Qual é o seu plano de carreira? Criciúma, Santa Catarina

As empresas oferecem um plano de carreira para que você saiba que ela se preocupa com o seu futuro profissional, mas isto não quer dizer que esta alternativa seja a única e nem a melhor, é apenas uma das inúmeras possibilidades.

Elétrica Oliveira
(48) 3433-8763
Rua Bom Retiro 163
Criciúma, Santa Catarina
 
Edson Rodrigues da Silva
(48) 3432-5520
Rodovia SC-444 342 km 5
Içara, Santa Catarina
 
Ricardo Instalações Elétricas
(47) 3467-7538
Rua João Alvim Duarte 445
Joinville, Santa Catarina
 
Eletricista Mário José Russi
(47) 3346-6277
Rua Anastácio José Mendes 356
Itajaí, Santa Catarina
 
Eletrotur
(48) 3525-0671
Avenida Municipal 1345
Turvo, Santa Catarina
 
Autoelétrica André
(48) 3432-4217
Rua Egílio Borges 63
Içara, Santa Catarina
 
Neto Elétrica Ltda
(47) 3330-0762
Rua Milda Ehmke, 428
Blumenau, Santa Catarina
 
Security Instalações e Manutenção
(47) 3273-3003
Rua Germano Friedemann, 52 s 1
Guaramirim, Santa Catarina
 
Edson Rodrigues da Silva
(48) 3432-5520
Rodovia SC-444 342 km 5
Içara, Santa Catarina
 
Elétrica Mallmann
(49) 3674-0487
Rua Carlos E Marquardt 48
Mondaí, Santa Catarina
 

Qual é o seu plano de carreira?

Há dois tipos de pessoas nas empresas: as que vivem do plano de carreira que a empresa lhes oferece e as que constroem o seu próprio plano.

Em qual destes grupos você está? A resposta a esta pergunta define suas possibilidades futuras.

Dependendo do tamanho e da filosofia da empresa para a qual você aluga seu tempo, cérebro e talento, ela possuirá ou não um plano de carreira. Claro que as melhores empresas, independentemente do seu tamanho, têm pelo menos uma clara orientação neste sentido. Afinal, se você tem talento e é empreendedor(a), só continuará trabalhando para ela se as perspectivas futuras forem bastante interessantes.

Suponha que você trabalhe em uma empresa que entre outros benefícios lhe oferece um excelente plano de carreira. Minha pergunta é:

Será que você não tem um plano melhor?

O que eu quero dizer com isso é que os planos de carreira oferecidos pelas empresas se baseiam em uma ótica linear de oportunidades, ou seja, eles pressupõem que você vai, ao longo do tempo, galgando condições melhores à medida que evolui como profissional. Estes planos, necessariamente consideram um tipo de expectativa com relação à velocidade com que você aprende e a que cargos você poderá chegar tendo como pré-requisito sua posição atual. Isto é lógico e compreensível, mas muito embora estes planos possam ser excelentes, eu volto a lhe perguntar:

Será que você não tem um plano melhor?

Será que você não pode aprender mais rápido e ousar posições mais elevadas dentro da organização? Será que você, ao contrário de seguir um plano linear não pode dar uma espécie de salto quântico?

Existem muitos planos para a sua carreira: seu marido ou esposa tem um que consideram o ideal para você. Seu chefe tem outro, seus colegas de trabalho têm outro, a empresa, institucionalmente, prevê um modelo, e assim sucessivamente, mas...

Será que você não tem um plano melhor?

Todos podem observar de onde você vai partir, mas pouquíssimos podem imaginar onde você pode chegar, e isto inclui você!

Em 1868, nascia em plena Inglaterra vitoriana, conhecida por seu exacerbado conservadorismo, uma mulher chamada Gertrude Bell. A sociedade vitoriana tinha um "plano de carreira" para ela. Caso Gertrude se permitisse tornar produto do meio em que vivia, seria uma dama recatada, sexualmente reprimida e sem nenhuma expressão política. Mas Gertrudes ousou e elaborou um plano melhor tornando-se a primeira mulher a receber o prêmio de primeiro lugar em História Moderna da Universidade de Oxford, e ainda:

• Deu a volta ao mundo duas vezes.

• Era esgrimista de primeira categoria e Montanhista.

• Foi a primeira mulher a escalar o Engelhorn na Suíça.

• Aos 23 anos de idade visitou a Pérsia desenvolvendo fluência no idioma, estudou antropologia e realizou inúmeras descobertas arqueológicas.

• Durante a Primeira Guerra Mundial, por ser profunda conhecedora do universo árabe, foi designada para o Serviço de Inteligência Britânica.

• Tomou parte na força expedicionária da Mesopotâmia.

• Foi indicada por Winston Churchill como Secretária de Assuntos Orientais junto à Comissão do Alto Comando no Iraque.

• Foi a única mulher a participar da conferência no Cairo sobre o futuro da Mesopotâmia (Irã e Iraque).

Gertrude ousou não seguir o "plano de carreira" que a sociedade vitoriana oferecia às suas mulheres. Gertrude preferiu escrever uma nova história a ler a roteiro que lhe ofereciam.

Ninguém poderia imaginar aonde ela chegaria, nem mesmo ela. Ela deu verdadeiros saltos quânticos, e passou por cima de inúmeros homens brilhantes - que seguiam seu plano de carreira político e acadêmico - e da imensa maioria das mulheres da sua época.

Gertrude deu a si mesmo alternativas, ousou construir seu próprio plano de vida seguindo seu coração, e não modelos pré-estabelecidos.

Seguir um plano de carreira pode significar para algumas pessoas não atingir na plenitude o seu potencial, deixando de escrever sua própria história para adaptar-se a um modelo desenvolvido por outras pessoas. Pode significar estacionar na gerência enquanto você tem competência para a presidência, neste caso todos perdem!

As empresas oferecem um plano de carreira para que você saiba que ela se preocupa com o seu futuro profissional, mas isto não quer dizer que esta alternativa seja a única e nem a melhor, é apenas uma das inúmeras possibilidades.

Trabalhe buscando a excelência e a alta performance, ampliando seus horizontes e buscando intensamente a sua auto-realização. Considere o plano de carreira oferecido pela empresa como a expectativa linear do desenvolvimento da sua carreira, mas dedique-se a realizar seu salto quântico, superando as melhores expectativas a seu respeito e, jamais esqueça a cada conquista de considerar que:

Com certeza você tem um plano ainda melhor!

Carlos Hilsdorf

Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano.

www.carloshilsdorf.com.br

Sobre o Autor

Considerado um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br


 


Artigos.com