Recuperação de dados Nossa Senhora do Socorro, Sergipe

Imagine que você é um autor escrevendo um livro, um romance, e salvou todos os capítulos do seu livro em seu computador. Agora imagine que você está próximo de finalizar o maior romance da sua vida, e sua editora está esperando pelo seu manuscrito quando algo dá errado e todos os arquivos do sistema desaparecem inexplicavelmente! Não é uma cena necessariamente bonita, mas é algo que acontece com muita freqüência.

Extra
8009-06767
av Tancredo Neves,Pres, s/n, Sn, Grageru
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Jrg - Comercio Eletronico Ltda
(79) 3214-1864
r Mariano Salmeron, 177, Siqueira Campos
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Air Spring Refrigeracao Ltda
(79) 3217-5080
r Zaqueu Brandão, 481, São José
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Total Ar Arcondicionado e Refrigeracao Ltda
(79) 3246-0129
av Acrísio Cruz,Prof, 633, Salgado Filho
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Eletronica Sistel Comercio Ltda
(79) 3211-4916
r Apulcro Mota, 630, Lj 38, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Sintonal Eletronica Ltda
(79) 3214-9800
r Apulcro Mota, 559, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Eletronica Central Ltda Me
(79) 3221-3237
r Apulcro Mota, 609, Lj 3, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Mundo do Som Ltda Me
(79) 3211-6466
r Laranjeiras, 1003, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
G & A Comercio e Assistencia Tecnica Ltda
(79) 3214-0162
r Divina Pastora, 427, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Lojas Maia
(79) 3214-3390
r Itabaianinha, 283, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Recuperação de dados

Recuperação de dados em discos rígidos


Quando informação é perdida no disco, a primeira regra que se deve seguir é uma simples regra de senso comum: não escreva mais nada para o disco rígido antes de recuperar o que foi perdido.

Há uma razão muito simples para isto: quando se apaga alguma coisa no disco, o sistema operativo (windows, mac os ou linux, por exemplo) não apaga permanentemente a informação. Em vez disso, diz apenas ao utilizador que agora existe mais espaço livre na unidade - mas esse espaço continua ocupado pela informação apagada, apenas muda de "estado" para o utilizador, de ocupado para livre.

Uma coisa é sempre verdade, no que respeita à informação no seu disco - o que se vê nem sempre é tudo aquilo que se tem.

Isto é verdade para ficheiros perdidos, mas também para partições perdidas. Se apagar uma partição, deixe-a em branco. Pode não a conseguir ver, mas software especializado em recuperação de dados vai conseguir. O mesmo se aplica a discos formatados - é perfeitamente possível recuperar de uma formatação completa.

Como apago ficheiros permanentemente? Se quiser apagar ficheiros por razões de segurança e/ou privacidade deve usar software comercial produzido para essa função ou contactar uma empresa especializada em recuperação de dados.

2. Restore as suas cópias de segurança (backups)

Se fez o seu trabalho de casa, deve ter cópias de segurança actualizadas de toda a informação vital armazenada no seu disco rígido. Agora é o tempo certo para consultar esses backups, e eventualmente restaurá-los, para recuperar os dados perdidos.

Se não possuir cópias de segurança actualizadas, deve começar um processo de recuperação de dados, como explicado nos passos seguintes. Mas lembre-se que no futuro, cópias de segurança actualizadas são sempre a sua melhor hipótese de proteger informação vital e insubstituível. Por isso faça cópias de segurança em períodos regulares e armazene-as num lugar seguro.

3. Não instale software de recuperação de dados na mesma unidade em que ocorreu a perda de dados

Lembre-se o passo 1. Se instalar software no mesmo disco rígido onde perdeu os seus dados inicialmente, pode correr o sério risco de escrever por cima da informação que quer recuperar, perdendo-a definitivamente.

4. Desligue o seu computador

Para jogar pelo seguro, logo após uma perda de informação, deve desligar de imediato o computador. Basta iniciar o sistema operativo para que ocorram operações de leitura e escrita para o disco rígido, e o espaço onde está a sua informação perdida pode ser reescrito numa delas.

5. Proteja o seu disco rígido

Remova a unidade de disco do seu computador e conecte outra, mesmo que seja uma unidade antiga, desde que tenha um sistema operativo instalado, para que seja capaz de reiniciar o seu computador e analisar depois a unidade em que ocorreu a perda de informação. Como alternativa, pode instalar o seu disco rígido noutro computador, como drive secundária, para aceder a ele sem que ocorra o risco de escrever dados no mesmo.

