Técnico em Higiene Dentária Salvador, Bahia

Os técnicos em higiene dentária são membros respeitados de uma equipe odontológica. Eles trabalhem junto aos dentistas com o intuito de determinar o melhor tratamento para a sua saúde bucal.

Gilberto de Moraes Campbell Pena
(92) 3239-1219
Av Des João Machado 6323 sl 1
Rio de Janeiro, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
André G Schmidt
(48) 3462-2166
Rua Estanislau Schaucoski 641
Rio de Janeiro, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Regina P Games
(61) 3349-5659
St Terminal Norte s/n lt O s 220
Rio de Janeiro, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
José Mariz de Almeida
(21) 2509-0486
Av Henrique Valadares 41 sl 206
Salvador, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Simone Loss
(27) 3721-5733
Tv Rotary 36 s 102
Salvador, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Denise L T Brito
(77) 3475-2116
Pc Sen Tanajura 22
Rio de Janeiro, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Neila A Bandeira Mello
(51) 3224-9178
Rua dos Andradas 1273
Salvador, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Nilo Kerber
(51) 3231-5832
Rua Saldanha Gama 826 A
Rio de Janeiro, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Victor José Medina
(38) 3531-2486
Rua Amparo 231
Salvador, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Marcos R P B Silva
(41) 3224-6179
Rua Buenos Aires 444 lj T
Rio de Janeiro, Bahia
Especialidade
Odontologia

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Técnico em Higiene Dentária

Profissionais

Técnicos em higiene dental são profissionais da área de saúde, e parte de uma equipe especializa em cuidado dental. Assim, eles possuem um papel importante na prevenção de condições odontológicas. Esses técnicos fazem a limpeza bucal e também uma revisão que inclui recolher e avaliar o histórico médico de um paciente. Eles examinam a sua cabeça e pescoço atrás dos sintomas de câncer, além do exame gráfico tradicional dos dentes. Raios-x podem ser feitos por esses profissionais. Eles ajudam na educação e aconselhamento dos pacientes em relação ao cuidado apropriado que os dentes merecem. Eles ensinam sobre o controle ao tártaro, a higiene diária, e a nutrição adequada a uma saúde bucal boa. Terapia periodontal também é feita. Isso inclui o planejamento de um canal, a remoção de placas, tártaro e manchas nos dentes. Dependendo do estado de residência, um técnico em higiene dental é permitido a administração de anestésicos ou a utilização de uma seringa com anestesia local.

Um técnico em higiene precisa aprender psicologia, ou o conhecimento do comportamento humano, assim como os princípios de serviço ao consumidor. Um técnico deve necessariamente ter a compreensão de todo o equipamento, normas, procedimentos e estratégias para a proteção e segurança das pessoas, informações, propriedades e instituições.

Habilidades incluem a capacidade de escutar com atenção já que ele precisa devotar toda a sua atenção a seus pacientes. Um bom contato visual olho a olho é importante quando estiver explicando os detalhes de um tratamento para que os pacientes possam ter a confiança necessária. Técnicos em higiene devem ser naturalmente curiosos para que assim eles possam resolver problemas e tomar decisões sobre questões presentes e futuras. Um profissional como esse deve possuir ética, valores, habilidades e o conhecimento essencial a essa profissão.

Educação

O técnico em higiene dentária deve ser licenciado no estado em que ele pratica. Licenciatura é uma proteção para o público contra as práticas erradas de trabalho e as pessoas que não estão qualificadas. Isso significa que o indivíduo deve adquirir um diploma em alguma faculdade que tenha um programa especializado no treinamento de técnicos em higiene dental. Além disso, você precisará passar em um exame clínico e escrito administrado pela Associação Americana de Odontologia. A fim se ser admitido em uma escola especializada na formação desses técnicos em higiene, a pessoa deve ter um diploma de segundo grau e as suas notas em um exame de introdução colegial. Durante o segundo grau, um futuro técnico deve procurar fazer aulas de inglês, biologia, discurso em público, matemática, álgebra, química e nutrição. Você precisa ter pelo menos dezoito anos de idade antes de iniciar o seu treinamento em higiene dental.

Grande parte dos programas oferece um certificado, bacharel ou mestrado. Se você quiser trabalhar em um consultório dentário privado, então você precisará de um certificado. Dar aulas ou praticar clínica em programas escolares e públicos requer um bacharel ou mestrado. Com um mestrado, um técnico em higiene pode trabalhar na indústria de produtos especializados na saúde bucal, seja com vendas, marketing, pesquisa ou gerenciamento. Além disso, você pode dirigir programas de higiene dental quando você possui um mestrado.

