Publicidade Exterior Brasília, DF

A publicidade exterior tem muitas finalidades, tal como qualquer outro meio de publicidade. As vendas são a principal finalidade, mas há outras razões importantes para justificar este meio. O combate à criminalidade é um dos exemplos em que esta publicidade fez a diferença. Mensagens de serviço público, como as utilizadas para as fugas de adolescentes, são formas importantes de utilização de painéis e outras modalidades deste meio

Montadon
(61) 3327-7762
scrn 702/703 Bl C, s/n en 12 s 101Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Central Midia
(61) 3322-5707
srtvs 70 bl 2/4 sl 324 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Decisiva Agencia de Publicidade
(61) 3202-0912
r Setor Habitacional Taquari, s/n sl 114 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia Comunica Publicidade
(61) 3964-1500
Scln, s/n Qd 110, Bl A, Sl-102 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
DSP
(61) 3963-2929
snc 116 Bl E, s/n sl 111 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Couto Propaganda e Marketing
(61) 3447-4477
cln 111 Bl C, s/n s 110 sl 109
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia Neuronio Publicidade
(61) 3349-1373
cln 116 Bl F, s/n sl 105 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Agencia de Publicidade Dois Nove Meia
(61) 3307-1793
UNB, s/n bl A s 661/8 Campus Universitário
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Diart Agencia de Publicidade
(61) 3202-2490
cln 116 Bl D, s/n lj 102 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Oitonos Propaganda e Marketing
(61) 9206-0738
r Quadra 08, 155 Condominio Parque Jardim Paineiras
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Publicidade Exterior

Resumo

A publicidade exterior tem muitas finalidades, tal como qualquer outro meio de publicidade. As vendas são a principal finalidade, mas há outras razões importantes para justificar este meio. O combate à criminalidade é um dos exemplos em que esta publicidade fez a diferença. Mensagens de serviço público, como as utilizadas para as fugas de adolescentes, são formas importantes de utilização de painéis e outras modalidades deste meio

Mais de 6 bilhões de dólares foram gastos em publicidade exterior em 2005 nos Estados Unidos, de acordo com o Outdoor Advertising Association of America (OAAA). Isto dentro do valor total dos quatro tipos de publicidade exterior compreendidos neste formato pelo OAAA: painéis, mobiliário urbano, trânsito e meios de comunicação alternativos.

A publicidade exterior tem muitas finalidades, tal como qualquer outro meio de publicidade. As vendas são a principal finalidade, mas há outras razões importantes para justificar este meio. O combate à criminalidade é um dos exemplos em que esta publicidade fez a diferença. Mensagens de serviço público, como as utilizadas para as fugas de adolescentes, são formas importantes de utilização de painéis e outras modalidades deste meio.

A tecnologia desempenhou grande parte do sucesso e avanços na publicidade exterior. Dependendo do formato usado, o conteúdo pode ser mudado na hora a partir de outra localização através de um computador.

Os estádios de futebol são famosos por utilizar este meio. Como a tecnologia evoluiu, estão aptos para captar cada vez mais anunciantes.

Veículos, paragens e assentos de ônibus são excelentes para este tipo de publicidade. Assim como metrôs, aeroportos e terminais.

Por vezes, pessoas normais utilizam os painéis e outras formas de publicidade exterior para procurar um parceiro, um criminoso ou, como foi o caso de uma mulher, um emprego. Ela listou as suas credenciais, fotografia e telefone num grande painel. Recebeu 20 propostas reais fora do seu âmbito normal de propostas.

Para o anunciante, a publicidade exterior é um meio poderoso para alcançar a audiência-alvo porque, se simplesmente as pessoas deixarem as suas casas, são suscetíveis de ver qualquer formato de publicidade para onde quer que vão. Para o consumidor, oferece números de telefone, bens e serviços ou avisos de perigo.

Usos

Alguns já utilizaram a publicidade exterior por um ente querido, sobretudo painéis. Uma mulher publicitou pedindo informação sobre o assassino do seu marido. Pessoas desaparecidas são muitas vezes anunciadas nos painéis.

