados é: contínua. Este tipo de proteção proporciona uma continuidade de pontos de restauração para um determinado conjunto de dados. Permite, também a possibilidade de restaurar a qualquer momento, não só o tempo predeterminado por um processo snapshot. A proteção contínua de dados proporciona a recuperação infinita de pontos granulosos, e permite a restauração de aplicativos, antes de eventos específicos. Seleciona-se o ponto de restauração, e o mesmo se recria após o catastrófico evento.

A proteção contínua de dados faz exatamente isso: protege os arquivos importantes do seu negócio, em tempo real. Estes sistemas fazem o backup dos arquivos no momento em que eles são salvos, em vez de esperar um intervalo programado anteriormente. Funciona enquanto está salvando e catalogando as versões anteriores, em caso da necessidade de um recall. As abordagens de capacidade de armazenamento de disco para disco, são muito mais rápidas que as antigas abordagens de disco para fita . Elas ajudam a controlar os custos e aumenta a produtividade do usuário. Não se gasta um tempo precioso tentando recuperar os arquivos perdidos. É fácil de instalar-se e funciona, transparentemente, em segundo plano. Ninguém vai notá-la até ter a necessidade de usar-la. A proteção contínua de dados pode proteger as informações empresariais mais importantes, mesmo se estiver armazenada em servidores de arquivo e laptops.

No passado, as empresas eram obrigadas a escolher entre um backup rápido e uma rápida restauração. Esse já não é o caso. Com a proteção contínua de dados, os administradores podem criar e restaurar pontos específicos de recuperação do sistema, de forma rápida. Com este sistema, na eventualidade de um bloqueio, os servidores críticos serão prontamente restabelecidos online. Esta velocidade de recuperação é extremamente valiosa no atual ambiente de negócios, no qual as empresas devem manter a disponibilidade de dados e minimizar a perda de dados do servidor.

A proteção contínua de dados é o método mais atual, rápido e seguro para a proteção de dados. Ela proporciona uma usabilidade transparente, combinada com uma recuperação e restauração ilimitada dos pontos, em qualquer momento; permitindo assim, o imediato recall dos dados, em caso de falha do sistema, falha de hardware ou qualquer dano que possa existir.