Técnicas de Gestão de Pessoas Barbacena, Minas Gerais

Existem várias técnicas de gestão de pessoas.Uma das técnicas mais importantes e que todos devemos saber utilizar corretamente é o feedback. Com ele é possível orientar os funcionários na execução desejada das atividades ou saber o que eles acham do trabalho que realizam, por exemplo.

Foco Assessoria Empresarial Ltda
(34) 3246-1197
r Camargos,Br, 463, Fds, Centro
Uberlandia, Minas Gerais

Dados Divulgados por
RDG - Consutor Autonomo
(34) 9992-1336
Rua Sinfronio Faria 44
Uberlândia, Minas Gerais
 
Legal Telecom
(31) 3091-4045
Rua Tupiniquins 14 Iguaçu Ipatinga
Ipatinga, Minas Gerais
 
Sv Consultoria Limitada
(31) 3351-5154
r Mulungu, 157, B, Eldorado
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Mercador Consultores Associados
(31) 3284-3029
r Espírito Santo, 2727 s 709, Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
www,williamconsultoria.com.br
(31) 3043-7488
rua deputado claudio pinheiro lima 601 lj 14
belo horizonte, Minas Gerais
 
fundaçao educacional profissionalizante e empresarial
(31) 9132-3951
av. albert scharle n 1139-Paciencia
sabara, Minas Gerais
 
Amando Prates e Ivan Duque Assessoria e Consultoria Ltda
(31) 3292-0356
r Ten Brito Melo, 433 sl 804, Barro Preto
Belo Horizonte, Minas Gerais

Dados Divulgados por
UP TRAINING BRASIL
(32) 4141-2656
Rua Professora carolina Coelho
Juiz de Fora, Minas Gerais
 
Concreta Assessoria Empresarial Ltda
(31) 2191-4000
r Marte, 297, Jd Riacho das Pedras
Contagem, Minas Gerais

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Técnicas de Gestão de Pessoas

Uma das técnicas de gestão de pessoas mais importantes e que todos devemos saber utilizar corretamente é o FEEDBACK. Com ele é possível orientar os funcionários na execução desejada das atividades ou saber o que eles acham do trabalho que realizam, por exemplo. O feedback também auxilia no momento em que o gestor encontra-se diante da difícil missão de demitir um funcionário. Neste caso, se o líder ofereceu feedback constante e adequado ao seu subordinado, ambos terão a oportunidade de aproveitar este momento para o crescimento pessoal e profissional.

O líder que aplica corretamente a técnica ganha o respeito de seus liderados e, conseqüentemente, amplia a produtividade e o resultado dos negócios. Porém, a técnica pode gerar efeito contrário se não for bem administrada, causando insatisfação, erros constantes e até desânimo e desmotivação no grupo de trabalho.

O feedback pode ser positivo ou corretivo. Ambos devem ser utilizados no dia-a-dia. O gestor que somente aplica o feedback corretivo é tido como tirano carrasco e perseguidor. Seu oposto é conhecido como "paizão" ou o "bonzinho". Procure intercalar, pois assim garantirá a saúde interna da equipe, além de demonstrar justiça e credibilidade junto aos funcionários.

Agora tire o melhor proveito desta poderosa técnica usando a maneira correta de dar e receber feedback conforme algumas dicas a seguir:

• Seja específico - aponte claramente o objetivo do feedback. Se for um elogio ou uma crítica diga abertamente o que está elogiando ou criticando e porquê. Não pense que o outro irá entender o que você não expressou com objetividade. Muitas vezes acreditamos que o outro entendeu uma expressão facial de descontentamento sobe algo que ele fez. Não acredite no subentendido. Seja específico, vá direto ao ponto, sem rodeios!

• Focalize o problema - separe as pessoas do problema e aja com justiça. É possível que o outro lado não encare a situação como estritamente profissional. Portanto, procure ser o mais isento possível de declarações com intuito pessoal ou passional. Agindo desta maneira você transmite imparcialidade e segurança.

• Seja imediato - o feedback só faz sentido se for no momento exato do acontecimento. Lembra daquela história da criança que desobedece a mãe de manhã e ela fala que irá apanhar quando o pai chegar à noite? Então, com o feedback é a mesma coisa. Esta pessoa receberá o feedback sem saber o por que; afinal o que ela fez foi há muito tempo e seu efeito já se modificou. Aja prontamente!

• Dê tempo para a pessoa responder - esta técnica não é como uma via de mão única onde só um fala. Administre sua ansiedade em dar o feedback e dê abertura para que o outro também possa responder, ou melhor, transmitir o seu feedback. Portanto, esteja preparado também para receber.

• Não sobrecarregue - dê tempo para que a pessoa pense, pois mesmo que o feedback seja positivo, informação em excesso sem este tempo para o processamento perde todo seu efeito. Respeite o limite de cada pessoa.

• Explore o momento certo - se o feedback for positivo faça-o, se possível, na frente dos demais, pois assim ganha mais força e visibilidade. Caso seja corretivo, faça-o reservadamente para não expor a pessoa aos demais membros da equipe.

• Evite a generalização do feedback - sempre que for elogiar ou corrigir uma ação cometida por outrem faça diretamente para a pessoa em questão. Há pessoas que falam para o grupo algo que deveria ser dito especificamente para um de seus membros. Isto perde a força do feedback, pois se for positivo todos se sentirão elogiados. Entretanto, se for corretivo ninguém vestirá a famosa "carapuça".

Pronto para praticar? Se ainda não se sente seguro para aplicar com sua equipe ou com seu chefe comece com pessoas mais próximas. Elas poderão ajudá-lo fornecendo feedback sobre seu desempenho.

Lembre-se: esteja certo que o momento, o local e o conteúdo do que vai ser dito é o mais adequado. Prepare-se bem e sucesso!

Sobre o Autor

Rogerio Martins é graduado em Psicologia (UNISANTOS) e possui Pós-Graduação em Recursos Humanos (Universidade Metodista de SP) e Psicodrama (ABPS).

Professor Universitário, Consultor de Empresas e Palestrante sobre os seguintes temas: comportamento profissional, liderança e gestão de pessoas, motivação e atitudes, marketing pessoal, administração do tempo, qualidade de vida, mundo corporativo, mudanças e recursos humanos.

Mais de vinte anos de atuação como profissional de consultoria e de recursos humanos nas seguintes empresas: Danone, Petybon, Tec Toy Brinquedos, SEBRAE, Tyco Electronics e Eletropaulo.

Presidente da Persona Consultoria & Eventos, empresa que atua desde 1996 no segmento de educação corporativa (palestras, cursos e treinamentos) e consultoria organizacional.

Escreve artigos para revistas, jornais e sites do Brasil e Portugal. Autor do livro "Reflexões do Mundo Corporativo" - Editora Scortecci.

Membro do Rotary Club de SP Santana (Distrito 4.430).

Site: http://www.rogeriomartins.com.br

(visite o site, deixe seu comentário (crítica, sugestão, opinião, pergunta etc) no formulário CONTATO, cite o código "ARTIGOS.COM" e receba gratuitamente o e-book "O Poder da Motivação - 30 dicas para o sucesso")


Artigos.com