Fábricas de carros Macaé, Rio de Janeiro

Estude sobre a criação do Fusca. "De acordo com o livro 'A verdadeira história do Fusca', o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo foi um jornalista e engenheiro", destaca o autor. Saiba outras curiosidades acerca desse modelo de automóvel.

Marítima Seguros S/A
(21) 2767-6548
r Walmor,Dom, 383, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
LC Corretora de seguros
(24) 3343-9632
R Dois, 373 - conforto
volta redonda, Rio de Janeiro
 
TP Corretora
(21) 2629-3525
r Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 521, Centro
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Maagen Corretora de Seguros Ltda
(24) 2231-2060
r Gonçalves Dias, 670, An 3 Sl 301, ValParaíso
Petrópolis, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Diferente Corretagem de Seguros Ltda
(21) 2624-6595
tr Viana, 10, Neves
São Gonçalo, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Antunes Seguros
(21) 3022-4741
r André Cavalcanti, 158, Ap 901, Centro
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Lig Administradora e Corretora de Seguros Ltda
(21) 2719-2538
r Carmo, 42, Sta Rosa
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Bissoli e Marques Administradora e Corretora de Seguros Ltda
(21) 2667-4416
tr Luíz Sobral, 1245, Centro
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Ferbrás Corretora de Seguros e Representações Ltda
(21) 2719-9870
r Otávio Carneiro, 100, An 6 Sl 608, Icaraí
Niterói, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Menezes Corretora de Seguros Ltda
(21) 2771-8858
av Lima e Silva,Brig, 734, An 9 Ap 904B, Prq Duque de Caxias
Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Fábricas de carros

Fornecido por:



Josef Ganz teria criado o projeto que deu origem ao famoso carro.
Hitler aprovou a ideia e designou Ferdinand Porsche para desenvolvê-la.

Um livro que acaba de ser publicado na Holanda questiona a legitimidade de Ferdinand Porsche como o homem que inventou o Volkswagen Beetle (Fusca). De acordo com o livro “Het Ware Verhaal van de Kever” ("A verdadeira história do Fusca”), do historiador Paul Schilperoord, o homem que desenvolveu o carro mais popular do mundo e que se tornou o símbolo da indústria automobilística alemã foi um jornalista e engenheiro judeu chamado Josef Ganz (1898-1967).

De acordo com o livro, que está sendo cogitado para servir de roteiro para um filme de cinema, Ganz era filho de pai alemão e mãe húngara, adorava engenharia automotiva e projetou em 1923 o primeiro carro compacto com motor na parte de trás, carroceria arredondada e suspensão independente. Ele sonhava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente que os modelos da época e custasse o mesmo que uma motocicleta.

Ganz entrou em contato com fabricantes de motos e em 1931 conseguiu finalmente construir o protótipo Maikäfer (Meu Besouro). Após prestar serviços para a BMW e a Daimler, Ganz acabou preso pela Gestapo, a polícia do regime nazista, em 1933, acusado de chantagem. Libertado no ano seguinte, acabou tendo sua carreira como projetista prejudicada.

Ganz seguiu para a Suíça onde o próprio governo suíço tentou roubar seu projeto. Para piorar, de acordo com o livro, Adolf Hitler ficou entusiasmado com a ideia de produzir um veículo popular em larga escala.

Hitler então teria designado Ferdinand Porsche para desenvolver o Volkswagen Beetle e ficar com todos os créditos pela obra.

Veja ao lado a história do Fusca

O judeu Ganz nunca conseguiu comprovar ser o verdadeiro “pai” do Fusca. Após a Segunda Guerra ele foi para a França tentar desenvolver seu carro pela companhia Automobile Julien, sem sucesso. Em 1951, Ganz foi morar na Austrália onde trabalhou para a Holden, uma marca do grupo General Motors. Ele morreu em 1967.

O livro de Schilperoord contém documentos importantes de Ganz e centenas de fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca.

fonte: g1 carros

Clique aqui para ler este artigo na Feirão Do Carro Usado