Aqueles que fazem viagens longas costumam ver a publicidade que alerta para a proximidade de estabelecimentos de alimentação e combustível. Quantos de nós já pararam por causa da comida descrita nos painéis gigantes?

A publicidade é poderosa de várias formas. Qualquer pessoa parada numa linha de taxi à porta de um casino de Las Vegas, sem dúvida já viu uma variedade de anúncios no topo dos táxis, publicitando espectáculos, comida, casinos e afins.

Mensagens de serviço público são anunciadas em mais do que um formato. Já reparou nos painéis de publicidade nas paragens de metrô da cidade? São geralmente mensagens de serviço público. Mas também comida, e quase tudo é anunciado desta forma. Ônibus restrictos a rotas de estabelecimentos de ensino costumam ter publicidade dirigida a consumidores em idade escolar.

Mesmo com a internet e a atitude de imediatismo da nossa sociedade, a publicidade exterior continua a crescer em rendimento e utilidade. Isto porque vivemos numa sociedade em constante movimento. Não podemos evitar reparar neste meio de publicidade. Não podemos jogá-lo fora ou desligá-lo, nem escolher para qual vamos olhar. De fato, cada vez mais pessoas olham intencionalmente para esta publicidade quando procuram informação específica.

Painéis

Ainda que os painéis não sejam o formato único da publicidade exterior, representam cerca de 64% da receita deste tipo de publicidade.

Um problema: não há muito tempo para passar uma mensagem a pessoas que se deslocam a 60, 70 ou mais kms/hora. Painéis fixos têm de ser rápidos e eficazes.

Os painéis anunciam de tudo, desde Deus a pastilhas elásticas, e são a forma mais popular da publicidade exterior. Dirigem-nos para estabelecimentos alimentares, postos de abastecimento e indicam ao viajante cansado um local onde pode descansar e a respectiva distância.

Painéis comerciais costumam indicar o que vem adiante. Também anunciam produtos, desde perfumes a impressoras, bem como serviços.

Também são usados em campanhas políticas.

Folhas de vinil são usadas na maioria dos painéis. A maioria das companhias que anunciam nos painéis alugam-nos. Muitos painéis são iluminados e alguns têm partes móveis contínuas.

As mensagens de serviço público tornaram-se grandes campanhas para painéis. Prevenção da AIDS, fugas, gravidez na adolescência e drogas são algumas das mensagens.

Alguns painéis são autêntico entretenimento. Na verdade, existe uma enorme concorrência entre as empresas publicitárias para criar os melhores cartazes. Ao conseguir o reconhecimento dos seus clientes, as empresas publicitárias conseguem também o seu próprio reconhecimento, porque as pessoas querem saber de onde surgiu a idéia. Os anunciantes também podem ganhar prêmios anuais que compreendem todos os formatos da publicidade exterior, incluindo painéis.

Os painéis atravessaram um longo percurso ao longo dos anos. Há vários formatos de painéis, sendo os mais populares os das auto-estradas, mas também são pintados em edifícios, sobretudo em áreas metropolitanas muito populosas.

Mobiliário urbano

Anunciar em mobiliário urbano é outro formato interessante disponível. Mobliário urbano podem ser bancos, abrigos de ônibus, parques de estacionamento ou estruturas. Candeeiros de rua também se incluem e as pessoas anunciam neles constantemente, colocando anúncios de procura de um cachorro perdido ou uma venda, entre outros.

De acordo com o OAAA, a categoria de Mobiliário Urbano na publicidade exterior também inclui quiosques, centros comerciais e lojas.

Cabines telefônicas também são ou foram mobiliário, mas não se veêm muitas ultimamente. Seja como for, há imensos locais para anunciar neste formato, representando um total de 7% da publicidade exterior.

Quase todos os pontos e bancos de espera de ônibus contêm qualquer forma de anúncio, alguns dos quais são indicações de serviços públicos e outros comerciais. Não interessa se as leu centenas de vezes, o fato de estar sentado num ponto de ônibus é suficiente para ler e estudar as imagens várias vezes sem conta.

