Técnicas corrigem postura das costas e previnem dor Manaus, Amazonas

Um dos problemas mais comuns nas pessoas é a dor nas costas. Oito em cada dez delas sofrem com incômodo na coluna, seja pela falta de exercícios físicos constantes. Veja mais sobre este assunto abaixo.

João BL Botelho
(92) 234-5609
bc Ribeiro, 520, sl 705, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Wellington Sampaio
(92) 236-1672
r Acre, 31, bl 31 b ap 3, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
João LP Machado
(92) 232-4559
bc Ribeiro, 620, sl 203, Parque 10 De Novembro
Manaus, Amazonas
 
Paulo MG Lobo
(92) 633-1764
r Ramos, 89, São José Operário
Manaus, Amazonas
 
Antônio Lg Matos
(92) 236-7505
av C Nery, 2240
Manaus, Amazonas
 
Roberto O Mello
(92) 232-3915
r C Azevedo, 9, sl 206
Manaus, Amazonas
 
Luciana SM Vieira
(92) 233-1878
r Ferreira, 1297
Manaus, Amazonas
 

Técnicas corrigem postura das costas e previnem dor

Um dos problemas mais comuns nas pessoas é a dor nas costas. Oito em cada dez delas sofrem com incômodo na coluna, seja pela falta de exercícios físicos constantes, por posturas erradas ou por passar muitas horas sentada ou de pé.

A condição está acontecendo cada vez mais cedo, e não raro hoje em dia aparece na adolescência. Manter essa ameaça longe é possível.

Pilates
O exercício alia técnicas de respiração, flexibilidade e força e favorece a consciência corporal, o equilíbrio, o alongamento e o alinhamento da postura. A prática é realizada em bolas e aparelhos especiais, que atuam sobre a musculatura profunda, em especial do abdome. Também age na parte inferior da coluna.

Quiropraxia
Utiliza vários movimentos rápidos e precisos para ajustar as vértebras e ensina exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, que podem ser feitos diariamente.

RPG
A reeducação postural global considera que os desvios são decorrentes do encurtamento dos músculos. Como eles são interligados, a alteração de um afeta o equilíbrio dos demais, o que provoca dores. Seu alvo é corrigir esses erros posturais por meio de exercícios de alongamento e também de respiração.

Rolfing ou Integração Estrutural
Manipulações superficiais e profundas que promovem a reestruturação do corpo e a educação postural. Para eliminar desvios, a técnica redistribui o tecido conjuntivo que envolve músculos, ossos e tendões. Assim, sob o efeito da gravidade, o corpo se alinha verticalmente de maneira equilibrada e com menor esforço.

Hidroterapia ou ginástica na água
As opções oferecidas pelas academias relaxam, alongam e melhoram o condicionamento, além de trazer ganho de massa muscular. A água diminui a ação da gravidade e a pressão sobre a coluna. Convém esclarecer que os exercícios não são superiores aos demais quando se considera a prevenção e o tratamento de dores.

Ioga
Combina posturas corporais e exercícios respiratórios com meditação e relaxamento. A prática aumenta o equilíbrio e a flexibilidade, melhora o tônus muscular, alivia o stress e ainda alonga a coluna. Algumas posturas agem especificamente sobre a viga central do esqueleto, corrigindo assim as assimetrias.

Massagem
Utiliza pressão dos dedos e outras manobras para aliviar tensões na musculatura das costas. Os estímulos também provocam a liberação de substâncias que promovem o bem-estar e o relaxamento.

Acupuntura
Consiste na introdução de agulhas (e aparelhos de estimulação elétrica ou laser) em pontos ao longo dos 13 canais por onde a energia vital circula no organismo. Investigações recentes mostram que esses pontos concentram várias terminações nervosas, por isso estimulam o cérebro a acionar uma resposta, como a síntese de endorfinas, nosso analgésico natural. É eficaz em caso de dor, mas também pode auxiliar na prevenção, já que ajuda a combater o stress.

Clique aqui para ler este artigo no Guia da Plastica