Fábricas de carros Alagoinhas, Bahia

Estude sobre a criação do Fusca. "De acordo com o livro 'A verdadeira história do Fusca', o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo foi um jornalista e engenheiro", destaca o autor. Saiba outras curiosidades acerca desse modelo de automóvel.

IS CORRETORA DE SEGUROS LTDA
(74) 3612-7631
Rua Dr. Goes Calmon, 4 Sl 2 Edf. Borborema
Juazeiro, Bahia
 
Indiana Seguros S/A
(71) 2103-4777
av Manoel Dias da Silva, 1784, Pituba
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
Fokker Corretora de Seguros Ltda
(75) 3623-2414
r Boticário Moncorvo, 483, Cs, Kalilândia
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
SERCOS Administradora e Corretora de Seguros Ltda
(71) 3355-7277
av Antônio Carlos Magalhães, 2719, An 4, Iapi
Salvador, Bahia

Dados Divulgados por
ICB Spinola Administradora e Corretora de Seguros Ltda
(77) 3422-5054
tv Adriano Bernardes, 3 C, Centro
Vitória da Conquista, Bahia

Dados Divulgados por
Porto Seguro Cia de Seguros Gerais
8001-63131
av Maria Quitéria, 2026, An 1, Capuchinhos
Feira de Santana, Bahia

Dados Divulgados por
SERCOS SEGUROS
(75) 3223-2439
RUA LEONIDIO ROCHA, 311 CENTRO
FEIRA DE SANTANA, Bahia
 
nasão seguraaaaa
07591015429
rua do sol 243
paulo afonso, Bahia
 
Brumado Administradora e Corretora de Seguros
(77) 3427-1077
av Vivaldo Mendes Ferraz, 460, Recreio
Vitória da Conquista, Bahia

Dados Divulgados por
Júnior Borges Seguros
(77) 3424-4262
r João Pessoa, 311, Centro
Vitória da Conquista, Bahia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Fábricas de carros

Fornecido por:



Josef Ganz teria criado o projeto que deu origem ao famoso carro.
Hitler aprovou a ideia e designou Ferdinand Porsche para desenvolvê-la.

Um livro que acaba de ser publicado na Holanda questiona a legitimidade de Ferdinand Porsche como o homem que inventou o Volkswagen Beetle (Fusca). De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever” ("A verdadeira história do Fusca”), do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo e que se tornou o símbolo da indústria automobilística alemã foi um jornalista e engenheiro judeu chamado Josef Ganz (1898-1967).

De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema, Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923 o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão independente. Ele sonhava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente que os modelos da época e custasse o mesmo que uma motocicleta.

Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano seguinte, acabou tendo sua carreira como projetista prejudicada.

Ganz seguiu para a Suíça onde o próprio governo suíço tentou roubar seu projeto. Para piorar, de acordo com o livro, Adolf Hitler ficou entusiasmado com a ideia de produzir um veículo popular em larga escala.

Hitler então teria designado Ferdinand Porsche para desenvolver o Volkswagen Beetle e ficar com todos os créditos pela obra.

Veja ao lado a história do Fusca

O judeu Ganz nunca conseguiu comprovar ser o verdadeiro “pai” do Fusca. Após a Segunda Guerra ele foi para a França tentar desenvolver seu carro pela companhia Automobile Julien, sem sucesso. Em 1951, Ganz foi morar na Austrália onde trabalhou para a Holden, uma marca do grupo General Motors. Ele morreu em 1967.

O livro de Schilperoord contém documentos importantes de Ganz e centenas de fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca.

fonte: g1 carros

Clique aqui para ler este artigo na Feirão Do Carro Usado