Experiência em cuidados supervisionados ao paciente é fornecida para estudantes que cursam programas educacionais em higiene bucal. Artes liberais como sociologia e psicologia, e algumas ciências básicas como fisiologia, farmacologia e imunologia são algumas das aulas que você vai ter como um estudante de higiene dental. Isso também inclui cursos em procedimentos clínicos, anatomia dental, farmacologia, equipamento dental, e radiografia dental. Cursos em centros dentários públicos e comunitários serão oferecidos. Treinamento adicional também pode ser em administração de empresas, ciências básicas, marketing, saúde pública, e educação. A fim de se manter atualizado em relação as suas habilidades e conhecimentos, é muito importante que você sempre continue estudando.

Vantagens

Realização e satisfação pessoal ocorre quando você fornece um serviço de saúde exemplar para os seus pacientes, e assim os ajuda a prevenir doenças e problemas futuros. Oportunidades para ajudar crianças, idosos e deficientes físicos pode ser bastante recompensador também.

A variedade do trabalho pode ser atraente se você gosta de ter muitas responsabilidades diferentes. Você poderá usar de sua criatividade durante o gerenciamento e educação de seus pacientes em conseqüência das personalidades diferentes que os seus pacientes terão. A flexibilidade de poder trabalhar tempo integral ou meio período e com a liberdade de estabelecer os próprios horários de acordo com as próprias necessidades representa uma grande vantagem do técnico em higiene dental. Se você for uma pessoa independente, provavelmente você gostará de poder fazer o seu trabalho sem ser supervisionado.

Higiene dental como uma introdução à profissão de dentista pode ser uma grande vantagem para os estudantes. Eles terão experiência prática com odontologia porque o treinamento clínico irá começar no segundo ano e se estenderá por dois anos durante o período de clínica odontológica.

Higiene dental é uma ótima carreira tanto para homens quanto para mulheres. Todas as idades, raças, e etnias podem se tornar um técnico em higiene dental. Estar apto a cumprir as tarefas que você aprendeu pode dar um sentimento de sucesso. Essa careira está crescendo e tem muitas oportunidades de trabalho. Técnicos em higiene têm falado que gostam dos seus relacionamentos com os pacientes. Uma personalidade compassiva em relação ao medo das pessoas, e a habilidade de diminuir esse medo são importantíssimos para o sucesso nesse tipo de negócio.

Habilidades

Habilidades comunicativas são necessárias para a interação com pacientes, supervisores, colegas de trabalho e subordinados. Você também precisará se comunicar através de e-mail, cartas e telefone. A explicação de um procedimento, ou de como manter uma boa saúde bucal irão requerer uma boa habilidade comunicativa. Você precisa estar apto a falar com pessoas que tenham diferentes históricos sociais, emocionais, culturais e de saúde. A habilidade de escutar com atenção é importante na hora de avaliar os problemas e necessidades de um paciente. Essa habilidade de escuta também deve ser acurada nos casos de emergência para que assim você possa responder com velocidade. A habilidade visual ou habilidade visual corrigida deve ser boa para que as condições de saúde possam ser observadas, além de qualquer mudança nos raios-x.

Condições de trabalho

Grande parte dos técnicos de higiene trabalha em consultórios bem iluminados, com temperatura ideal e que possuem equipamentos dentários modernos e atualizados. Eles têm um contato próximo com outros membros da equipe odontológica, além dos pacientes. O trabalho é normalmente executado enquanto ele está sentado. Esses técnicos também utilizam suas mãos freqüentemente e normalmente com os mesmos movimentos. Uma boa coordenação dos dedos e uma visão acurada são necessárias porque essa profissão envolve um trabalho detalhado com instrumentos afiados. Eles usam ferramentas pequenas constantemente e, por isso, um bom controle das mãos é obrigatório. Existe uma adesão irrestrita aos procedimentos de radiologia. Equipamento de proteção são usados quando aplicando gás anestésico. Máscaras cirúrgicas, óculos de segurança, e luvas precisam ser utilizadas para proteção contra doenças infecciosas.

Técnicos em higiene dental possuem muitos locais de trabalho fora o consultório dentário. Hospitais, escolas, estabelecimentos para deficientes, navios de passageiros, e clínicas de saúde são alguns dos lugares onde um técnico em higiene pode conseguir um emprego. As possibilidades de horário também são normalmente flexíveis. Você pode trabalhar tempo integral, meio período, noites, ou durante os finais de semana.

Estilos de trabalho

Quando você escolher uma carreira como técnico em higiene dental, você deve ter certeza de que você pode trabalhar confortavelmente sozinho. Você precisa estar apto a completar uma tarefa sem precisar de supervisão constante. Ser confiável e responsável no cumprimento de todas as suas obrigações é muito importante. Você deve ser leal para que o empregador se sinta confiante e dependa de você. Qualquer responsabilidade deve ser assumida com uma boa atitude. Você deve manter a sua integridade e honestidade em conseqüência do nível alto de responsabilidades profissionais e pessoais que você carregará.

