Reparação de Pladur Rio Branco, Acre

A reparação de pladur é uma tarefa simples. Contudo, tal como com muitas outras reparações e procedimentos de construção, conhecer as ferramentas e as técnicas necessárias pode poupar-lhe tempo e energia. Se está a considerar instalar ou reparar o pladur da sua casa, leia estas dicas úteis.

Banco Bilbão Vizcaya Bbv
(68) 223-2532
r Marechal Deodoro, 44, Ipase
Rio Branco, Acre
 
Banco Estado Acre Banacre
(68) 223-2140
r Aviario, 315, Aviario
Rio Branco, Acre
 
Banco Estado Acre Banacre
(68) 223-4630
r José de Melo, 190, Bosque
Rio Branco, Acre
 
Veronica A Carlos
(68) 224-8068
av Epaminondas Jacome, 22, Base
Rio Branco, Acre
 
Banco Estado Acre Banacre
(68) 224-2577
tv Antônio Rocha Viana, Alegria
Rio Branco, Acre
 
Finasa Adm e Planej SA
(68) 223-2531
av Epaminondas Jacome, 313, Base
Rio Branco, Acre
 
Banacre Banco Estado Acre SA
(68) 223-4162
av Getulio Vargas, Centro
Rio Branco, Acre
 
Banco Real SA
(68) 225-7325
r Marechal Deodoro, 533, Ipase
Rio Branco, Acre
 
Remulo Jarude e Cia
(68) 221-4226
r Eduardo Assmar, 1133, Seis De Agosto
Rio Branco, Acre
 
Banco Estado Acre Banacre
(68) 223-6814
av Getulio Vargas, Centro
Rio Branco, Acre
 

Reparação de Pladur

Onde Começar?

Vai precisar somente de algumas ferramentas para instalar o pladur. Uma fita métrica, uma faca, uma régua e uma chave de fendas sem fios são tudo quanto precisa para cortar e pendurar o pladur. Para estucar vai precisar de um contentor de estuque, um raspador, fita adesiva, alguma água e o estuque. Também são necessárias lixas de mão, de cabo e lixas finas, para retirar o estuque em excesso, no final. Um pedaço de giz é útil para marcar as linhas de corte ou os locais para os parafusos. Finalmente, é necessária uma grande quantidade de parafusos ou pregos para pladur. Todas estas ferramentas estão disponíveis em qualquer loja de ferramentas.

Para a reparação do pladur são necessárias uma chave de fendas sem fios, uma faca, um raspador e contraplacado. Para cortar o excesso, um graminho seria o ideal, mas a faca também faz o serviço e poupa dinheiro.

Deve ter em conta a espessura de pladur de que necessita. Pladur mais espesso é útil como protecção contra o fogo e o som. Certifique-se que os seus parafusos são do comprimento adequado para a máxima penetração no pladur mais espesso. A instalação de pladur no tecto exige mais parafusos por metro quadrado, dependendo do tamanho e peso da peça. Pode ser necessário colocar pladur “verde” nos quartos de banho, por exemplo, onde existem maiores níveis de humidade.

Pode também querer marcar o local para as tachas antes de pendurar o pladur, de forma a determinar o local exacto para os parafusos. Também pode medir a distâncias entre as tachas e marcar apropriadamente o pladur.

Tipos Especiais

Para certas aplicações pode precisar de tipos especiais de pladur. As casas de banho e outras áreas de maior humidade exigem a utilização de pladur e materiais resistentes ao bolor. Algumas marcas oferecem a resistência à água como característica de origem; mais comum é a opção “prancha verde”, que é um pladur especialmente concebido para resistir à humidade do quarto de banho. Certifique-se que, dependendo das suas necessidades, o pladur que adquire é “resistente à água” ou “à prova de água”.

Prepare-se para substituir ou reparar a fita e re-aplicar gesso se não existir sistema de ventilação no quarto de banho. Mesmo com um sistema de ventilação pode ser necessário o retoque periódico de áreas que comecem a mostrar evidências de danificação por humidade. Se não tiver instalado um sistema de ventilação, considere fazê-lo.

Pendurar o Pladur

Meça e corte o pladur no comprimento necessário e comece a pendurá-lo. É sempre preferível começar pelas peças ao nível do chão e ir subindo. A fim de evitar furos e fissuras desnecessários no pladur, tente inserir os parafusos para que somente o marquem levemente. De outra forma podem furá-lo completamente. De seguida, deve cobrir os parafusos com gesso para preparar a superfície para o acabamento.

Ao pendurar as placas, faça-o de forma alternada: este procedimento faz com que a superfície das junções fique menor, o que aumenta a resistência do acabamento do gesso e da fita. As junções mais longas têm maiores probabilidades de apresentarem fissuras com o tempo. Certifique-se que aparafusa os parafusos a direito: quando tal não ocorre, é necessário aparafusá-los mais, o que implica que ficam mais soltos, além de poderem atravessar o pladur, criando um buraco. Ao aparafusar os parafusos, comece do topo e vá descendo, evitando trabalhar dos lados para o meio.

Para aplicações de pladur no tecto, pode ser muito útil utilizar suportes ou elevadores. Uma vez colocada a peça, pode trabalhar à-vontade, inserindo os parafusos ou pregos necessários. Tenha cuidado para não deslocar o suporte ou elevador da peça antes de esta estar completamente segura.

