Fábricas de carros Macaé, Rio de Janeiro

Estude sobre a criação do Fusca. "De acordo com o livro 'A verdadeira história do Fusca', o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo foi um jornalista e engenheiro", destaca o autor. Saiba outras curiosidades acerca desse modelo de automóvel.

M F G S E G Corretora de Seguros
(21) 3246-0013
av Maricá, 399, Galo Branco
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Prudência Corretora de Seguros Ltda
(22) 2722-3750
r Francisca Carvalho Azevedo, 41,
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Diferente Corretagem de Seguros Ltda
(21) 2624-6595
tr Viana, 10, Neves
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Banerj Seguros S/A
(24) 3348-2363
av Amaral Peixoto, 120, Centro
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Bem Querer Corretora de Seguros Ltda
(24) 3348-5444
r Dezoito, 21, Vl Sta Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
TRJ Corretora de Seguros Ltda
(24) 3348-1710
r Cinquenta e Oito, 34, Vl Sta Cecília
Volta Redonda, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Porto Seguro Cia de Seguros Gerais
8001-63131
r Ataide Pimenta de Morais,Dr, 715, Lot 21, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Triângulo Seguros
(21) 2611-7690
av Rui Barbosa, 168, São Francisco
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Marítima Seguros S/A
(21) 2767-6548
r Walmor,Dom, 383, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
HS Corretora de Seguros Ltda
(21) 2768-6673
r Luis Guimarães,Dr, 37, An 3 Sl 302, Vl Anita
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Fábricas de carros

Fornecido por:



Josef Ganz teria criado o projeto que deu origem ao famoso carro.
Hitler aprovou a ideia e designou Ferdinand Porsche para desenvolvê-la.

Um livro que acaba de ser publicado na Holanda questiona a legitimidade de Ferdinand Porsche como o homem que inventou o Volkswagen Beetle (Fusca). De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever” ("A verdadeira história do Fusca”), do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo e que se tornou o símbolo da indústria automobilística alemã foi um jornalista e engenheiro judeu chamado Josef Ganz (1898-1967).

De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema, Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923 o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão independente. Ele sonhava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente que os modelos da época e custasse o mesmo que uma motocicleta.

Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano seguinte, acabou tendo sua carreira como projetista prejudicada.

Ganz seguiu para a Suíça onde o próprio governo suíço tentou roubar seu projeto. Para piorar, de acordo com o livro, Adolf Hitler ficou entusiasmado com a ideia de produzir um veículo popular em larga escala.

Hitler então teria designado Ferdinand Porsche para desenvolver o Volkswagen Beetle e ficar com todos os créditos pela obra.

Veja ao lado a história do Fusca

O judeu Ganz nunca conseguiu comprovar ser o verdadeiro “pai” do Fusca. Após a Segunda Guerra ele foi para a França tentar desenvolver seu carro pela companhia Automobile Julien, sem sucesso. Em 1951, Ganz foi morar na Austrália onde trabalhou para a Holden, uma marca do grupo General Motors. Ele morreu em 1967.

O livro de Schilperoord contém documentos importantes de Ganz e centenas de fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca.

fonte: g1 carros

Clique aqui para ler este artigo na Feirão Do Carro Usado