Você não viaja de ônibus? Não há problema, porque as companhias que anunciam nos pontos de ônibus também colocam os anúncios nos próprios ônibus que todas as pessoas vêem no trânsito e, claro, essas mesmas companhias anunciam nos painéis por onde passamos diariamente.

Diversificando os meios de publicidade, qualquer pessoa que saia de casa vai ver o anúncio. Algumas companhias têm público-alvo especifico, pelo que escolhem uma ou duas formas de publicidade exterior. No entanto, a maioria utiliza cada formato para atingir o máximo de divulgação e sucesso.

Trânsito

De acordo com o OAAA, publicidade de trânsito engloba anúncios fixos num veículo, assim como os colocados em áreas públicas de estação de trânsito, aeroportos e terminais. Todos nós já vimos anúncios em ônibus e taxis. Este formato garante 12% do rendimento deste tipo de publicidade.

Os ônibus foram totalmente envolvidos com “folhas” de publicidade. Superman e outras personagens cobrem os ônibus de tal forma que parece que o anúncio foi pintado no veículo. Suculentos hambúrgueres acenam-nos das traseiras e laterais dos ônibus, concertos e estrelas são destacados, assim como filmes, personagens e outros incontáveis produtos e serviços.

Metrôs e taxis são também locais populares para publicidade exterior. Os táxis costumam utilizar topos em 3-D que anunciam o produto ou serviço para que as pessoas que viajam atrás do táxi a possam ver, e para que o resto do trânsito e os pedestres a possam ler. É também costume existir uma imagem ou palavra no capot do taxi. São normalmente impressas e algumas são mensagens refletoras, escolhidas pelos clientes que querem mudar a mensagem periodicamente para atualizar a informação transmitida.

Caminhoneiros de longo percurso conduzem reboques com painéis publicitários. Normalmente, pertencem à companhia para a qual o caminhoneiro trabalha, e visam divulgar os seus produtos.

Publicidade de exterior que utiliza o formato do trânsito atinge incontáveis milhões todos os anos. Estejam as pessoas em movimento ou a publicidade em movimento, todos se aproximam e recebem a mensagem.

Mídia Alternativa

Quase 17% do orçamento de publicidade exterior é gasto em mídia alternativa. Por muito estranho que pareça, os anúncios em mídia alternativa utilizam coisas simples como sacos de compras, sacos de limpeza a seco e cabides. Também inclui arenas e estádios desportivos. Tabelas de resultados nos eventos desportivos reúnem muita publicidade.

Encontra-se este tipo de publicidade em terminais de ônibus, cinema ou faixas nos aviões. Quase todos estes anúncios alternativos são exteriores. O que os separa dos restantes é que alcança os consumidores durante atividades específicas.

Por exemplo, alguns bancos múltiplos apresentam anúncios nos seus terminais, enquanto as pessoas esperam que a transação finalize. É durante essa atividade específica que você verá o anúncio.

Quer opte por sacos de papel ou plástico na mercearia, o mais provável é levar uma forma alternativa de publicidade para casa. Quando se entra num parque de estacionamento, pode-se ver anúncios nos pára-choques dos lugares. Mesmo que não veja no seu lugar de estacionamento, você vê nos adjacentes.

Veleiros e ferrys costumam ter mensagens de publicidade. Grandes companhias anunciam nestes meios. A publicidade alternativa, apesar de diversa, tornou-se uma poderosa influência de publicidade exterior.

Serviço Público

Incontáveis mensagens de serviço público são colocadas em painéis, autocarros e outras formas de publicidade exterior, em qualquer momento. De acordo com o OAAA, a indústria da publicidade exterior contribui com 300 milhões de dólares por ano para a colocação de mensagens de serviço público. Há muito para atingir e vidas para mudar com estas pequenas mensagens.