Evitar Problemas

Na parede, se uma das tachas estiver mais saliente do que as outras, o pladur pode dobrar e fissurar. Por vezes, não é possível nem económico reparar uma tacha de pladur, sendo preferível reparar o pladur em si. Tente antecipar este tipo de problemas de forma a poder resolvê-los facilmente, em tempo útil, poupando-se tempo e dinheiro no futuro. O pladur pode ser frágil antes de ser colocado, podendo dobrar ou quebrar se manuseado sem cuidado. Certifique-se de que mede as peças correctamente antes de as cortar ou podem não encaixar bem: os cantos podem partir se tentar forçar uma peça contra outra.

Utilize um lápis para marcar as fichas eléctricas e as saídas do aquecimento de forma a cortar os espaços correctamente. Pode fazer esses cortes antes de pendurar a peça de pladur, o que pode facilitar o processo uma vez que existem menores probabilidades de a dobrar ou quebrar. Usando uma régua (especialmente uma em forma de T ou L) para guiar a faca, pode evitar cortes excessivos ou errados. Ao colocar o gesso, use somente as quantidades absolutamente necessárias: gesso em excesso é difícil de remover depois de seco e pode criar irregularidades na superfície do pladur.

Como Corrigir Erros

A reparação de pladur é uma tarefa comum de manutenção numa casa, uma vez que este pode ficar danificado, com fissuras e sinais de desgaste ao fim de alguns anos. Os puxadores, por exemplo, são, muitas vezes responsáveis pelo aparecimento de buracos no pladur. Arranjá-los é uma tarefa relativamente fácil, que qualquer proprietário pode fazer sozinho, sem gastar muito dinheiro.

Com buracos do tamanho de puxadores, o primeiro passo é utilizar uma faca ou serra de pladur para cortar um quadrado ou rectângulo à volta da secção danificada. Dessa forma, fica com uma secção de formato regular para reparar, em vez de um buraco irregular. Corte duas tiras de contraplacado do tamanho ideal para inserir no buraco e as encostar na parte de trás do pladur, mas grandes o suficiente para as fixar aí com parafusos. De seguida, corte um pedaço de pladur ao tamanho do buraco e prenda-o com parafusos, também. Cubra com fita e gesso, refazendo a textura da superfície como pretender, pintando de seguida. Em princípio, a secção reparada deve ficar indistinguível do resto da parede.

Por vezes, os parafusos ou pregos soltam-se do pladur. A melhor solução é empurrá-los para dentro e isolar de novo o furo.Com uma faca, corte o excesso de gesso do topo do parafuso e aparafuse-o gentilmente. Normalmente, um quarto de volta é suficiente. De seguida, aplique um pouco de gesso para o isolar de novo.

É possível reparar tectos descaídos pressionando o pladur de volta contra a viga e inserindo mais parafusos para segurar as peças. Aplique gesso, refaça a textura e volte a pintar se necessário. Os cantos interiores podem ser reparados aplicando pasta de pladur e fita dobrada a meio de forma a que a dobra fique pressionada contra o canto. Uma faca especial – de cantos – pode ser usada para alisar a pasta de pladur.

Lixar

Apesar de este ser o aspecto menos agradável da instalação de pladur, há alguns passos que podem facilitar o processo. Primeiro, deve tomar alguns cuidados coma protecção pessoal. Uma boa mascada facial e óculos de protecção mantêm o pó do pladur fora dos seus pulmões e olhos. Estes equipamentos valem bem o investimento – ninguém quer tossir pó de pladur. Se estiver a trabalhar numa área sem ventilação, é também aconselhável usar um filtro respiratório.

Uma lâmpada pode ajudar a iluminar as áreas que precisam de ser lixadas. Procure manchas escuras nos lados das junções da fita. Estas manchas indicam locais a lixar. Por outro lado, depressões na fita significam que é necessário aplicar mais gesso aí antes de lixar. Todas as outras áreas com aparência plana normal dever ser lixadas suavemente.

As ferramentas necessárias para este procedimento são uma lixa de mão e uma lixa de cabo. Esta última é para usar no tecto, mas a maior parte do trabalho pode ser feito com a lixa de mão. Pode ser tentador usar uma lixadeira mecânica ma o risco de se lixar demais a superfície de pladur é grande. Os melhores resultados conseguem-se com a lixa manual.

Depois de acabar de lixar, limpe o excesso. Não é necessário limpar todo o pó na perfeição com o aspirador: uma fina camada de pó nas paredes ajuda a tinta a aderir melhor ao pladur.

Lidar com a Humidade

A humidade pode ser prejudicial para o pladur. O vapor de um chuveiro ou espirros de uma torneira, por exemplo, são ocorrências comuns numa casa de banho. Normalmente, o pladur “verde”, resistente ou à prova de água, ajuda a atrasar ou a prevenir a deteriorização causada pela humidade, mas é sempre necessário voltar a isolar as junções do pladur se a fita se começar a soltar. Atenção: o pladur “verde” pode abaular se aplicado no tecto – tente arranjar uma alternativa aceitável para o trabalho nessa área da casa de banho.

Mesmo que tenha um sistema de ventilação adequado instalado na sua casa de banho, pode continuar a ter problemas de bolor se viver numa área de grande humidade. Uma vez que o bolor pode desenvolver-se através da camada de tinta, é importante verificar a sua existência no local e removê-lo antes de aplicar uma nova camada de tinta depois de voltar a fixar a fita. O bolor aparece como uma descoloração na superfície do pladur. Peça mais informações na sua loja de ferramentas sobre como tratar este problema.