Saiba tudo sobre Câmera Digital Brasília, DF

Há vários tipos de câmeras digitais disponíveis no mercado atualmente. Para vídeos, há câmeras de vídeo profissionais que são usadas em televisão e na produção de filmes. A maioria delas vem com modalidades pré-ajustadas para inúmeras aplicações diferentes.

Mitra Comercio
(61) 3202-4792
Acamp Rabelo Lt 01, s/n lj 7 A Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Sueli Augusto
(61) 3347-1795
cln 211 Bl B, s/n lj 18 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Lugga Comercio
(61) 3366-1415
Srtvs Q 701, bl B s 634 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Eletronica Junior
(61) 3963-2602
Cln 307 Bl A, s/n Lj 25/35 Asa Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Colortel S/A Sistemas Eletrônicos
(61) 3447-1156
SHCGN-706, 10, Bl C Lj 4b, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Tevebras Comercio
(61) 3223-5618
crs 502 Bl B, s/n lj 29 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Eletronica Asa Norte
(61) 3032-8940
cln 211 Bloco A, s/n lj 70 A Norte
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Consertex Eletrônica Ltda
(61) 3349-6344
CLN-113, s/n, Bl C Lj 45, Asa Norte
Brasilia, DF

Dados Divulgados por
Ponto Frio
(61) 3345-8128
crs 511 BL C, s/n lj 21/33 Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Multicoisas
(61) 3445-2351
cls 312 Bl A, s/n lj Asa Sul
Brasília, DF

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Saiba tudo sobre Câmera Digital

A câmera digital vem com um sensor sensível à luz que permite a tomada de vídeo ou de fotografias ou ambos gravando as imagens digitalmente. Mesmo uma câmera digital compacta é capaz de gravar o som, o vídeo e ainda as fotografias.

Em comparação com as câmeras de filme, as câmeras digitais têm um número de vantagens que inclui o display da imagem na tela da câmera logo após a gravação. Um único dispositivo de memória pode gravar milhares de imagens, pode gravar vídeo com som, possibilita a edição de imagens, e acima de tudo tem a capacidade de armazenamento que pode ser usada novamente simplesmente suprindo as imagens. Há inúmeros dispositivos disponíveis que têm câmeras digitais internas como telefones celulares, PDA`s, etc. Câmeras digitais especializadas são colocadas em dispositivos astronômicos como o Telescópio Espacial Hubble.

Digitar imagens no scanner e digitar os sinais de vídeo é algo muito mais antigo do que fazer imagens imóveis usando sinais digitais de uma variedade de elementos do sensor. Foi usado pelos astronautas para fornecer informações a bordo da navegação durantes suas visitas aos planetas. Forneceu as fotos imóveis das estrelas e das posições do planeta durante o trânsito e também informações adicionais para a orientação de órbita ou de pouso ao se aproximar do planeta.

Steven Sasson, um engenheiro da Eastman Kodak, tentou desenvolver a primeira câmera digital com solid state CCD e chips com sensor de imagens. Mas era apenas um exercício técnico. A verdadeira câmera digital foi a Fuji DS-1P desenvolvida em 1988. E a primeira câmera comercializada foi a Dycam Modelo 1 em 1990. Em 1991, a Kodak lançou a sua DCS 100. Outro modelo da Casio, a QV -10 era a primeira câmera do consumidor em 1995. Nikon D1, uma câmera de 2.74 megapixel foi a primeira câmera SRL digital desenvolvida em 1999. E em 2003, a Canon 300 D, foi a primeira câmera lançada de 300 megapixels.

Há vários tipos de câmeras digitais disponíveis. Para vídeos, há câmeras de vídeo profissionais que são usadas em televisão e na produção de filmes. As câmeras de vídeo vêm com microfone interno e um pequeno display de cristal líquido para poder observar a gravação do vídeo e o playback. A pessoa também pode tirar fotografias imóveis com elas. As câmeras de vídeo, acopladas aos computadores podem capturar o vídeo em movimento e também estão disponíveis com microfones e recursos de zoom.

Em inspeções ao vivo, há uma câmera eletrônica que pode ser usada para moldar e inspecionar antes de tirar a fotografia e também rever as fotos armazenadas. Muitas destas câmeras podem tirar fotos em movimento. Então as imagens gravadas podem ser transferidas para o computador, impressora ou outro dispositivo. O dispositivo de memória USB permite que a câmera funcione como uma unidade de disco para o computador e o protocolo de transferência da foto é então usado.

Para usar o firewire, o dispositivo de armazenamento é removido da câmera e introduzido em outro dispositivo. As câmeras digitais compactas, pequenas e portáteis com flash interno, são fáceis de usar, e as imagens são armazenadas usando compressão lossy. Elas podem até capturar filmes com algumas limitações. A ponte ou SLR como a câmera com características mais avançadas com lentes de superzoom, tomadas de filmes com som, rangefinder, etc. O Rangefinder digital, um mecanismo operado pelo usuário, é capaz de medir o objeto à distância.

Além das câmeras digitais acima mencionadas, há outras categorias também. Os sistemas modulares profissionais de câmeras digitais são usados em estúdios para produções comerciais. Os sistemas da câmera do line-scan, baseados no mecanismo de focalização, são usados em ajustes industriais para capturar imagens de materiais constantemente móveis. Capturam imagens rapidamente com elevadas definições da imagem.

A maioria das câmeras digitais vem com modalidades pré-ajustadas para aplicações diferentes. Os dados podem ser transferidos através da porta USB, porta de firewire, modalidade do USB PTP e até mesmo através das conexões sem fio como WiFi, Bluetooth, etc. Estes dados são geralmente armazenados em microdrives, por um grupo de peritos da fotografia (JPEG), formato de arquivo da imagem (tiff) e RAW. Os formatos para filmes são AVI, DV, MPEG e MOV. Recentemente o formato MP4 foi também desenvolvido. As câmeras digitais têm baterias pequenas, mas poderosas para operar com bastante tempo de duração.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página www.polomercantil.com.br/camera-digital.php

Sobre o Autor
Roberto Sedycias trabalha como consultor de informática para www.polomercantil.com.br

Artigos.com