Se perdeu dados em virtude de um ataque de virus, instale um software anti-virus no disco que vai usar para reiniciar o seu computador.

Discos de emergência ao socorro: Se está com medo de desmontar o seu computador, e tem um disco de emergência preparado, pode reiniciar o seu computador com ele (seja uma disquete, CD ou DVD) e seguir o processo a partir dai.

6. A escolha do software de recuperação de dados

Existem diversas escolhas gratuitas na Internet, bem como diversas versões de demonstração de programas comerciais.

Pode experimentar muitos destes programas, por sua conta e risco. Em qualquer caso, se tiver alguma questão, dúvidas, ou não sentir possuir os conhecimentos técnicos necessários para recuperar os seus dados sozinho, pode sempre consultar uma empresa de recuperação de dados na sua área.

 O cenário b) é um cenário em que existe uma falha do disco rígido

Uma falha do disco rígido ocorre quando se torna impossível aceder ao mesmo, por influência de factores internos ou externos. Os factores podem variar, mas o mais comum é conhecido como "head crash" - a cabeça que lê a superfície magnética do seu disco toca na superfície metálica, friccionando contra ela e tornando as leituras normais impossíveis.

Como é constituído um disco rígido? Pratos, um motor, cabeças de leitura/escrita e actuaradores de cabeças. Os pratos rodam usando o motor e as cabeças lêem e escrevem informação no sitio para onde são movidas pelo braço actuador.

1. Desligue o computador e não tente reiniciá-lo

Quando ocorre um erro físico num disco rígido, a melhor coisa a fazer é não tentar reiniciar o sistema. Esta reiniciação pode causar mais problemas ao disco.

2. Proteja o disco rígido

Se o seu disco falhou devido a um problema externo, deve preservá-lo "tal como está". Isto significa que, se por exemplo houve uma inundação e o disco entrou em contacto com água, deve preservá-lo dentro de água, nunca tente abri-lo ou secá-lo por si mesmo.

O meu computador esteve debaixo de água! Neste caso, a melhor coisa a fazer é tirar o disco do computador e armazená-lo dentro de um tupperware cheio de água. Envie de seguida essa embalagem para uma empresa especializada em recuperação de dados.

2. Como escolher uma empresa de recuperação de dados

Quando ocorre um erro físico, não deve tentar soluccioná-lo sozinho. Muitas das vezes certos componentes do disco têm de ser reparados ou substituidos, e esse processo apenas pode ter lugar numa "sala limpa".

Para maximizar as suas hipóteses de recuperar os dados, deve encontrar rapidamente uma empresa de recuperação de dados perto de si.

São 4 as coisas principais a considerar, no processo de escolher essa empresa:

a) Ela deve possuir o equipamento adequado. A empresa que escolher deve ter os meios certos para recuperar a sua informação perdida. Pergunte directamente se ela possui pelo menos uma "sala limpa" de classe 100.

b) Existe uma possibilidade de parceria? A empresa que escolher está aberta a estabelecer uma parceria com a sua empresa? Oferecem formação e conselhos a longo prazo para melhor proteger os seus dados?

c) Experiência. Essa empresa especializa-se em recuperar dados no tipo de unidades em que está a tentar efectuar a recuperação de dados?

d) Lista de clientes. Visite o website da empresa que está a considerer contratar e consulte a lista de clientes passados. Ela inclui nomes de grandes empresas, e uma variada lista de indústrias diferentes? É sempre positivo se a resposta for sim.

3. Envie o disco para análise

A maioria das empresas não cobra absolutamente nada se não recuperarem os seus dados. Com toda a probabilidade estarão dispostos a dar uma estimativa de quanto lhe vai custar essa recuperação, por isso aproveite e peça-a sempre antes de se comprometer com um preço.

Consulte várias empresas e compare preços, mas lembre-se do passo 2 - é melhor pagar um pouco extra, se isso lhe assegura o acesso a melhor equipamento e a uma empresa com uma melhor lista de clientes satisfeitos.

Quando chegar a uma decisão, envie o seu disco para receber um orçamento. Use preferencialmente o material de embrulho que vinha originalmente com o mesmo. Se comprou o disco em conjunto com o seu computador, use material de embrulho macio, como por exemplo um envelope almofadado. Use espuma para compactar o disco rígido e impedir que este sofra com movimentos súbitos durante o transporte.

Sobre o Autor
David Marques é director técnico de Data Recover Center, empresa especializada em recuperação de dados.

Artigos.com