Smoky the Bear, The Red Cross e centenas de outras organizações conseguem falar a milhões de pessoas diariamente desta forma. Uma semente pode ser plantada na mente de alguém nos poucos segundos que demora a passar um painel. Podemos não agir de imediato, mas o que importa é que a semente seja plantada. São momentos que mudam vidas, como um anúncio de doação de sangue, um númeropara denúncias ou uma criança desaparecida.

Quando Elizabeth Smart foi raptada em 2003, um painel exibiu a sua fotografia, oferecendo uma recompensa e anunciando um número. Quando regressou a sua casa, 9 meses depois, outro painel foi criado para celebrar o regresso à casa. Este serviço público dá esperança a muitas famílias de que os seus entes perdidos podem voltar também.

Outro serviço público de sinalização inclui condução amigável e outros para nos persuadir a mudar comportamentos e atitudes.

Tecnologia

A tecnologia trouxe a indústria de publicidade exterior para o século XXI. Monitores digitais que anunciam bens e serviços podem rodar em poucos segundos. Assim, enquanto um anúncio é constantemente divulgado, um espaço pode ser dividido entre duas ou mais mensagens ou clientes.

Há monitores digitais que até conseguem enviar mensagens para um celular. Monitores/painéis interativos já são utilizados em alguns locais e continuam a crescer em número. Um consumidor jogou um jogo no celular enquanto interagia com um monitor digital de exterior em Nova Iorque.

Embora folhas e cartazes continuem a fazer parte da indústria de publicidade exterior em larga escala, luzes e tecnologia em geral fizeram muito mais do que os posters e fotografias conseguem. Até os terminais de lotaria nas lojas de conveniência são utilizados para mensagens de serviço público. Se não fosse esta tecnologia, muitas mensagens nunca chegariam ao grande público, porque a sua urgência é superior ao tempo para impressão e trabalho físico de colocação dos painéis ou posters.

A tecnologia permite-nos ver a publicidade exterior no escuro que antes não podíamos ver. Agora, muitos painéis são iluminados e ainda fornecem luz extra ao conduzir perto.

Com a tecnologia actual, companhias e indivíduos podem escolher entre muitas formas de publicidade exterior para melhor alcançar seu público-alvo. Ou, como muitas vezes acontece, podem utilizar mais do que um tipo de publicidade exterior para atingir mais pessoas em mais lugares.

A tecnologia permite divulgações aqui e agora, que podem salvar vidas, vender bens e serviços, trazer-nos notícias e alertas, e muito mais.

Prêmios e Apresentação Criativa

Como muitas outras indústrias, também a da publicidade exterior disputa prêmios e um lugar no Hall of Fame. Agências de publicidade e os criativos responsáveis pela criação da campanha, sinal ou painel, competem entre si para se tornarem os melhores. Os prémios OBIE são o programa de prémios anual do OAAA, possivelmente assim denominado devido ao obelisco egípcio, uma estrutura de pedra alta, que alguns consideram ser a primeira forma de publicidade exterior.

Os prêmios são apresentados anualmente e incluem Melhor do Espetáculo, Prémio OBIE, Mérito e Finalista. Por exemplo, em 2006, o prémio Melhor do Espetáculo foi para a agência que surgiu com a campanha de uma empresa de comida de cão. Os cães são mostrados nos painéis maiores do que na realidade, o que faz parecer que vão saltar fora do painel. A legenda diz simplesmente «Os cães mandam» e existe uma série de painéis com grandes cães em diferentes posições. Um deles mostra um cão a saltar para apanhar uma bola que parece estar fora do painel. Muita criatividade está aqui presente.

Os prêmios abrangem todas as categorias da publicidade exterior. Em cada ano, um anunciante é incluído no Hall of Fame depois de utilizar a publicidade exterior durante vários anos. Em 2006, Chick-Fil-A foi incluida pela campanha “Eat more chicken” que utiliza vacas em 3-D para persuadir os consumidores a comer mais galinha em vez de bife. A marca tem usado com sucesso esta campanha nos últimos 10 anos.