Fábricas de carros Alagoinhas, Bahia

Estude sobre a criação do Fusca. "De acordo com o livro 'A verdadeira história do Fusca', o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo foi um jornalista e engenheiro", destaca o autor. Saiba outras curiosidades acerca desse modelo de automóvel.

Antônio Augusto Oliveira Brito
(77) 3422-4073
r 2 de Julho, 225 sl 202, Centro
Vitória da Conquista, Bahia

Dados Divulgados por
Segure Administradora de Seguros Ltda
(75) 3223-0505
r Georgina Erisman, 64, Tr, Pilão
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Vip Bahia Administraçãoe Corretagem de Seguros Ltda
(75) 3221-3783
av Maria Quitéria, 2487, Eucalipto
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Granada Administradora e Corretora de Seguros Ltda
(77) 3424-0520
tv Silva Jardim, 33, Centro
Vitória da Conquista, Bahia

Dados Divulgados por
Devir Corretora de Seguros Ltda
(71) 3336-0709
r Paz, 187, Lj 105, Graça
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Brumado Administradora e Corretora de Seguros
(77) 3427-1077
av Vivaldo Mendes Ferraz, 460, Recreio
Vitória da Conquista, Bahia

Dados Divulgados por
Porto Seguro Cia de Seguros Gerais
8001-63131
av Estados Unidos, 528, Comércio
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
PLT Corretora de Seguros Ltda
(71) 3241-6104
r Torquato Bahia, 15, Comércio
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Passic Administradora e Corretora de Seguros Ltda
(77) 3424-7282
pça Tancredo Neves, 34, Centro
Vitória da Conquista, Bahia

Dados Divulgados por
Fokker Corretora de Seguros Ltda
(75) 3623-2414
r Boticário Moncorvo, 483, Cs, Kalilândia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Fábricas de carros

Fornecido por:



Josef Ganz teria criado o projeto que deu origem ao famoso carro.
Hitler aprovou a ideia e designou Ferdinand Porsche para desenvolvê-la.

Um livro que acaba de ser publicado na Holanda questiona a legitimidade de Ferdinand Porsche como o homem que inventou o Volkswagen Beetle (Fusca). De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever” ("A verdadeira história do Fusca”), do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo e que se tornou o símbolo da indústria automobilística alemã foi um jornalista e engenheiro judeu chamado Josef Ganz (1898-1967).

De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema, Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923 o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão independente. Ele sonhava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente que os modelos da época e custasse o mesmo que uma motocicleta.

Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano seguinte, acabou tendo sua carreira como projetista prejudicada.

Ganz seguiu para a Suíça onde o próprio governo suíço tentou roubar seu projeto. Para piorar, de acordo com o livro, Adolf Hitler ficou entusiasmado com a ideia de produzir um veículo popular em larga escala.

Hitler então teria designado Ferdinand Porsche para desenvolver o Volkswagen Beetle e ficar com todos os créditos pela obra.

Veja ao lado a história do Fusca

O judeu Ganz nunca conseguiu comprovar ser o verdadeiro “pai” do Fusca. Após a Segunda Guerra ele foi para a França tentar desenvolver seu carro pela companhia Automobile Julien, sem sucesso. Em 1951, Ganz foi morar na Austrália onde trabalhou para a Holden, uma marca do grupo General Motors. Ele morreu em 1967.

O livro de Schilperoord contém documentos importantes de Ganz e centenas de fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca.

fonte: g1 carros

Clique aqui para ler este artigo na Feirão Do Carro Usado