Qualquer emoção negativa como ódio deve ser sempre mantido sob controle independente do tipo de situação. Um técnico em higiene dental não pode mostrar qualquer comportamento agressivo e precisar manter sua postura em todos os momentos. Esse trabalho requer uma atitude cooperativa e agradável. A preocupação com os outros deve ser a principal prioridade.

Salário e possibilidades da profissão

De acordo como o Departamento Americano do Trabalho, um aumento de 37% nos empregos da área odontológica deve ocorrer até 2010. Um técnico em higiene fornece um serviço importante que por sua vez mantém uma demanda constante por seus serviços. Algumas áreas do país têm uma necessidade por esse tipo de profissional e, por isso, novas posições estão em abundância. A carreira de técnico em higiene dental deve ser a carreira que mais cresce até 2014, fazendo com que as perspectivas de trabalho sejam realmente incríveis. A demanda por esses técnicos também crescerá em conseqüência do aumento populacional. Dentistas com uma quantidade grande de pacientes também estão aptos a contratar mais técnicos em higiene.

O salário desses profissionais pode variar dependendo da região e dos níveis de emprego. Quando você estiver procurando informação detalhando sobre quanto você receberá, faça uma busca por salário, salário anual e amplitude salarial. Os salários podem variar dependendo dos tipos de responsabilidades que essa profissão recebe em determinada região. A prática privada paga salários mais altos do que em ambientes públicos. Alguns técnicos em higiene trabalham alguns dias na semana em mais de um consultório, aumentando assim os seus salários. Você pode receber por hora, por dia, por semana, ou baseado em comissões.

De acordo com os relatórios dos departamentos de RH corporativos, um técnico em higiene trabalhando nos EUA recebe um salário médio de $71,461. Um profissional que possui um mestrado ou bacharel tem um salário mais alto em conseqüência de sua promoção para uma posição de gerência ou supervisão.

Lugares para se trabalhar

Existem muitos lugares onde técnicos em higiene podem trabalhar. Muitos desses profissionais trabalham em consultórios dentários, mas eles também encontram ótimos salários em outros lugares. Existem empregos na área acadêmica onde um técnico pode treinar estudantes de odontologia e estudantes de higiene dental. Empregos para professores de higiene dental estão disponíveis em faculdades. Além disso, a higiene dental pode ser ensinada para estudantes de escolas de primeiro grau, e para organizações comunitárias.

Companhias de odontologia também empregam técnicos em higiene dental como consultores educacionais. Posições de consultoria podem ser encontradas em companhias de material odontológico e companhias de seguro. Cargos de gerente ou administrador também estão disponíveis. Existem posições de administrador no sistema de saúde pública, na área acadêmica, ou em uma organização profissional. Revistas ou lugares que precisam de livros de texto empregam técnicos em higiene para que eles possam escrever sobre suas habilidades e conhecimento. Empregos podem também ser encontrados no governo federalm, e em agências estaduais. Algumas especialidades onde um técnico em higiene pode trabalhar são ortodontia, periodontia, odontopediatria, pesquisa ou marketing. Existem empregos para esses profissionais em centros públicos e privados especializados em pediatria, geriatria, e outros grupos especiais.

Encontrando a escola correta

A escolha do instituto de ensino correto é muito importante para uma carreira de técnico em higiene dental. Você deve ler tudo sobre os programas: o que eles oferecem e quais são os requerimentos de admissão. Você pode encontrar informação em brochuras, catálogos e guias das faculdades. Assegure-se que as informações estão atualizadas. Uma feira colegial também é uma outra maneira ótima de se conhecer programas. Nessas feiras, você poderá falar com oficiais de admissão e descobrirá exatamente as aulas oferecidas. Anote as respostas para que você se lembre depois. Conselheiros irão te dar uma lista de faculdades que oferecem o que você está procurando. Você também pode olhar na internet a fim de encontrar programas especializados na formação de técnicos em higiene dental. Se você estiver interessado em uma certa faculdade, pergunte outras pessoas se eles já foram a essa faculdade.

A localidade da instituição de ensino também deve ser levada em consideração. Você deseja ir para uma faculdade que está próxima a sua família e amigos? Você estaria confortável em outros lugares? Alguns estudantes preferem turmas pequenas, outros preferem turmas grandes. Descubra quantos estudantes irão para essa faculdade. Você também pode descobrir se os professores estão disponíveis.

Outra questão importante quando estiver procurando um programa é descobrir as credenciais da instituição em relação ao conselho nacional da profissão. Cheque a reputação do programa dentro da comunidade odontológica. Visite cada estabelecimento que você esteja considerando e fale com os estudantes de higiene dental sobre o programa. Os custos podem variar de uma escola para outra, mas existem programas de auxílio financeiro que você pode se inscrever. Estudantes são obrigados a comprar livros, instrumentos e outros materiais. Por isso, reflita sobre todos os aspectos positivos e negativos de cada escola antes de tomar a sua decisão.