SANDUÍCHE:VILÃO OU MOCINHO? Rio Branco, Acre

Os sanduíches podem ou não ser muito caloricos.Neste artigo vamos comentar sua origem,e ainda como preparar essa delícia sem consumir excessos de calorias.Aprenda como fazer um inteligentemente,e bom apetite!

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SANDUÍCHE:VILÃO OU MOCINHO?

SANDUÍCHE: VILÃO OU MOCINHO?

Que atire a primeira pedra aquele que não gosta de comer um bom sanduíche!

Então aprenda agora como surgiu essa delícia.

Segundo conta a história, John Montague, IV Conde de Sandwich, jogador de cartas inveterado, solicitou que a sua refeição fosse servida de maneira rápida e simples, isso, para não interromper sua jogatina e sua concentração.

Foram então colocadas fatias de salame e de queijo entre duas fatias de pão. Porém, outra história relata que antes de cristo, nos antigos rituais da Páscoa Judaica, já se fazia uma mistura de pão com algumas especiarias.

Já os Alemães, dizem ser os criadores do sanduíche, quando colocaram salsicha dentro da massa do pão.

A realidade é que juntamente com a Revolução Industrial, surgiu a necessidade de fornecer aos trabalhadores, refeições mais rápidas e práticas, assim os Estados Unidos desenvolveu o tão famoso hambúrguer e já no século XX, as grandes redes de fast food.

REINVENTANDO PREPARAÇÕES

Está cada vez mais difícil estabelecer uma rotina que possibilite ter uma alimentação saudável e equilibrada, em meio a essa correria do dia-a-dia que a solução acaba sendo a de se alimentar em lanchonetes.

Comer fora de casa e rapidamente, não é sinônimo de má alimentação, portanto não precisamos aceitar uma dieta desequilibrada e desbalanceada.

O sanduíche que recebe inúmeras críticas pode ser uma bela solução. O ideal é saber escolher os ingredientes adequados, que representem todos os grupos alimentares, dessa forma será alcançado o equilíbrio nutricional e o quanto mais natural, melhor!

X-TUDO DAS DICAS

. Opte pelo pão integral ao pão francês, afinal este é rico em fibras.

. Prefira os patês, ao invés da maionesse, manteiga ou margarina.

. As melhores opções de recheio são os frios magros (peito de peru e presunto magro), quanto as carnes, escolha o frango, que por sua vez é melhor grelhado, atum ou até mesmo a sardinha.

. Os queijos que devem ser escolhidos são os brancos, estes contêm menos gordura e são ricos em proteína, cálcio e vitamina B12.

. Não deixe os vegetais de fora, alface, tomate e cenoura são excelentes opções.

. Evite embutidos como, salame, mortadela e salsichas, são fontes de conservantes e gordura, atenção também aos molhos.

Reinvente, faça um sanduíche diferente e inteligente e bom apetite!

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

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