Saiba escolher a modalidade da corrida Cuiabá, Mato Grosso

Antes de correr em competições identifique qual é o tipo de prova que o seu organismo resiste melhor. O estudante de educação física Leandro Ferreira recomenda testes físicos para corredores. Ele destaca que a saúde e performance do atleta depende da escolha certa.

Lojas Pick-Up Spa - Atlântida Network Cosméticos
(66) 9984-7675 ou 3421-9564
Rua Marechal Dultra, 1.368 centro
Rondonópolis, Mato Grosso
 
MAKE UP & CIA (alongamento de cilios e Make)
(65) 8416-5535
Atendimento domiciliar
Cuiaba, Mato Grosso
 
MASSAGEM,TERAPIA REIKI
(66) 9639-7527
ATENDIMENTO AO DOMICILIO
SINOP, Mato Grosso
 
belissima hair stylist
(66) 9691-6916
av.das acaciasc/cajueiro,2352,centro
sinop, Mato Grosso
 
Dra. Gabrieli Comachio
(66) 9606-1638
Avenida Tancredo de Almeida Neves, 1157 - Jardim Califórnia
Cuiaba, Mato Grosso
 
makeup cuiaba delivery
65 81242771 65 8414 8253
res ipiranga 2 bloco a6 apto 102
cuiaba, Mato Grosso
 
make up delivery
(65) 8124-2771
res ipiranga 2 bloco a6 apto 102
cuiaba, Mato Grosso
 
Escola técnica de Corte e Costura Industrial¨SELLESTY DY SOUZZA¨¨
(66) 9603-5599
Av:Ponce de Arruda 5564 Vila Operária
Rondonópolis, Mato Grosso
 
CLAUDIA ROCHA ESTETICA E SPA
65- 9949-2187 OU 9222-3668
RUA VENEZUELA 45
CUIABA, Mato Grosso
 
Fada Massagista
066 8100-4962
Rua Bahia
barra do garças, Mato Grosso
 

Saiba escolher a modalidade da corrida

Introdução

É muito comum no mundo da corrida encontrarmos vários corredores com expectativas e níveis de exigências diferentes. Nesse universo tão diversificado, a escolha de provas ou competições também recebe influências diretas do perfil do corredor, que encontra nessas influências expectativas de desafios, auto-superação, avaliações de desempenho, etc. A orientação para quem quer começar a corrida é muito importante para que você possa desenvolver o esporte e faze-lo de maneira correta. Para ir bem em uma corrida o atleta precisa definir seu treinamento e escolher a prova de acordo com suas características. Basicamente pode-se levar dois pontos em consideração: O primeiro é a distancia, e o segundo é a ultimetria que a prova apresenta. Desses dois vão derivar muitos outros critérios que podem influenciar na escolha da prova perfeita pro atleta. Primeiro de tudo: é fundamental optar por uma competição que seja bem organizada. E não se fala aqui apenas de camisetas numeradas ou fichas de identificação. A estrutura de apoio tem de ser o mais completa possível, com equipe médica, hidratação durante o percurso, trajeto sinalizado, além de um histórico positivo na organização de ventos anteriores.

A escolha da prova de acordo com o perfil do atleta

O ser humano é dotado fisicamente de facilidades que a sua genética lhe propõe, então, pessoas que tem tipos de fibras musculares especificas pra desenvolver velocidade vão se sentir melhor correndo prova de velocidade. Também é preciso alinhar a competição ao seu tipo de treinamento, ou seja, quem corre 4 km nos treinos não tem condições de participar de uma prova com 10km. Por mais que você tenha confiança em terminar um percurso mais longo, com subidas e descidas, um trajeto menor é ideal para sua primeira prova. Normalmente um atleta iniciante vai sempre fazer opção por provas mais curtas, percursos com a ultimetria mais plana, mais uniformes, sem muitas dificuldades. A predominância de planos, que exigem menos do corpo, é outra indicação. Num percurso mais curto e simples, a chance de errar na estratégia é menor e, mesmo que haja alguma falha, a prova vai terminar logo. Percursos de 5 km para quem vai estrear nas pistas são os mais indicados, seja correndo ou caminhando. E nada de desespero na hora: se, nos treinos, você puxou pela caminhada, repita isso. Nem ouse disparar, seu corpo não agüenta. Um atleta intermediário ele já tem a possibilidade de tentar novos desafios, provas com um grau de dificuldade um pouquinho maior mas não invadindo as grandes distâncias; O corredor mais experiente ele vai ter muito mais facilidade e possibilidade de transitar em praticamente todas as distâncias. São inúmeras as dificuldades que o corredor pode encontrar ao realizar uma prova fora do seu perfil. Uma escolha mal feita pode primeiro dispor ao insucesso de não finalizar a prova, segundo criar um certo trauma e fazer com que o atleta até pense em abandonar a modalidade e terceiro associado a esses dois é lesão. Durante uma prova mal escolhida o atleta pode estar correndo o risco de ganhar uma lesão durante a execução da prova. Os atletas também devem preocupar-se com doenças cardiovasculares nas quais a intensidade da corrida seja contra-indicada, nem por pessoas que tenham doenças degenerativas nos membros inferiores, principalmente as artroses de quadril, joelho e tornozelo.

O papel do técnico na escolha

Faz parte do papel do técnico saber e poder auxiliar seu atleta na escolha da competição adequada às suas condições físicas, técnicas e psicológicas, com a retaguarda de logística que favoreça a conquista do resultado esperado. Ele vai equilibrando um pouco mais a presença da resistência da velocidade no mesmo treino sem dizer a própria flexibilidade e o trabalho de força. Todas essas características deve ser treinada sempre, mesmo o corredor sendo veloz geneticamente pela questão do tipo de fibra que ele tem. Não se pode deixar de treinar resistência assim como também não pode deixar de treinar força e vice e versa. Mas não deixe de considerar os fatores de ordem emocional: euforia, ansiedade e excitação são sentimentos comuns antes da prova, ainda mais na primeira, e todos eles atrapalham sua performance. Mesmo assim, terminando a competição, não deixe de usar a experiência para otimizar os treinos. Veja o que foi mais difícil, quais pontos geraram mais desequilíbrio e foque o programa nestes pontos.

Conclusão

Com a orientação adequada o atleta passa a ter uma visão mais ampla do esporte e a escolha das provas a serem disputadas passam a ser validada por algum destes parâmetros que justifique tal competição. A corrida pode ser realizada com vários níveis de intensidade, dependendo do terreno, clima, objetivos de treinamento e nível de aptidão do executante. Isso ira depender de qual é o seu objetivo com a corrida, uma vez que os objetivos podem ser os mais variados, como diminuição do peso corporal e percentual de gordura (emagrecimento), melhora da circulação sangüínea, diminuição da freqüência cardíaca em repouso e atividade, assim como diminuição da pressão arterial, entre outros.

Leandro Ferreira Carvalho

Acadêmico do 3º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC)-Ilhéus/BA. Atualmente participa do grupo de pesquisa Atletas do Futuro- Corpo em Movimento. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Motora Adaptada, atuando principalmente no seguinte tema: deficiência.

Clique aqui para ler este artigo na Artigonal.Com